Hoje em dia o mercado de smartphones seminovos cresce a cada novo lançamento, e com bons motivos, pois é fácil desejar ótimos aparelhos por um preço bem interessante.

Adquirir um smartphone recém lançado é desanimador por causa do preço bastante salgado.

Entretanto, uma vez que surge um modelo mais atual, a diferença entre o que lançou hoje e o que foi lançado há alguns meses raramente é algo espetacular, então porque não optar por um celular usado? Veja algumas dicas e motivos porque vale muito a pena adquirir  um seminovo:

O preço é muito mais interessante

O primeiro motivo é claro: o preço. O de um smartphone seminovo chega a frações de um de mesmo modelo na loja telefônica e sem perder funções. É comum achar até as mais novas gerações do seu smartphone favorito poucos meses depois do lançamento a preços muito mais acessíveis.

Modelos conhecidos e tradicionais

Quando for comprar um smartphone usado é sempre bom olhar primeiro as marcas e modelos mais confiáveis, especialmente aqueles que ainda tem suporte dos seus fabricantes com updates futuros e assistência técnica, ou seja, aqueles que lançaram há relativamente pouco tempo.

Iphones, Nexus e os modelos Galaxy S da Samsung, por exemplo, são modelos que ainda recebem updates alguns anos após o lançamento, e por isso são ótimas escolhas de seminovos. Evite os de marcas desconhecidas mesmo se as especificações do aparelho parecem ser ótimas.

Confiabilidade de portais

O que impede muitas pessoas de comprar smartphones usados é a falta de confiança na hora de fazer a troca, e com razão, afinal os smartphones são aparelhos frágeis e o que pode parecer como um leve amaçadinho por fora pode ter danificado algum componente sensível internamente e desativado funções importantes no celular (os bons tempos do indestrutível Nokia da lanterninha estão bem para trás).

É por isso que vale a pena fazer negócios em plataformas confiáveis, como a Trocafone.  Esses sites e serviços servem como intermediário entre o vendedor e o comprador, realizam testes e dão a garantia de que o smartphone funciona como novo, e ainda te permitem o retorno ou troca do aparelho caso, mesmo assim, você ache alguma falha no celular.

Cheque todas as funcionalidades do seu seminovo

Antes de receber o aparelho, pesquise sobre todas as funções do modelo que escolheu para verificar se tudo funciona, acessórios como flash da câmera, antena de rádio ou bluetooth são algumas das funções que você raramente vai notar defeito até o momento que mais precisar.

Verifique também se o aparelho já esteve em mãos da assistência técnica: muitos celulares possuem lacres nos parafusos debaixo da capinha ou bateria. Se estes estiverem rompidos é porque já foram abertos por algum motivo.

E por último exija sempre a nota fiscal, ela é prova de que o aparelho não foi roubado e caso você precise levar para a assistência técnica precisará provar a compra.

Fazer a escolha entre um smartphone usado ou novo pode parecer difícil, mas uma vez que você tem em mente exatamente o que quer e precisa, verá que talvez o melhor celular do ano passado te atenderá melhor que o mediano atual, pelo mesmo preço.

Já comprou algum gadget usado? Que plataforma usou? Conte-nos as suas experiências com aparelhos usados nos cometários abaixo!

Comprar? Trocar? Vender? Com a Trocafone, você pode!