“Manda foto de agora!”. Calma, estamos falando de um novo aplicativo! Na direção contrária à de outras redes sociais, o BeReal é uma plataforma desenvolvida para que seus usuários se mostrem de “forma real”, sem filtros

Uma pesquisa recente mostrou que 84% dos jovens editam suas fotos antes de postá-las na internet. Mas a prática, que parece inofensiva, pode trazer prejuízos para a saúde mental – e parece que muitos usuários já perceberam essa realidade. 

Para vocês terem uma ideia, entre dezembro de 2021 e março de 2022, a base de pessoas ativas no BeReal cresceu 315% no mundo! Com o sucesso do novo formato, plataformas como o Tik Tok já começaram a introduzir a ideia nos próprios apps.

Quer saber todos os detalhes sobre o BeReal? Você está no lugar certo! Durante este conteúdo, vamos apresentar as principais funcionalidades do app e mostrar como é fácil usá-lo. 

O que é o BeReal e como ele funciona

Traduzido para português como “Seja Real”, o BeReal vai na contramão de redes sociais muito populares, como Instagram e TikTok. O aplicativo, diferentemente do instagram, não possui filtros e nem a possibilidade de qualquer edição

A plataforma, disponível gratuitamente para Android e iOS, foi desenvolvida na França, em 2020, por Kévin Perreau e Alexis Barreyat. Desde seu lançamento, ela só permite a postagem de fotos feitas no momento da publicação, para mostrar a realidade daquele instante. 

Um grande diferencial da rede é que ela não tem seguidores. Existem as solicitações de amizade, que são mútuas. Quando as pessoas começam a se seguir, um passa a ter acesso às postagens do outro, mas não é possível saber o número de amigos ou a quantidade de curtidas na foto.

Essa medida foi feita para que o foco seja dado à foto e ao presente, e não nos números alcançados. Ah! E nada de prints também, viu? Como o objetivo é que todos se sintam confortáveis para compartilhar fotos naturais tiradas na hora, a plataforma notifica o usuário quando alguém tira um print da publicação. 

Nos Androids, aparece o ícone de um obturador de câmera fotográfica. Em aparelhos iOS, são registrados o número de prints e quem congelou as imagens. A ideia da ferramenta é desestimular o uso do print, que tiraria a autenticidade do BeReal. 

Como usar o aplicativo

O uso do BeReal é bastante intuitivo. Mas se você ainda não tem o aplicativo, vamos matar sua curiosidade e mostrar como ele funciona:

  • Todos os dias, em um horário aleatório, o aplicativo envia uma mensagem com o escrito “É hora do Be Real”. Todas as pessoas conectadas no mundo recebem a notificação de forma simultânea;
  • Após o horário de envio, os usuários têm até dois minutos para postarem uma foto ou um vídeo. Toque na notificação e capture o que estiver fazendo na hora. No canto superior da tela, é exibido o tempo limite para o registro;
  • As imagens devem ser feitas pelo próprio BeReal, com a câmera frontal e a traseira do smartphone, ao mesmo tempo. Se desejar, adicione sua localização;
  • Selecione quem poderá ver a foto no feed:  “Apenas meus amigos (as)” ou “Discovery” primeira opção é destinada aos amigos, e é lá que o usuário consegue ver as publicações de conhecidos. A segunda parte, chamada de “Discovery” é parecida com a função Discovery do Instagram, que permite a visualização de contas do mundo todo. ;
  • Clique em “enviar”. Você pode adicionar uma legenda antes de concluir a ação. E pronto! Pode aproveitar o BeReal!

Cada pessoa só pode publicar uma vez por dia. Existe a possibilidade de fazer o post em outro momento, mas ele ficará com um aviso de atraso ao lado do nome do usuário e o tempo que já se passou desde a notificação.

As postagens são temporárias, e só ficam visíveis por 24 horas. Depois que elas somem do feed, elas ficam salvas no perfil, em uma galeria chamada “Suas Memórias”, que contém um calendário com todas as publicações anteriores, disponíveis para o titular da conta. Curtiu a proposta do BeReal? Continue ligado no Blog da Trocafone e confira as principais novidades e tendências do mundo da tecnologia!

Você pode dentro das novidade através do Blog da Trocafone!