Naturalmente, alguns problemas após a compra de um iPhone usado podem surgir e comprometer sua experiência com o dispositivo. Entretanto, é possível conhecê-los previamente e se precaver antes de efetivar sua nova aquisição.

Agora, além de saber quais são os principais pontos de atenção, você vai ver como resolvê-los de forma simples e rápida!

O que fazer quando comprar um iPhone usado?

Ao comprar um iPhone usado, é importante testá-lo para verificar se ele está em boas condições. Veja a seguir o que você deve checar.

Porcentagem da saúde da bateria

A bateria é um dos componentes mais essenciais do seu iPhone, pois ela determina quanto tempo seu aparelho pode ficar ligado e quão bem ele pode executar suas tarefas. 

O iPhone usa baterias de íon de lítio, que têm vantagens como carregamento mais rápido, maior durabilidade e maior capacidade de armazenamento de energia, permitindo uma bateria mais fina e leve.

Porém, as baterias também se desgastam com o tempo e o uso, o que pode comprometer o desempenho do seu iPhone. Para saber como avaliar a saúde da bateria de um iPhone usado, siga esses passos:

  • vá em Ajustes > Bateria > Saúde da Bateria; 
  • observe o valor em Capacidade Máxima, que mostra a porcentagem da capacidade original da bateria que o dispositivo ainda pode aproveitar; 
  • se o valor for inferior a 80%, significa que a bateria está muito desgastada e pode prejudicar o funcionamento do seu iPhone. Nesse caso, você pode pensar em trocar a bateria por uma nova.

Funcionamento da Siri 

A Siri é a assistente virtual do iPhone que permite a realização de várias tarefas usando apenas a voz. Além disso, saber se a Siri está disponível no aparelho é uma forma de como verificar a autenticidade de um iPhone usado. Para testar se esse recurso está funcionando bem, siga estes passos:

  • verifique se seu iPhone está conectado à internet;
  • pressione e segure o botão lateral (ou o botão de início, se o seu iPhone tiver) até que a Siri apareça na tela;
  • diga “E aí, Siri” e espere a resposta. Se ela responder, significa que ela está funcionando; 
  • faça algumas perguntas, como “Como está o tempo hoje?” ou “Abra o aplicativo X”. Veja se a Siri entende e executa os seus pedidos corretamente.

Se não funcionar, é importante checar se há algum problema com o microfone, se a Siri está ativada e configurada corretamente. Você pode fazer isso em Ajustes > Siri e Busca.

Reconhecimento do TouchID/FaceID 

O TouchID e o FaceID são sistemas de reconhecimento biométrico do iPhone que te permitem desbloquear seu aparelho e autorizar compras usando sua digital ou seu rosto. Para testar se essa função está funcionando direito, siga estes passos:

  • TouchID certifique-se de que o botão de início esteja limpo e seco e que seu dedo também esteja. Pressione o botão de início e veja se seu iPhone desbloqueia rapidamente;
  • FaceIDverifique se a câmera frontal está limpa e sem obstruções e que seu rosto esteja visível e iluminado. Se não desbloquear, remova qualquer acessório que cubra seu rosto, como óculos, chapéu ou máscara.

Se não funcionar, é preciso verificar se essas funções estão configuradas e ativadas. Basta ir até Ajustes > Touch ID e Código (ou Face ID e Código).

Qualidade da câmera 

A câmera é um dos recursos mais usados e apreciados do iPhone, pois é conhecida pelas fotos e vídeos de alta qualidade. Para testar se a câmera está funcionando bem no seu iPhone usado, comece abrindo o aplicativo Câmera e veja se a imagem na tela está nítida e sem manchas ou riscos. 

Se houver algum problema na imagem, pode ser que a lente da câmera esteja suja ou danificada. Além disso, tire algumas fotos e vídeos com a câmera traseira e a câmera frontal, usando diferentes modos e efeitos e veja se as fotos e os vídeos ficam com boa qualidade e sem distorções ou ruídos.

Quais os principais problemas do iPhone? 

O iPhone é um dos smartphones mais populares e confiáveis do mercado, mas isso não significa que ele seja perfeito. Como qualquer aparelho eletrônico, ele pode apresentar alguns problemas que podem atrapalhar seu uso. 

Tela quebrada ou rachada

A tela é uma das partes mais vulneráveis, porque pode quebrar ou rachar se seu aparelho sofrer uma queda ou impacto. Uma tela danificada pode prejudicar sua experiência visual ou seu toque na tela e até mesmo machucar seu dedo. A única solução para esse problema é substituir a tela por uma nova.

Botão de início ou lateral que não funciona

O botão de início ou lateral é o botão que você usa para ligar, desligar ou reiniciar seu iPhone, além de ativar a Siri ou o TouchID. Se ele não funcionar, você pode ter problemas para usar seu aparelho ou até mesmo ficar com ele travado. Nesse caso, a solução é levar seu iPhone a uma assistência técnica para consertar ou trocar o botão.

iPhone que não carrega ou demora para carregar

A bateria do seu iPhone pode não carregar ou demorar para carregar por vários motivos, como o cabo, o adaptador, a tomada ou o próprio iPhone estarem danificados ou sujos. Por isso, é importante checar as condições do cabo, do adaptador e do conector. 

Além disso, verifique também se o iPhone está atualizado e se o modo economia de energia está ativado, pois ele reduz o consumo de energia, mas também pode deixar a velocidade de carregamento mais lenta.

Qual a garantia do iPhone?

O iPhone tem uma garantia limitada de um ano da Apple, que cobre defeitos de fabricação e de materiais, mas não cobre danos acidentais, como quedas, riscos, líquidos, etc. Se você precisar de reparos fora da garantia, terá que pagar uma taxa de serviço. Já no caso de um aparelho usado, a garantia depende muito de onde você o comprou e do estado do aparelho. 

Aqui na Trocafone, você não terá que lidar com problemas após a compra de um iPhone. Todos os nossos celulares são 100% funcionais e passam por testes rigorosos antes de serem vendidos. Ainda assim, oferecemos uma garantia de 90 dias! 

Para saber mais sobre o tema, confira nosso artigo e entenda a importância da garantia para iPhone usado!

Você pode dentro das novidade através do Blog da Trocafone!