Todos sabem que o celular e seus acessórios possuem diversas bactérias. Inclusive a pesquisa do Dr. Bactéria informou que o smartphone pode conter mais germes e bactérias que um banheiro. Por isso, limpar seu celular e os acessórios é uma forma de evitar diversos problemas de saúde.
A pesquisa da Devry Metrocamp informa que estes equipamentos podem apresentar 23 mil fungos e bactérias. Além disso, podem causar diversas doenças como micoses, conjuntivite, intoxicações alimentares, além de infecções respiratórias e urinárias.
Na realidade, conforme especialistas, a contaminação não acontece devido ao uso do telefone. O maior problema é a falta de higienização das mãos em contato com o equipamento.
Deste modo, para prevenir estes problemas é necessário fazer uma higienização do dispositivo.
Higienização e como limpar seu celular e os acessórios
O display do smartphone é o local que mais tem sujeira, já que é onde colocamos os dedos inúmeras vezes. No entanto, esta parte é sensível, e a limpeza da tela deve ser feita com atenção.
Neste local estão os sensores, camadas e outros itens, portanto, para a limpeza é preciso escolher as soluções ideais. Conforme as fabricantes, a melhor forma de manter o local limpo é usar um pano macio e seco.
Com este item, siga o passo a passo para a limpeza do seu smartphone.
Como fazer a limpeza
- O ideal é utilizar um pano macio ou de microfibra. Procure evitar os materiais que soltam fiapos ou felpas;
- Utilize um álcool isopropílico (disponível em lojas de produtos eletrônicos).
- Desligue o dispositivo;
- Pegue o pano e em movimentos circulares faça a limpeza da sujeira visível;
- Após, com a parte limpa do pano passe o álcool isopropílico suavemente pela tela;
- Em seguida, finalize passando a parte seca do pano sobre o aparelho.
Nota: o álcool isopropílico é indicado, pois não danifica as partes elétricas. Sempre que tiver o produto não se esqueça de manter em local seco e arejado.
Dúvidas: Tire suas dúvidas sobre limpar seu celular e os acessórios
Quando se fala em limpar seu celular e os acessórios, existem algumas dúvidas sobre produtos. Pensando nisso, trazemos algumas questões sobre o assunto, veja a seguir.
Limpar tela é seguro?
Lojas de papelaria, informática ou eletrônicos vendem produtos para limpeza de telas, desde computador, monitores e smartphones. Estes produtos podem ser usados, pois são produzidos com base de álcool isopropílico.
Vinagre é indicado para limpeza?
O ácido acético, presente no vinagre, requer um cuidado para uso, pois pode prejudicar o aparelho. Para limpeza, veja as recomendações:
- Use o vinagre branco;
- Não use vinagre caseiro e somente que esteja dentro do prazo de validade;
- Faça a mistura de vinagre a uma medida de água destilada (encontrado na farmácia).
Quais produtos são indicados?
Assim como o álcool isopropílico puro, o ideal é usar panos que não agridam a tela. O ideal é utilizar aqueles que são específicos para os eletrônicos e telas.
Qual a frequência de limpeza?
Apesar do álcool isopropílico e ácido acético não prejudicar o celular é preciso ter atenção à quantidade de limpeza.
Quando for utilizar estes produtos o ideal é realizar pela menos uma vez na semana.
Como fazer limpeza da carcaça?
Para a limpeza procure usar um cotonete novo e limpo para remoção dos resíduos das conexões na parte USB, de áudio, microfone e saída de som.
Limpeza da capa
Para limpar a capa é preciso verificar qual o tipo de material. Para as de TPU transparente ou clara é possível lavar com esponja e deixar secar. Se estiver amarelada utilize bicarbonato de sódio, vinagre e deixe secar.
As cases de plástico resistente podem ser limpas com água corrente e detergente e devem ser secas com pano.
Para a TPU escura, lave apenas com água corrente e detergente e seque com pano. Já as de couro, use pano de microfibra, borrifado com meio copo de água corrente e duas gotas de detergente. Para que o couro fique hidratado use um creme hidratante sem cheiro e esfregue no couro.
Limpeza dos cabos de smartphone
Para os cabos, procure desligar dos dispositivos e use um pano de microfibra e álcool isopropílico. Passe nos componentes e caso não limpe, utilize uma esponja macia. Após, utilize um pano seco para secagem.
Limpar os fones de ouvido
Siga as instruções dos cabos, porém, tome cuidado para não molhar a áreas de controle.
Gostou das dicas? Agora você pode limpar seu celular e os acessórios com facilidade. No entanto, se ficar qualquer dúvida, basta consultar o site das marcas e fabricantes para mais detalhes. Além disso, não deixe de dar sua opinião ou sugerir um modo seguro de higienização dos seus dispositivos nos comentários.