O iOS é o sistema operacional exclusivo da Apple para seus dispositivos móveis. Ele controla as funções básicas do aparelho e recebe atualizações frequentes para melhorar o desempenho e a segurança. Portanto, ao comprar um aparelho usado, você precisa fazer a verificação do sistema operacional do iPhone.

Então é importante aprender a verificar a autenticidade, a versão e as atualizações do iOS disponíveis.

Como saber a autenticidade do sistema operacional de um iPhone?

Existem iPhones falsificados que podem enganar os consumidores. Alguns são mais fáceis de reconhecer, mas outros são muito similares e podem passar por originais. Por isso, além de escolher bem onde comprar o seu novo dispositivo, é importante saber como verificar a autenticidade de um iPhone usado. Veja as dicas a seguir.

Pelo número de série

Uma maneira de saber se seu iPhone tem o iOS original da Apple é verificar o número de série do aparelho. É um código único com 12 letras e números que identifica seu dispositivo. Você pode encontrá-lo nas configurações do iPhone em Ajustes > Geral > Sobre. Depois de localizá-lo, faça o seguinte:

  • acesse o site da Apple e verifique a cobertura do iPhone;
  • digite o número de série no campo indicado e clique em “Continuar”.

Se seu iPhone for original, você verá informações sobre o modelo, a data de compra, a garantia e o suporte da Apple. Se for falso, você verá uma mensagem de erro dizendo que o número de série é inválido ou não pertence a um produto da Apple.

Via App Store

Outra forma de saber se seu iPhone tem o iOS original da Apple é verificar se ele tem a App Store, a loja oficial de aplicativos da Apple. Se seu iPhone não tiver a App Store, ou se tiver uma loja diferente com aplicativos ilegais ou desconhecidos, isso pode indicar que ele tem um sistema operacional falso ou alterado.

Como atualizar o sistema operacional do iPhone?

O iOS é responsável pelo funcionamento, pela segurança e pela experiência do usuário no iPhone. Além disso, ele traz novidades, correções e melhorias a cada atualização. Por isso, é importante manter seu iPhone sempre atualizado com a última versão do iOS disponível. Para verificar e atualizar seu iPhone, siga estes passos:

  • abra os Ajustes do iPhone e toque em Geral > Sobre. Você verá a versão do iOS instalada no seu aparelho; 
  • toque em “Atualização de Software”. Você verá se há uma atualização disponível. Se houver, toque em “Instalar” ou “Baixar e Instalar”; 
  • espere o download e a instalação da atualização. Você pode precisar digitar seu código de acesso.

O que acontece se não atualizar o sistema operacional de um iPhone?

Se você não atualizar o sistema operacional do seu iPhone, pode perder benefícios e enfrentar problemas, como:

  • perder novos recursos e funcionalidades do iOS e dos aplicativos;
  • ter um desempenho inferior, com lentidão, travamentos e consumo excessivo de bateria;
  • ficar exposto a ataques de hackers, vírus e malwares, que podem roubar ou danificar os seus dados e informações;
  • ter incompatibilidade com novos aplicativos, acessórios e serviços da Apple e de terceiros;
  • perder o suporte e a garantia da Apple, que podem exigir a versão mais recente do iOS para resolver eventuais problemas técnicos.

Por isso, é importante manter seu iPhone sempre atualizado com a última versão do iOS disponível.

Como saber se o iPhone ainda será atualizado pela Apple?

Já imaginou comprar um iPhone usado e, em pouco tempo, deixar de poder atualizar o sistema e até de usar aplicativos? Principalmente em casos em que o aparelho será usado para trabalho, depois de muito pesquisar pelo iPhone usado certo para fotografia e vídeo, por exemplo, essa pode ser uma situação complicada.

Acontece que a Apple deixa de atualizar o sistema operacional dos modelos mais antigos, fazendo com que eles fiquem obsoletos. Embora a empresa não revele informações antecipadamente, a média é que os iPhones atualizem por cerca de 6 anos.

Para saber se ainda é possível atualizar o iOS, acesse Ajustes > Geral > Atualização de Software > Atualizações Automáticas. Nas seções Instalar Automaticamente e Baixar Automaticamente, ative “Atualizações do iOS”.

Qual iPhone vai parar de atualizar em 2024?

De acordo com os rumores e as especulações da mídia especializada, os iPhones que vão parar de atualizar em 2024, com o lançamento do iOS 18, serão os modelos com o chip A12 Bio nic: iPhone XR, iPhone XS e iPhone XS Max.

Agora que você já sabe fazer a verificação do sistema operacional do iPhone, que tal entender sobre a garantia para iPhone usado? Esse detalhe é importante e complementar à verificação.

Comprar? Trocar? Vender? Com a Trocafone, você pode!