No início do mês de novembro ocorreu o Samsung Developer Conference 2018 em San Francisco, EUA. No evento, a empresa sul-coreana divulgou diversas novidades (até o seu celular dobrável), mas o destaque foi para a nova interface para Android: o One UI.

Esta nova interface foi desenvolvida com o objetivo de facilitar a navegação do usuário. Com o One UI o usuário vai poder navegar apenas com uma única mão. Algo que cada vez mais está difícil devido aos aparelhos que possuem telas maiores. Conheça mais informações a seguir.

One UI: nova interface para Android

 

One UI - conheça a nova interface da Samsung para Android

 

Diversos usuários relatam que já seguraram o smartphone com uma mão e quase (ou) deixou o aparelho cair. Com esta perspectiva, a Samsung decidiu alterar os elementos que interagem com a tela.

Para entender este processo, um exemplo usado no evento foi ao fazer uma chamada. Na ligação, o app do telefone já apaga da tela as outras opções que não são o teclado de discagem. Neste ponto o sistema entende que ao digitar o telefone, outras opções de busca ou acesso à lista são irrelevantes.

Além disso, esta mudança permite que a interação com o aparelho fique natural. Conforme a Samsung, vários usuários reclamaram que os celulares estão difíceis de usar. Isto acontece devido ao excesso de informações na tela, ou até pelo tamanho do aparelho, como citamos anteriormente.

Com a atualização, toda a interface do sistema da Samsung recebeu um novo design e itens de interação, como cliques, caixas de texto, opções de navegação. Estes itens ficam na parte de baixo da tela e permite acesso facilitado com o polegar, enquanto a parte de cima serve para visualização do conteúdo.

Por exemplo, se o usuário deseja ver um e-mail, na parte de baixo da tela ele abre o app e em cima da tela a mensagem é exibida. Para que a mudança funcione todos os apps da Samsung já foram modificados para este uso.

Ainda, o One UI possui um novo sistema de ícones na barra de status. Estes foram desenhados para que o usuário reconheça facilmente a ferramenta. Outra mudança na interface é o modo noturno para facilitar a leitura ou uso durante a noite.

Disponibilidade do One UI

A interface deve chegar aos usuários no início do ano que vem em janeiro. O recurso vai estar disponível para usuários dos Galaxy S9, S9+ e Note 9, com atualizações para os modelos do Android Pie.

Atualmente, a One UI está disponível para testes abertos para usuários da Alemanha, da Coreia do Sul e dos Estados Unidos. No entanto, a Samsung deseja aumentar os países até dezembro, mas já informou que o Brasil não está lista.

Diante disso, basta os usuários aguardarem. Enquanto isso, conta pra gente o que você achou! Deixe sua opinião nos comentários.

Você pode dentro das novidade através do Blog da Trocafone!