O gigante das redes sociais, o Facebook anunciou em Outubro/2017 a compra do TBH, um aplicativo de mensagens anônimo gratuito especialmente popular entre os adolescentes. Não foi revelado o quanto foi pago para adquirir o aplicativo, mas o acordo mostra que o Facebook está pronto para saltar sobre uma tendência de mensagens anônimas, que vem crescendo nos últimos dois anos.

De acordo com a descrição do aplicativo na Apple app store, 5 milhões de pessoas já baixaram o TBH nos últimos meses, e o aplicativo teria 2,5 milhões de usuários ativos diariamente. Para o Facebook, TBH oferece outra maneira de atrair mais usuários jovens, especialmente porque o próprio grupo demográfico da rede social para o seu serviço homônimo continua mais distante. No passado, o Facebook adquiriu serviços como o Instagram para atender mais aos usuários mais novos, enquanto a empresa também cópia regularmente os recursos de aplicativos sociais rivais que são populares entre usuários jovens, especialmente Snapchat.

O que é o aplicativo TBH?

Em primeiro lugar, o que significa TBH? O nome do aplicativo vem da sigla para a frase “para ser sincero” (To Be Honest, em inglês), que é apropriado considerando que o aplicativo pretende ser um lugar onde os usuários podem oferecer feedback anônimo às pessoas que conhecem on-line.

A cada avaliação anônima, o usuário recebe uma pedra preciosa.

Ao contrário de outras aplicações de mensagens anônimas, no entanto, TBH realmente não permite que os usuários se comuniquem diretamente. Em vez de enviar mensagens anônimas a outros usuários, eles participam das pesquisas online e classificam anonimamente seus amigos em categorias complementares. Os usuários recebem notificações quando são selecionados em uma pesquisa . O anonimato pode terminar se o remetente de uma resposta específica decidir revelar sua verdadeira identidade.

Atualmente, o aplicativo está disponível apenas em 34 estados dos EUA, o que torna a popularidade crescente muito mais impressionante. O público do TBH é claramente adolescente, pois já no momento de cadastrar-se pede para que o usuário selecione o grau do ensino médio, ou da faculdade, está estudando. Mas os mais velhos também podem participar, só precisam selecionar a opção de que já concluiu a universidade.

TBH é Android e iOS?

TBH ainda está disponível apenas para download em dispositivos iOS, e não no sistema operacional Android do Google. A empresa por trás do aplicativo não indicou quando o TBH pode estar disponível para usuários do Android, embora a aquisição pelo Facebook sugira que uma maior disponibilidade provavelmente virá em breve.