O sensor de proximidade, presente em grande parte dos smartphones mais modernos, serve para identificar se o usuário está perto ou não do aparelho.

Sua principal função é evitar toques involuntários na tela na hora em que o celular estiver no ouvido. Além disso, o fato de ele desligar a tela faz com que a bateria seja poupada, aumentando sua durabilidade. 

Apesar de ser uma ferramenta muito útil, muita gente não se adapta ao recurso. Se você faz parte desse grupo não se preocupe, pois é possível desativar o sensor de proximidade.

A seguir, vamos mostrar como funciona o sensor de proximidade e como desligá-lo, caso você não queira utilizá-lo em seu smartphone. 

O que é sensor de proximidade e como funciona

Você já reparou que, muitas vezes, a tela do celular desliga quando você vai ouvir um áudio no Whatsapp? Isso acontece porque o sensor de proximidade está ligado. 

O sensor, que funciona também para chamadas telefônicas, é uma peça bastante sensível que emite um raio infravermelho que, quando bloqueados, permitem que áudios continuem sendo reproduzidos, mesmo com a tela do smartphone apagada

Ele faz com que a saída de som, que geralmente é feita pelo alto-falante da parte de baixo do celular, seja transferida para a parte de cima do celular. 

Na maioria dos modelos, o sensor de proximidade fica na parte superior da tela, perto da câmera frontal, e é por isso que o monitor se apaga sozinho quando você leva o celular ao ouvido para escutar áudios ou atender ligações. 

O sensor é ativado quando é obstruído por objetos de qualquer tamanho, e o mesmo acontece se você passar os dedos ou as mãos na frente da tela, por acidente ou na tentativa de tirar alguma sujeirinha. 

Apesar de ser uma funcionalidade do aparelho, a maneira mais fácil de desligar o sensor de proximidade é alterando as configurações dos aplicativos com áudio. 

Portanto, para desativar o sensor de proximidade do Whatsapp, do Instagram ou de qualquer outro app, é necessário reajustar os comandos do smartphone. 

Como desativar o sensor de proximidade

Na maioria dos celulares que possuem a função, o recurso  já vem ativado de fábrica. Para desativar sensor de proximidade é preciso seguir as instruções que vamos mostrar agora. Confira o passo a passo para desligar o sensor de proximidade nos sistemas iOS e no Android:

Desativar sensor de proximidade no iPhone

Para desligar o sensor de proximidade no iPhone, com os comandos configurados em português, o usuário deve:

  1.  Abrir a opção “Ajustes” do dispositivo iOS;
  2. Depois, apertar a opção “Acessibilidade”;
  3. Em seguida, selecionar o botão “Controle Assistivo”;
  4. Mudar a chave para “Desativado”;

Se, após clicar no “Controle Assistivo”, a chave de ativação não estiver acionada, significa que o sensor de proximidade já está inativo. 

Desativar sensor de proximidade no Android

O processo para desligar o sensor de proximidade no Motorola, Xiaomi ou Samsung é basicamente o mesmo. Para fazer os ajustes, é preciso:

  1. Abrir o menu de “Configurações” no Android;
  2. Logo após abrir a aba de configurações, selecionar a opção de  “Acessibilidade”;
  3. Apertar o botão de  “TallBack”, dentro de “Acessibilidade”;
  4. Alterar a chave para “Desativado”, na próxima tela;

Em alguns casos, o sensor de proximidade pode ter sido desativado durante a primeira configuração do telefone, sem que o usuário tenha se dado conta. 

Se isso tiver acontecido com você e você quiser ativar a funcionalidade, basta seguir as três primeiras instruções e, na hora de alterar a chave, selecionar a opção de “Ativar”. 

Os procedimentos que mostramos durante este conteúdo são padrões pré estabelecidos pelos sistemas operacionais e pelas marcas de smartphones. Caso você finalize o processo e o sensor de proximidade não seja desativado, pode ser que exista algum problema técnico.

Nessa situação, é fundamental entrar em contato com uma assistência especializada. Acompanhe os conteúdos do blog da Trocafone e veja as melhores dicas de como manter seu aparelho sempre funcional!

Você pode dentro das novidade através do Blog da Trocafone!