As assistentes de voz no celular auxiliam o usuário com o seu dispositivo. Hoje cada sistema operacional possui um assistente específico. Para conhecer e saber como usar a Siri, Alexa e Google, veja a seguir.

Conheça todas assistentes de voz

Quando falamos em assistente de voz a pioneira é a Siri. Disponível para dispositivos da Apple, ela existe desde 2011. Entre as funções no iOS 8.3 houve a atualização com a língua portuguesa entre os idiomas. Ainda, a ferramenta possui voz masculina e feminina.

Para os dispositivos Android a assistente foi primeiramente chamada de Google Now. O recurso é integrado ao Google. Quando lançado em 2012, ela somente fazia ações e ordens do usuário sem o bate papo. Já em 2016 o Google Assistente (novo nome) ficou melhor e agora até compreende o português.

A Alexa é concorrente dos dois acima e funciona pela Amazon. Ela comanda o Amazon Echo, alto-falante inteligente da empresa. O aparelho quando ligado a outros aparelhos inteligentes realiza várias ações, porém, não fala português.

Alexa

Função do assistente de voz

Este recurso faz ações inteligentes e auxilia o usuário do smartphone. Como exemplo é possível fazer ligação, saber a previsão do tempo ou efetuar pesquisas.

Como ter as assistentes de voz no celular

Não é necessário baixar a assistente, pois a mesma já está embutida no Android, iOS, Windows (Xbox) ou Echo.

Como opção o usuário pode baixar o serviço mesmo fora do seu sistema operacional. O usuário pode fazer o download do Google Assistente para iOS, assim como a Alexa para iOS ,Android e a Cortana. No entanto, estes últimos não estão nas lojas brasileiras.

 

Ativar o assistente de voz

Para usar a função, vamos ensinar apenas os assistentes que estão disponíveis na loja brasileira.

Para a Siri, é preciso ir em configuração, Ajustes e ir na terceira opção “Siri e Busca”. Ao clicar você vai ativar o comando de voz automático e deve falar “E aí Siri”.

Siri

Outra opção é chamar a Siri pelo botão de Início. Já no Iphone X basta selecionar o botão no lado direito do aparelho.

No Android, o Google Assistente é ativado no app do Google. Após acessá-lo, basta selecionar o menu (as três barras) e depois Configurações (a engrenagem). Ali vai aparecer a opção para ativar o Assistente. Uma vez habilitado, você irá ativá-lo falando “Ok Google” ou segurando o botão home.

Desativar as assistentes de voz

Para desativar as assistentes de voz no celular é fácil. No aparelho da Apple vá em Ajustes, opção “Siri e Busca” e desative o ícone.

Em celulares Android, abra o Assistente, vá no ícone azul no canto superior direito da tela e clique nos três pontinhos no canto superior. Em seguida, vá em configurações e depois clique em “Celular”. Nesta parte desligue a opção “Ok Google”.Google Assistente

Com as dicas acima você tá esperando o que para começar a usar o assistente no seu celular? Aproveite e nos conte qual você usa. Deixe sua opinião nos comentários.

Você pode dentro das novidade através do Blog da Trocafone!