Nas últimas semanas, com certeza você recebeu muitas ofertas da Black Friday. A data tem um grande apelo ao consumo, e nem sempre é fácil evitar o consumismo nessa época. Na contramão desse fluxo intenso de compras, surgiu um movimento: a Green Friday.

A Green Friday – “Sexta-feira Verde”, em tradução livre para o português –  é uma filosofia de consumo sustentável que busca lembrar os consumidores de que a relação entre economia e meio ambiente envolve cuidado na hora de comprar qualquer produto.

A data é marcada sempre para a sexta-feira seguinte à da Black Friday, em uma tentativa de evidenciar ainda mais os efeitos negativos que o consumo exagerado pode trazer para o meio ambiente. Continue a leitura para ver, em detalhes, as principais características dessa ação. 

O consumo na Black Friday

A Black Friday é um dos eventos mais esperados pelo comércio. A tradição foi criada nos Estados Unidos como uma forma de aquecer as vendas de final de ano logo após o Dia de Ação de Graças. 

Apesar de outros países não terem esse feriado, a maioria, incluindo o Brasil, optou por manter a data pré-estabelecida pelos estadunidenses, ou seja, a última sexta-feira do mês de novembro

Desde a popularização da Black Friday, no início dos anos 2000, muitos consumidores programam suas compras para esse período, a fim de garantir bons descontos. O problema é que, com o aumento da concorrência, também cresceu a convocação para um consumo cada vez maior – e, muitas vezes, até mesmo desenfreado. 

Para se ter uma ideia, em 2022, o crescimento de vendas na Black Friday, em comparação a um dia comum, foi de 819% no Brasil. Na África do Sul, por exemplo, o aumento foi o mais perceptivo, as vendas somaram mais de 11.525% do volume normal.  

Percebendo os riscos que essas compras impulsivas podem gerar para o meio ambiente, ONGs e instituições protetoras da natureza passaram a investir em campanhas que incentivam o uso de produtos sustentáveis e a adoção de práticas minimalistas.

Esse conjunto de ações, reforçado na sexta-feira seguinte à da Black, recebeu o nome de Green Friday.  Um dos principais objetivos do movimento é, portanto, fomentar o consumo consciente na Black Friday, sem exageros, compras por impulso ou por influência de propagandas.

O que é a Green Friday e como participar 

A finalidade da Green Friday, diferentemente do que muitos pensam, não é tentar coibir o consumo. Na verdade, a filosofia busca evidenciar que quanto mais compramos, mais desperdiçamos, e que é possível consumir o necessário sem que seja difundida a ideia de consumismo. 

Além de incentivar a diminuição do consumo, a Green Friday também tem o propósito de promover o consumo responsável e consciente, encorajar a adoção de atitudes sustentáveis, estimular a economia circular e a doação de itens que estão em bom estado de conservação, mas que não estão sendo mais usados. 

Em algumas situações, empresas e pessoas, em sinal de apoio à Green Friday, doam parte do valor arrecadado na data para associações relacionadas à sustentabilidade e a projetos sociais. 

Para participar da Green Friday, não é preciso estar ligado a nenhuma empresa ou movimento específicos. Você pode, por exemplo, dar preferência a pequenos produtores, trocar os produtos industrializados pelos artesanais e prestar atenção nas composições dos materiais, dando prioridade aos itens orgânicos. 

A importância do movimento e da sua participação

Desde 2015, a Trocafone assume diariamente esse compromisso de incentivar boas práticas que promovem a mudança no planeta e no dia a dia das pessoas. 

Através de nossos aparelhos seminovos e da tecnologia sustentável, prolongamos a vida útil dos eletrônicos e evitamos o descarte incorreto de materiais que possam prejudicar a natureza. 

Para reforçar a importância de fazer escolhas conscientes, estamos oferecendo condições especiais na nossa Green Friday. Além de garantir um produto de qualidade, você ainda contribui para a redução do desperdício de matérias-primas não-renováveis, para a economia de água e para a diminuição da emissão de CO2 para a atmosfera. Participe com a gente dessa jornada de conscientização! Entre na página da Trocafone e acesse nossa aba especial da Green Friday. Juntos, podemos construir um mundo melhor!

Comprar? Trocar? Vender? Com a Trocafone, você pode!