Nos últimos meses, foram apresentadas diversas mudanças no Whatsapp. Os upgrades e as melhorias do aplicativo apareceram em diferentes âmbitos. 

Foram liberadas, por exemplo, as funções de acelerar as mensagens de voz em até duas vezes e a de reprodução fora da conversa, que permite que os áudios sejam ouvidos mesmo que a conversa esteja fechada. Confira outras novidades do Whatsapp e veja como usar as ferramentas para melhorar sua experiência. 

Atalho para o usuário mandar mensagem para si mesmo

Print da tela do aplicativo Whatsapp que mostra o telefone do usuário em destaque.

Quem usava o Whatsapp como bloco de notas costumava utilizar uma das duas alternativas: mandava a mensagem para uma pessoa próxima (geralmente com uma frase do tipo “pode ignorar”) ou criava um grupo com um amigo e o retirava logo em seguida. 

Nada disso é mais necessário depois que a função de enviar mensagem para si mesmo foi liberada no aplicativo. No final de 2022, essa mudança no Whatsapp começou a ser implementada de forma gradual, mas agora ela já está disponível para Android e iPhone

Todos os usuários que estiverem com o Whatsapp atualizado terão seu próprio contato no topo da lista para iniciar uma conversa. Assim, todos poderão criar lembretes, listas de compras ou enviar qualquer tipo de nova de forma simples e rápida, sem precisar acionar outro contato. 

Criação de avatares

Printscreen da tela da aba "Avatar" no Whatsapp. Na imagem, sob fundo branco, aparecem três bonecos, com roupas coloridas.

Recentemente, o Whatsapp apresentou uma ferramenta que permite a criação de avatares personalizados. São 36 figurinhas para usar no aplicativo, seja nas conversas ou na foto de perfil.

Essa função usa uma tecnologia diferente do aplicativo Lensa, que fez muito sucesso em 2022 por usar inteligência artificial para criar as imagens. No Whatsapp, os personagens refletem ações e emoções diferentes, com diversas combinações de roupas, estilos de cabelo, acessórios, tons de pele e outras características físicas. 

Para criar seu avatar, siga o passo a passo:

  1. Dentro do Whatsapp, toque em “Configurações”. Geralmente, este comando fica no lado superior direito da tela ;
  2. Clique em “Avatar” e selecione a opção “Criar avatar”;
  3. Conclua todas as etapas que serão exibidas na tela;
  4. Com seu avatar finalizado, clique em “OK”. Seu avatar estará pronto para ser usado!

Para usar o seu avatar como foto de perfil no Whatsapp, clique em sua foto de perfil, no menu de “Configurações”, toque em “Editar” e toque em “Usar avatar”. 

Emojis para reagir a mensagens

Prinscreen da tela de Whatsapp com emojis de reação à mensagem "Amei meu smartphone"!

As reações em mensagens foram implementadas em abril de 2022, mas muita gente ainda não explorou a ferramenta. Inicialmente, foram disponibilizados apenas 6 itens, e agora já são mais de 4 mil ícones para serem usados

Assim como as mensagens, os áudios, os vídeos e as chamadas do Whatsapp, as reações às mensagens também contam com a tecnologia de proteção com criptografia de ponta a ponta. 

Enquetes

Printscreen da tela do Whatsapp com a função "Enquete" em destaque

O Whatsapp é o aplicativo mais usado pelos brasileiros, estando presente em praticamente todos os smartphones. Por isso, a ferramenta se tornou uma das formas de comunicação mais eficientes entre as pessoas. 

A enquete no Whatsapp chegou para facilitar uma série de tarefas, como marcar uma reunião com um grupo grande de amigos, escolher o local do encontro da família ou qualquer outro tipo de definição que precise da opinião de mais de duas pessoas. 

A função, disponível gratuitamente para todos os iOS e Android atualizados, permite que sejam adicionadas entre 2 e 12 variações para que os usuários selecionem as alternativas. É possível trocar o voto, clicar em mais de uma opção ou cancelar a participação na pesquisa. Para criar a enquete, siga as instruções:

  1. Abra a conversa no Whatsapp;
  2. Clique no ícone de clipe, se você tiver um Android, ou em “Mais”, caso tenha um iPhone
  3. Toque em “Enquete”, em português, ou “Pool”, na versão em inglês;
  4. Na parte superior da tela, adicione uma pergunta;
  5. Preencha de 2 a 12 respostas diferentes para que as outras pessoas possam mostrar suas preferências; 
  6. Clique em “Enviar”.

Os resultados, dados em tempo real, são facilmente visualizados através do “Ver votos”, que aparece no final do questionário.

Desfazer o “Apagar para mim”

Printscreen da tela do Whatsapp com a função "Desfazer mensagem apagada para mim".

Já aconteceu de você querer apagar uma mensagem para todas as pessoas, mas, sem querer, clicar em “Apagar para mim”? Parece que muita gente estava cometendo este deslize, e o Whatsapp resolveu facilitar a vida dos distraídos. 

O novo recurso permite que a exclusão acidental apenas para você mesmo seja desfeita. Sempre que o usuário tocar em “Apagar para mim”, aparecerá no canto inferior direito uma botão de “Desfazer” durante 5 segundos. Caso queira reverter a ação, basta acioná-lo.

A ação contrária não é válida, ou seja, não é possível desfazer a exclusão depois de tocar em “Apagar para todos”.  

Comunidades com até 5 mil membros

Printscreen da tela do Whatsapp com a funcionalidade "Comunidade"

As Comunidades do Whatsapp foram anunciadas pela empresa em abril de 2022, mas a implementação no Brasil só começou a acontecer no primeiro mês de 2023, por conta de restrições solicitadas pelo Ministério Público Federal durante o período eleitoral. 

Através das comunidades,podem ser criadas redes com até 50 grupos, com o limite máximo de 5 mil participantes. O sistema, semelhante ao do Telegram, será liberado para os usuários de forma gradual. 

A funcionalidade permite que um administrador crie comunidades com grupos que abordam temas parecidos, o que, segundo os desenvolvedores, ajudaria a conectar escolas, empresas, clubes, associação de moradores ou até mesmo fãs de uma determinada banda.

Somente o administrador pode enviar mensagens para a comunidade. Além disso, ele também tem a função moderadora de excluir mensagens abusivas ou bloquear contatos, levando em consideração denúncias de outros participantes. 

Ocultar o “Online” do status

A possibilidade de ocultar o “Online” do status foi uma mudança no Whatsapp que agradou bastante os usuários que querem ser mais misteriosos ou que buscam mais privacidade. Caso você se encaixe em um desses grupos ou queira apenas testar a função, vá pelo seguinte caminho:

  1. Dentro do menu de “Configurações”, clique em “Privacidade”;
  2. Na opção “visto por último”, selecione a opção “Ninguém”;
  3. Logo abaixo, aparecerão duas alternativas para escolher quem pode ver o “online”: “Todos” ou “Mesmo que ´visto por último´”. Selecione a segunda variação.

Se você ainda não experimentou essas mudanças no Whatsapp, siga as dicas que demos ao longo do conteúdo e aproveite todas as funcionalidades da ferramenta! Acesse o Blog da Trocafone e confira outras novidades sobre tecnologia!

Você pode dentro das novidade através do Blog da Trocafone!