Pare um instante e reflita: quantas informações pessoais você guarda no seu aparelho? Não dá nem para mensurar, não é mesmo? Para proteger esses dados, trouxemos dicas de segurança para celular

A partir de agora, vamos mostrar alguns cuidados fundamentais para você garantir a proteção dos materiais que estão guardados na memória do seu aparelho. Confira:

Por que é importante cuidar da segurança do celular

Muitas ações que realizamos na nossa rotina são feitas através do celular: trocas de mensagens, transações bancárias e compras pela internet ou por aplicativos. 

Para que todas essas operações possam acontecer, o smartphone precisa armazenar alguns dados sigilosos, como o número do CPF e os códigos de segurança dos cartões de crédito. 

Com tantas informações pessoais, os usuários têm se preocupado cada vez mais com a segurança desses elementos. 

7 dicas de segurança para celular

Não dá para deixar dados tão importantes ao alcance de qualquer um, não é mesmo? Para proteger seu celular, confira 7 dicas de ouro:  4mekey crack

Use autenticação biométrica

A ativação das ferramentas de bloqueio da tela do smartphone é o primeiro passo para manter em dia o cumprimento das dicas de segurança para celular. 

Os aparelhos de entrada possibilitam a configuração de senhas com números e desenhos, o que já garante o mínimo de proteção. 

Mas os smartphones mais modernos, como os top de linha da Samsung, trazem uma tecnologia ainda mais confiável, que a de autenticação por biometria. 

Nela, o usuário registra sua impressão digital no sensor do celular e utiliza esse cadastro como senha padrão. 

Os principais modelos de iPhone e ainda contam com a funcionalidade de Face ID, que desbloqueia o celular através do reconhecimento facial

Ative a autenticação de dois fatores

Hoje em dia, é muito raro conhecermos algum adulto que não tenha nenhum tipo de rede social, incluindo os aplicativos de mensagem. 

Com um número enorme de usuários, essas ferramentas tão úteis no nosso dia a dia acabaram virando um alvo muito valioso para criminosos. 

Apenas no ano de 2020, mais de 5 milhões de brasileiros caíram em golpes no Whatsapp. Os golpistas roubam o acesso aos aplicativos e tentam se passar pelo dono do aparelho.

Dentre as dicas de segurança para celular que ajudam a evitar essas tentativas de fraude, a ativação da autenticação em dois fatores, também conhecida como verificação em duas etapas, merece destaque. 

Ela consiste na utilização de um PIN, senha de segurança para confirmação do usuário. A ativação é simples e intuitiva. Com o aplicativo do Whatsapp aberto, siga os cinco passos:

  1. Acesse o menu de “Configurações”;
  2. Clique em “Conta”;
  3. Selecione a opção de “Verificação em duas etapas”;
  4. Confirme o processo com o comando de “Ativar”. 
  5. Configure sua senha PIN.

A chave de segurança cadastrada para o PIN deve conter 6 números. Não coloque datas de aniversário ou senhas que possam ser facilmente descobertas. 

De vez em quando, o aplicativo irá solicitar o PIN para desbloquear as mensagens, evitando que o usuário esqueça a senha por falta de uso. 

Toda vez que o número do Whastapp for instalado em outro celular, a senha também será exigida. Você receberá um sinal de alerta  caso algum criminoso tente invadir sua conta,  possibilitando o bloqueio da fraude

Prefira senhas fortes

O recurso de deixar senhas e logins salvos é muito prático, mas não é seguro utilizá-lo no seu aparelho. Se a tela estiver desbloqueada, qualquer um consegue acessar seus dados e históricos de pesquisa. 

Na hora de criar suas senhas, evite usar associações óbvias, como datas e nomes de pessoas próximas. Use letras maiúsculas e minúsculas, caracteres especiais e números. 

Alguns aplicativos, como o Avast, geram senhas aleatórias, que combinam caracteres sem haver uma lógica necessária.

Uma das dicas de segurança para celular é anotar essas chaves em um lugar seguro (que não pode ser o smartphone, é claro!) e utilizá-las nos aplicativos. 

Não utilize as mesmas senhas em todos os aplicativos, pois se alguém descobrir a combinação é possível entrar em todos os seus canais. 

Diminua o tempo para bloqueio automático da tela

O bloqueio automático da tela dificulta o acesso de terceiros às informações do seu aparelho. Por isso, é interessante que ele seja acionado logo que o usuário encerrar sua atividade em tela. 

Além da opção de bloqueio por comando, que é quando a pessoa aperta o botão para fechar a tela, existe a função do bloqueio automático

Muitos smartphones vêm com um tempo pré-determinado em sua configuração, mas é possível alterá-la. O ideal é que ele seja acionado rapidamente, entre 10 e 15 segundos sem uso.  

Evite o wi-fi público

Ainda sobre as dicas de segurança para celular, sabemos que é importante criptografar os dados e não clicar em links desconhecidos. 

Entretanto, com a dependência cada vez maior que temos em relação à internet, muitas vezes esquecemos de checar a segurança da rede. 

Os wi-fi disponíveis em locais públicos, restaurantes e salões podem colocar seus dados em risco, e outras pessoas podem acessar suas informações. 

Em ambientes movimentados, evite o uso da VPN (Virtual Private Network), uma forma de conexão provada que deixa a segurança do seu aparelho vulnerável quando a internet é desconectada. 

Não use o celular na rua

Andar com o celular na mão, além de aumentar o risco de acidentes, pode fazer uma pessoa virar alvo de bandidos

Os criminosos estão sempre de olho, e os melhores celulares chamam ainda mais atenção. Enquanto estiver em movimento, não utilize o seu aparelho. 

Se precisar atender alguma ligação ou enviar uma mensagem importante, encontre um local seguro para, depois, retirar o aparelho da bolsa. 

Tenha o “celular do pix”

O “celular do pix” é um segundo dispositivo usado apenas para transações bancárias. Ele pode ser um celular intermediário barato, e vai ser utilizado somente dentro de casa

Seu uso é uma forma de garantir a segurança dos aplicativos das instituições de crédito, impedindo que algum criminoso acesse seus dados caso seu celular principal seja roubado.

A Trocafone tem os últimos lançamentos em smartphones, além de modelos para usar como celular no pix. Confira! E para ficar por dentro das dicas de segurança para celular e das novidades do mercado, acompanhe o nosso blog!

Comprar? Trocar? Vender? Com a Trocafone, você pode!