Comprar um celular usado é pra lá de vantajoso. Ao adquirir o aparelho em uma loja especializada, você garante um aparelho de qualidade, praticamente igual a um novo, e por um preço bem mais baixo. O custo-benefício sobe às alturas e você sai ganhando.

Entretanto, assim como deve ser feito com qualquer item novo, é sempre bom verificar certos aspectos para saber se você fará mesmo uma boa compra. Como dizem, melhor prevenir do que remediar. No caso dos celulares usados, você sabe o que deve ser avaliado? Se não, descubra agora!

As aparências enganam, mas também ajudam

O primeiro aspecto que você deve avaliar em um aparelho usado é o seu estado. A aparência do produto não é tudo, mas conta muito para você descobrir as suas reais condições.

Por isso observe atentamente a carcaça do celular, avaliando possíveis arranhões, riscos, rachaduras, descolorações e peças bambas. Tudo isso deve pesar, além de servir como referência para você saber como o aparelho era cuidado no passado. Isso significa que analisar a aparência não é apenas verificar se o aparelho está esteticamente bonito, mas é também um indicador sobre outros aspectos do celular.

Afinal de contas, um aparelho mal tratado por fora certamente trará problemas que vão além de arranhões e teclas soltas. Esse estado exterior é decorrente de quedas, pancadas e conservação em locais inadequados. E tudo isso gera efeitos negativos também na parte interna do produto, em seu software.

Observe o tempo de uso

O aspecto exterior do aparelho deve ser estudado junto a outras possíveis variáveis. Dentre elas, está o tempo de uso.

É óbvio que, quanto maior o tempo em que o aparelho foi utilizado, menor será a sua vida útil. Por isso é preciso comparar se esses fatores irão influenciar no preço do celular, que deve ser mais baixo.

Portanto tenha bom senso. Você não deve esperar que um aparelho mais antigo e usado por muito tempo esteja completamente impecável. Da mesma forma, se ele estiver com algumas imperfeições, isso precisa refletir, obrigatoriamente, no valor a ser pago pelo usado.

Celular usado, garantia nova

Um aspecto que muitos se esquecem de analisar a respeito de celulares usados é a garantia. Quando você comprar um revendido, é muito provável que a garantia original já esteja vencida. O que fazer, então?

Muito simples: comprar em lojas que ofereçam garantia sobre o usado. Há lojas como a Trocafone, que apresentam essa facilidade. Afinal, é muito importante saber que você pode adquirir um smartphone usado e ter uma garantia sobre o aparelho, e quando for o caso, você pode devolvê-lo sem problema algum. É uma forma de se proteger, como consumidor.

Ao considerar tudo isso você pode fazer uma avaliação consistente sobre um celular usado, e levar a melhor oferta para casa! Portanto observe todas as características e condições do produto e pense qual celular vale mais a pena investir!

Falando nisso, para este Natal, qual smartphone você está pensando em comprar? Já pensou em adquirir um usado? Confira nossas ofertas!