A notícia sobre a possibilidade de criar enquete no Whatsapp já havia sido divulgada há algumas semanas. Porém, a ferramenta só foi anunciada oficialmente e disponibilizada para todos os usuários de iOS e Android no final do mês de novembro. 

Segundo o próprio Whatsapp, a plataforma conta com mais de 2 bilhões de usuários ativos, espalhados por mais de 180 países. Com tantas pessoas conectadas, os desenvolvedores estão sempre buscando novas alternativas para que o app seja funcional tanto para uso pessoal quanto empresarial. 

As enquetes no Whatsapp, disponíveis para a versão pessoal e para o Whatsapp Business, surgiram com o intuito de ajudar na organização de encontros e de discussões dentro da plataforma. 

Com a tecnologia, é possível coletar dados de forma segura e centralizada, com controle de votos em tempo real. Continue a leitura e saiba todos os detalhes da novidade!

Como funciona a pesquisa

Alguns aplicativos, como o Telegram, já contavam com o recurso de enquete dentro de suas plataformas. Antes de a função ser disponibilizada no Whatsapp, os usuários recorriam a algumas alternativas dentro e fora da plataforma, através de aplicativos como o Zoho Forms

Depois da liberação da função de reagir a mensagens com emojis, muitos passaram a escrever um texto e pedir para que cada um adicionasse um ícone, de acordo com as respostas pré-estabelecidas. 

Apesar de ter sido uma boa saída, dentro das capacidades do app, as opções de emoji são limitadas e não havia a alternativa de determinar a duração da pesquisa – problemas que foram superados com a chegada do novo questionário. 

Inicialmente, na versão teste, as enquetes do Whatsapp funcionam somente em grupos. Agora, elas também podem ser feitas em qualquer tipo de conversa

O criador do questionário pode adicionar entre 2 e 12 variações para que os usuários selecionem as alternativas. É possível que cada um vote em mais de uma opção na mesma enquete, troque seu voto ou até mesmo cancele sua participação na pesquisa. 

Os resultados são dados em tempo real. Assim que uma pessoa vota, aparece a foto de perfil e a resposta que ela selecionou. No botão “ver votos”, dá para visualizar toda a contagem. 

Como fazer enquete no Whatsapp

A função já está disponível para todos os usuários. Se a enquete ainda não aparece no seu Whatsapp, atualize seu aplicativo antes de seguir o passo a passo que vamos mostrar agora:

  1. Abra um grupo ou uma conversa no Whatsapp;
  2. Se você é um usuário de  iPhone, clique em “Mais”. Caso tenha um smartphone Android, toque no ícone de clipe, que abrirá as opções de anexo; 
  3. Selecione “Enquete” ou “Pool” – esse último na versão em inglês;
  4. Na parte superior da tela, adicione uma pergunta;
  5. Em seguida, preencha até 12 respostas para que as outras pessoas possam mostrar suas preferências. Lembre-se que é obrigatório colocar no mínimo 2 opções, que não podem ser repetidas; 
  6. Toque em “Enviar”. Pronto! Agora é só acompanhar os resultados. 

Depois que a enquete foi criada, não é possível editar nem a pergunta e nem as alternativas. Para ver o resultado, seja ele parcial ou completo, clique no botão “Ver votos”, que aparece no final do questionário. 

Todos os participantes do grupo conseguem ver quem votou, a alternativa que foi marcada, o dia e a hora da computação do voto.

Para acessar as enquetes pelo Whatsapp Web, basta acessar o aplicativo pelo computador e seguir os mesmos passos que mostramos agora para a versão mobile. 

E aí, já testou a enquete no Whatsapp? Nessa época da Copa do Mundo, a pesquisa é uma ótima alternativa para fazer o bolão com os amigos ou para tentar adivinhar quem será o artilheiro do campeonato. Acesse o blog da Trocafone e veja novidades sobre Copa, sustentabilidade, tecnologia e muito mais! 

Você pode dentro das novidade através do Blog da Trocafone!