Recentemente, o Google Docs recebeu um novo recurso na plataforma: a digitação por voz. Esta novidade está disponível em mais de 40 idiomas (inclusive em português).

A função permite que a transcrição seja feita em tempo real. Os usuários que ficaram interessados podem acompanhar tudo a seguir. Veja abaixo como escrever textos com voz pelo serviço do Google.

Como funciona a digitação por voz no Google Docs

A seguir veja como utilizar a função, mas lembre-se que a digitação por voz está ativa somente no Google Docs e nas anotações do orador das Apresentações Google (se estiver com Google Chrome).

Como usar a digitação por voz

Para utilizar a digitação por voz é preciso ter um microfone instalado. Depois que a ferramenta estiver ativa, entre no Google Chrome e siga para o Google Docs. Se preferir, na barra de endereço do Chrome escreva docs.new para um novo documento.

Como ativar a digitação por voz no Google Docs

Para que o recurso funcione entre em Ferramentas> Digitação por voz, ou pressionar Ctrl + Shift + S no Windows ou Command + Shift + S no macOS.

Logo, uma janela com o ícone do microfone vai ser exibida. Quando quiser iniciar, basta clicar para falar. Se precisar, a ferramenta pode ser arrastada e posicionada em local que não atrapalhe o processo.

Google Docs: Saiba como escrever utilizando o comando de voz

Ainda, se a gravação por voz não carregar sua língua nativa, acesse os três pontos. Neste menu de Idioma selecione entre os mais de 100 idiomas e dialetos.

Após, fale de forma clara e no ritmo normal para a ferramenta compreender. Ao terminar de falar, clique no microfone novamente.

Nota: ao usar pela primeira vez a função, conceda as permissões do Google Chrome para uso do microfone.

Google Docs Saiba como escrever utilizando o comando de voz

Pontuação na digitação por voz Google Docs

Durante a digitação o Google Docs entende quando é necessário incluir a pontuação. Para isto, use:

  • Nova linha;
  • Parágrafo novo;
  • Período;
  • Ponto de exclamação;
  • Ponto de interrogação;
  • Vírgula.

Nota: a pontuação está disponível em alemão, inglês, espanhol, francês, italiano e russo.

Formatação do texto por comando de voz

Ainda é possível editar e formatar todo o seu texto ou parágrafo com os comandos de voz. No entanto, o recurso está disponível apenas em inglês, além disso, se você errar basta falar “excluir” ou “retroceder”.

Abaixo segue alguns comandos básicos para o Google Docs, durante a digitação por voz:

  • Selecionar texto: para seleção de palavra, frase, tudo, última palavra, próxima palavra, próxima linha ou próximo parágrafo.
  • Formatar seu documento: aplique o título [1-6] e deixe texto normal, negrito, itálico e sublinhado.
  • Alterar o tamanho da fonte: válido para diminuir, aumentar o tamanho da fonte [6-400].
  • Editar seu documento: copie, recorte, cole, exclua (palavra ou frase), insira (sumário, marcador, equação, rodapé, cabeçalho, quebra de página).
  • Movimentar no documento: siga para início, fim (linha, parágrafo, coluna, linha e documento), vá para próximo ou anterior (caractere, palavra, página, coluna, cabeçalho, linha, erro de ortografia, parágrafo, linha).

Os comandos de voz são diversos, assim é possível ver toda a lista ao clicar no ponto de interrogação na janela ou em “Lista de comandos de voz”. Para não utilizar mais a digitação por voz, basta dizer o comando “Pare de ouvir”.

Com as dicas acima, vai ser mais fácil usar a digitação por voz no Google Docs. E vocês leitores já usaram esta função? Conta pra gente nos comentários! Aproveite também para comprar celulares mais baratos na Trocafone, que oferece uma grande variedade de smartphones seminovos.

Comprar? Trocar? Vender? Com a Trocafone, você pode!