Para muitos, as redes sociais tornou-se um local para compartilhar tudo sobre sua vida. No entanto, é preciso ter cuidado com o que é postado em público.

Alguns tipos de informações podem expor a vida pessoal e profissional, e causar perigos no mundo real. O compartilhamento destas informações no Facebook, no Instagram e no Twitter podem comprometer sua rotina.

Hoje em dia, existem diversas pessoas mal-intencionadas que acompanham estas informações com objetivo de coletar estes dados.

Diante disso, existem momentos que não precisam ser compartilhados em qualquer rede. A seguir veja nossas orientações para se manter seguro.

Segurança nas redes sociais

Sete coisas que você não deve postar nas redes sociais

1 – Ingresso de eventos

Evite compartilhar as fotos de ingressos de shows, jogos, teatros na sua rede. Este tipo de documento possui um código de barra ou numeração que pode ser replicado. Ou seja, você pode perder o evento caso o item seja duplicado.

2 – Imagens dos cartões de banco

Pode parecer algo bastante óbvio, mas é bom sempre lembrar de nunca postar fotos dos seus cartões de crédito ou débito. Na realidade, qualquer dado bancário não deve ser compartilhado.

3 – Dados de embarque ou viagem

Uma pesquisa rápida pelo Instagram com a hashtag #boardingpass exibem mais de 107 mil publicações com estas informações. Ou seja, estes itens não deveriam estar expostos, pois além do código de barras apresentam dados do voo e outras informações de viagem.

Lembrando que, divulgar informações de viagem podem ajudar os criminosos. Muitos estão atentos aos perfis das pessoas e descobrem quando um usuário está em casa ou viajando.

4 – Mesa do trabalho

Ao compartilhar uma imagem da sua mesa de trabalho nas redes sociais, verifique se não tem documentos, dados e senhas expostas.

5 – Endereço e telefone

Alguns usuários acabam esquecendo e compartilham publicamente dados pessoais e até telefone. Jamais compartilhe estas informações em qualquer rede social.

6 – Localização atual

Devido ao check-in é comum marcar a localização atual e assim os seus seguidores sabem onde você está. No entanto, se alguma pessoa mal-intencionada está acompanhando a sua rede esta informação pode ser útil.

7 – Imagens de crianças

Não tem como negar que foto de criança é muito fofa, mas pode ser perigoso compartilhar este tipo de conteúdo. Na rede é preciso evitar enviar estas imagens, inclusive com a geolocalização e o nome do filho. Atenção também para os pais que postam as fotos com uniforme, pois pode mostrar onde os filhos estudam e facilita qualquer ação dos criminosos.

E aí leitores gostaram das nossas dicas? Agora que vocês sabem como manter a segurança das redes sociais, postem seus conteúdos com consciência. Aproveite e conta pra gente se você tem o hábito de compartilhar sua vida nas redes sociais!

Você pode dentro das novidade através do Blog da Trocafone!