Não é novidade para ninguém que o futebol é uma das maiores paixões dos brasileiros. Com a Copa cada vez mais perto, todos estão procurando meios para acompanhar a competição. Neste conteúdo, vamos mostrar como a tecnologia 5G pode melhorar a experiência do usuário para assistir aos jogos. Confira! 

O que é tecnologia 5G

A tecnologia 5G é a quinta geração de redes móveis. O desenvolvimento do sinal 5G, de forma “pura”, se deu pela necessidade de melhorar a velocidade da conexão e de ampliar a cobertura, levando em consideração o crescente volume de informações trocadas entre usuários o tempo todo, ao redor do mundo. 

Sua implementação tem como objetivo fazer com que os sistemas de banda larga sem fio evoluam cada vez mais, permitindo a conexão simultânea de milhares de usuários, sem que haja nenhuma perda nos padrões de velocidade. 

Com uma grande habilidade de expansão, o 5G se espalha por meio das ondas de rádio nas frequências entre 600 e 700 MHz, 26 e 28 GHz e 38 e 42 GHz. Para que a rede chegue aos aparelhos, as antenas da rede 5G serão acopladas às já existentes. 

Os últimos lançamentos de marcas como Apple e Samsung já são celulares 5G. Entretanto, para que os aparelhos consigam captar o sinal, é preciso que o chip seja compatível e que a rede já esteja habilitada naquela localidade específica. 

Algumas cidades do Brasil já receberam o sinal 5G. Por enquanto, a tecnologia só está disponível em algumas capitais, como Belo Horizonte, São Paulo, João Pessoa, Porto Alegre e Brasília. Nesses lugares, os espectadores terão uma nova experiência para assistir os jogos. 

A rede 5G na transmissão da Copa

A tecnologia 5G abre caminho para novos formatos de eventos. No Rock in Rio 2022, por exemplo, já foi possível perceber os enormes avanços tecnológicos.

O show da banda Coldplay, que foi um dos maiores sucessos do festival, contou com a ativação de pulseiras durante as músicas, feita com conexão 5G baseada na geolocalização e com beacon.

Os beacons são dispositivos que usam o bluetooth low energy (BLE) para emitir sinais de ondas de rádio de maneira intermitente, conferindo ainda mais precisão de localização do que o GPS comum. 

Essas novidades não se restringem às apresentações ao vivo. Com um alcance bem maior do que o da rede 4G, o 5G permite aparições mais interativas e inserções de propagandas e marcas de maneiras diferentes, especialmente nos acontecimentos transmitidos pela TV e pelo celular. 

Em um futuro próximo, especialistas do IDC Brasil acreditam que será possível, por exemplo, apontar a câmera do celular para TV durante um jogo da Copa e automaticamente ser direcionado a um e-commerce que vende a camisa daquele jogador enquadrado pela lente. 

A estabilidade de sinal

Um dos grandes diferenciais da rede 5G é a estabilidade do sinal, mesmo quando muitos aparelhos estão conectados na mesma rede. Diferentemente do 3G e do 4G, a tecnologia 5G consegue manter a transmissão de dados estável, mesmo em áreas de alta densidade humana.

A rapidez do sinal depende da área de cobertura e da operadora, mas estima-se que a velocidade do 5G é de 50 a 100 vezes maior do que a do 4G, chegando a até 10 Gigabits por segundo de download. 

Portanto, se a sua região já oferece o sinal 5G, pode ficar tranquilo porque a internet não vai cair só porque todo mundo que está vendo o jogo no barzinho lotado está navegando na web. 

Ainda não tem um celular 5G? A gente vai te ajudar a trocar o seu aparelho. A implementação do 5G no Brasil impulsionou a venda de celulares seminovos. Na Trocafone, vendemos mais de mil smartphones 5G entre janeiro e junho de 2022, mais que o dobro do volume em relação ao ano anterior. Compre seu celular com tecnologia 5G na Trocafone! Drible os preços altos e marque esse golaço, garantindo o acesso à rede mais rápida do mundo.

Esse conteúdo foi útil? Avalie o artigo!

Comprar? Trocar? Vender? Com a Trocafone, você pode!