Recentemente, o Google Docs recebeu um novo recurso na plataforma: a digitação por voz. Esta novidade está disponível em mais de 40 idiomas (inclusive em português).

A função permite que a transcrição seja feita em tempo real. Os usuários que ficaram interessados podem acompanhar tudo a seguir. Veja abaixo como escrever textos com voz pelo serviço do Google.

Como funciona a digitação por voz no Google Docs

A seguir veja como utilizar a função, mas lembre-se que a digitação por voz está ativa somente no Google Docs e nas anotações do orador das Apresentações Google (se estiver com Google Chrome).

Como usar a digitação por voz

Para utilizar a digitação por voz é preciso ter um microfone instalado. Depois que a ferramenta estiver ativa, entre no Google Chrome e siga para o Google Docs. Se preferir, na barra de endereço do Chrome escreva docs.new para um novo documento.

Como ativar a digitação por voz no Google Docs

Para que o recurso funcione entre em Ferramentas> Digitação por voz, ou pressionar Ctrl + Shift + S no Windows ou Command + Shift + S no macOS.

Logo, uma janela com o ícone do microfone vai ser exibida. Quando quiser iniciar, basta clicar para falar. Se precisar, a ferramenta pode ser arrastada e posicionada em local que não atrapalhe o processo.

Google Docs: Saiba como escrever utilizando o comando de voz

Ainda, se a gravação por voz não carregar sua língua nativa, acesse os três pontos. Neste menu de Idioma selecione entre os mais de 100 idiomas e dialetos.

Após, fale de forma clara e no ritmo normal para a ferramenta compreender. Ao terminar de falar, clique no microfone novamente.

Nota: ao usar pela primeira vez a função, conceda as permissões do Google Chrome para uso do microfone.

Google Docs Saiba como escrever utilizando o comando de voz

Pontuação na digitação por voz Google Docs

Durante a digitação o Google Docs entende quando é necessário incluir a pontuação. Para isto, use:

  • Nova linha;
  • Parágrafo novo;
  • Período;
  • Ponto de exclamação;
  • Ponto de interrogação;
  • Vírgula.

Nota: a pontuação está disponível em alemão, inglês, espanhol, francês, italiano e russo.

Formatação do texto por comando de voz

Ainda é possível editar e formatar todo o seu texto ou parágrafo com os comandos de voz. No entanto, o recurso está disponível apenas em inglês, além disso, se você errar basta falar “excluir” ou “retroceder”.

Abaixo segue alguns comandos básicos para o Google Docs, durante a digitação por voz:

  • Selecionar texto: para seleção de palavra, frase, tudo, última palavra, próxima palavra, próxima linha ou próximo parágrafo.
  • Formatar seu documento: aplique o título [1-6] e deixe texto normal, negrito, itálico e sublinhado.
  • Alterar o tamanho da fonte: válido para diminuir, aumentar o tamanho da fonte [6-400].
  • Editar seu documento: copie, recorte, cole, exclua (palavra ou frase), insira (sumário, marcador, equação, rodapé, cabeçalho, quebra de página).
  • Movimentar no documento: siga para início, fim (linha, parágrafo, coluna, linha e documento), vá para próximo ou anterior (caractere, palavra, página, coluna, cabeçalho, linha, erro de ortografia, parágrafo, linha).

Os comandos de voz são diversos, assim é possível ver toda a lista ao clicar no ponto de interrogação na janela ou em “Lista de comandos de voz”. Para não utilizar mais a digitação por voz, basta dizer o comando “Pare de ouvir”.

Com as dicas acima, vai ser mais fácil usar a digitação por voz no Google Docs. E vocês leitores já usaram esta função? Conta pra gente nos comentários! Aproveite também para comprar celulares mais baratos na Trocafone, que oferece uma grande variedade de smartphones seminovos.