Uma das questões que você deve considerar antes de trocar de aparelho é pesquisar sobre o armazenamento em iPhone usado. Diferentemente dos smartphones com Android, que permitem expandir o espaço interno com cartão de memória, os iPhones não têm essa opção.

Por isso, é importante saber quais são as alternativas disponíveis e como escolher o armazenamento adequado para o seu uso, evitando problemas de desempenho ou falta de espaço no futuro. Neste artigo, vamos explicar como você pode fazer isso. Veja!

Verificando o uso atual de armazenamento

Uma forma simples de estimar quanto de espaço interno do iPhone usado está disponível é seguindo os passos abaixo:

  • abra o aplicativo Ajustes no seu iPhone;
  • toque em Geral e depois em Armazenamento do [dispositivo];
  • aguarde alguns segundos até que o gráfico de armazenamento seja exibido na tela;
  • observe quanto de espaço está sendo usado e quanto está disponível no seu iPhone. 

Assim, você também pode ver quais categorias de arquivos estão ocupando mais espaço, como Fotos, Música, Aplicativos, Mensagens, etc. Com esses dados, você pode ter uma noção se precisa ou não de um aparelho com maior capacidade de armazenamento.

Opções de armazenamento disponíveis nos iPhones

Os iPhones oferecem diferentes opções de armazenamento que variam conforme o modelo e o ano de lançamento. Em geral, os iPhones mais antigos têm menos espaço de armazenamento do que os mais novos, e os mais econômicos têm menos espaço do que os mais sofisticados.

As opções de armazenamento mais comuns nos iPhones são: 16 GB, 32 GB, 64 GB e 128 GB. Porém, também é possível encontrar modelos Pro e Pro Max com capacidade de armazenamento maiores: 256 GB, 512 GB e até 1 TB.

Além disso, com um uso eficiente do espaço e a otimização do armazenamento, você gerencia seu aparelho para ele atender ao seu perfil. Para isso, você pode fazer a limpeza de armazenamento ou mesmo optar por salvar arquivos no iCloud, como falaremos mais adiante.

Como escolher o armazenamento adequado para as minhas necessidades

Agora que você já conhece as opções de armazenamento disponíveis nos iPhones, pode definir o armazenamento ideal para as suas necessidades.

Quantidade de fotos e vídeos

Se você gosta de tirar muitas fotos e vídeos com o seu iPhone, certamente precisará de mais armazenamento. Além disso, você deve considerar a qualidade das fotos e vídeos que tira, pois quanto maior a resolução, maior o tamanho do arquivo. Por exemplo, um vídeo em 4K ocupa muito mais espaço do que um vídeo em HD.

Necessidade de aplicativos e jogos

Já se você gosta de baixar muitos aplicativos e jogos, também deve se atentar ao espaço interno, inclusive calculando a ocupação prévia dos aplicativos nativos. Além disso, é importante considerar o tipo de aplicativo e jogo que você baixa, pois alguns são mais pesados do que outros. 

Uso de mídia offline

Se você é do tipo que gosta de ouvir músicas, assistir a vídeos, ler livros, ou acessar outros tipos de mídia offline, também vai precisar de mais armazenamento do que aqueles que usam os serviços de streaming online. Considere ainda a qualidade da mídia que você baixa, pois quanto maior a qualidade, maior o tamanho do arquivo. 

Armazenamento na nuvem como alternativa

Uma alternativa para economizar dinheiro em um iPhone com pouco espaço disponível, ou para resolver um problema de falta de espaço no seu iPhone, é usar o armazenamento em nuvem. Esse é um serviço que permite guardar os seus arquivos online sem ocupar o espaço interno do seu aparelho.

Chamado de iCloud, o serviço da Apple é uma das soluções de armazenamento online. Inicialmente, ele oferece 5 GB de forma gratuita aos usuários, mas é possível contratar mais posteriormente.

Ao usar a nuvem para armazenar os arquivos, você pode ganhar mais espaço no dispositivo e até melhorar seu desempenho. Além disso, entre as vantagens, há o backup na nuvem para iPhone

Assim, você pode ter uma cópia de segurança dos seus dados. Isso é útil para evitar a perda dos seus arquivos em caso de roubo, perda, dano, ou troca. 

Como bônus, você ainda pode acessar os seus arquivos do serviço de armazenamento em nuvem de qualquer dispositivo conectado à internet, como o seu computador, tablet, ou outro smartphone. 

Isso permite que você compartilhe os seus arquivos com outras pessoas ou que os acesse em diferentes situações. Você também pode editar os seus arquivos online, e as mudanças serão sincronizadas com o seu iPhone.

Para usar o armazenamento em nuvem, vá até Ajustes > [seu nome] > iCloud, e escolha quais tipos de arquivos você quer sincronizar com o iCloud, como Fotos, Contatos, Calendário, etc. 

Lembre-se de que você deverá ter conectado a sua conta da Apple, o que também é uma das maneiras possíveis de saber como verificar a autenticidade de um iPhone usado.

Leia nosso artigo e encontre o dispositivo perfeito para redefinir sua experiência visual

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a avaliar suas necessidades de armazenamento em iPhone usado e a escolher o melhor modelo para você. Aqui, na Trocafone, oferecemos garantia para iPhone usado. Assim, você realiza a troca com maior facilidade caso necessário. 

Se você utilizará o seu smartphone para produzir e editar mídias, veja também o nosso artigo e saiba qual é o iPhone usado certo para fotografia e vídeo!

Você pode dentro das novidade através do Blog da Trocafone!