Antes de chegar ao Brasil, a tecnologia 5G já estava disponível em alguns países, como Alemanha, Reino Unido, Canadá, Estados Unidos e Japão.

Em cada um desses lugares, a rede gerou algum tipo de efeito, e por aqui foi possível perceber um aumento nas vendas de celulares seminovos. Mas por quê? Continue a leitura e descubra! 

Como funciona a tecnologia 5G no Brasil

A tecnologia 5G, que começou a ser implementada no Brasil no segundo semestre de 2022, é a quinta geração de redes móveis. Ela estava sendo utilizada junto com o 4G, mas, em algumas cidades, como Brasília, Porto Alegre, São Paulo e Belo Horizonte, já é possível ter acesso ao sinal “puro”. 

Com a implementação dessa nova rede, foi possível ampliar a cobertura e melhorar a eficácia dos sinais. Essa mudança já era uma demanda da sociedade, devido ao volume cada vez maior de informações trocadas por segundo entre bilhões de aparelhos no mundo todo. 

Um dos principais objetivos da tecnologia 5G é alavancar o sistema de banda larga sem fio, permitindo que milhares de usuários possam se conectar simultaneamente, sem que a velocidade de navegação seja prejudicada. 

A estimativa é que o 5G seja de 50 a 100 vezes mais veloz do que o 4G, variando de acordo com a região, a operadora e a qualidade do sinal no local. A média de conexão, que é de 33 Megabits por segundo no 4G, pode atingir até 10 Gigabits por segundo de download na rede 5G.

Além das vantagens em relação à rapidez do serviço, o 5G ainda trouxe outro benefício. Ele usa uma tecnologia mais sustentável, proporcionando uma economia de até 90% da bateria de dispositivos rádio receptores, se comparado à rede 4G. 

Por que as vendas de seminovos aumentaram?     

Quem não gosta de uma novidade não é mesmo? Ainda mais quando se trata de uma tecnologia avançada que faz a velocidade de conexão ser ainda maior!

Os aparelhos compatíveis com a tecnologia 5G são mais modernos e, consequentemente, mais caros. Com o atual cenário econômico brasileiro, marcado por inflação, taxa de juros e preços altos, os smartphones tops de linha tiveram quedas nas vendas.  

Uma forma de driblar os preços altos e garantir o acesso à rede é através dos celulares seminovos. Além das opções seguras para essa compra, como a Trocafone, os consumidores ainda contam com o incentivo das operadoras de telefonia para que seja adquirido um aparelho compatível. 

Essa aceleração na busca por telefones 5G é nítida. Entre janeiro e junho de 2022, a Trocafone vendeu mais de mil smartphones 5G, o dobro do volume comercializado no segundo semestre do ano passado. 

Os modelos mais procurados foram o Samsung Galaxy S21, o iPhone 12 e Moto Edge, que já estão no mercado há um ou dois anos e que, agora, passaram a receber o sinal 5G. 

Dentre outros aparelhos que estão na lista da Anatel, estão: iPhone SE 3ª geração, iPhone 13, todas as versões do Galaxy S22, Galaxy Z Flip 3 e 4, Galaxy Z Fold gerações 2, 3 e 4, Xiaomi 12 e Redmi Note 10.

Compre seu celular 5G na Trocafone

Na hora de comprar um smartphone seminovo, é preciso tomar alguns cuidados. Além de se certificar de que todos os componentes são homologados, é fundamental verificar a segurança do pagamento e da entrega do produto. 

Com a Trocafone, você não precisa se preocupar! Seja em nossos quiosques, nas lojas parceiras ou através do nosso site, oferecemos as melhores condições e um ótimo custo-benefício. Entregamos para todo o Brasil e damos 3 meses de garantia, contados a partir da data de recebimento do aparelho. Entre no nosso site e aproveite os benefícios da tecnologia 5G!

Comprar? Trocar? Vender? Com a Trocafone, você pode!