Você sabe o que analisar ao escolher o iPhone usado certo para fotografia e vídeo de alta qualidade? Diversos modelos oferecem câmeras excepcionais e podem ser adquiridos a preços mais acessíveis quando são de segunda vida.

Neste guia, você entenderá tecnicamente as possibilidades que um smartphone da Apple oferece, bem como terá elementos para escolher o modelo ideal para a sua necessidade.

Características essenciais ao escolher um iPhone usado para fotografia e vídeo 

Na hora de escolher o melhor iPhone usado para fotografia e vídeo, existem fatores que precisam ser levados em consideração, uma vez que alguns modelos têm características mais vantajosas para esse tipo de uso, como você confere abaixo.

Especificações da câmera 

Naturalmente, as especificações da câmera são muito relevantes. Alguns iPhones têm mais de uma câmera traseira, que permitem fazer zoom ótico, fotos macro, grande-angular e retratos com fundo desfocado. A câmera frontal também é importante para selfies e vlogs.

Embora a resolução da câmera do iPhone já seja conhecida por sua qualidade da imagem, veja também a abertura das lentes. Quanto maior a resolução, mais detalhes você pode ver nas suas fotos e vídeos. Quanto menor a abertura, mais luz entra na lente, o que melhora o desempenho em ambientes escuros.

Analise também a possibilidade de gravar vídeos em alta resolução. Alguns modelos podem gravar em formatos como RAW, que preservam mais informações das imagens e facilitam a edição. Eles também podem gravar em resoluções como 4K e Full HD, que garantem mais nitidez e realismo.

Desempenho do processador 

Outro aspecto importante é o desempenho do processador, afinal, quanto mais potente ele for, mais rápido o iPhone pode processar as imagens e os vídeos.

É importante ter em mente que gravar vídeos longos ou fazer sessões completas de fotografia são tarefas que exigem bastante do aparelho, então, para que você use outros recursos ao mesmo tempo, sem dores de cabeça, é relevante ter um processador robusto.

Armazenamento 

Não deixe de avaliar também a capacidade de armazenamento do iPhone, pois você precisará de bastante espaço para fotos e vídeos que, quando são de alta qualidade, costumam ser maiores e ocupar mais espaço.

Um iPhone para esse fim demanda, no mínimo, 128 GB.

Qualidade da tela 

A tela também é um aspecto importante para fotografia e vídeo, pois influencia na visualização e na edição das imagens. 

Por isso, observe aspectos como o tamanho e a resolução, além de conhecer os diferentes tipos de tela, como LCD, OLED e Super Retina XDR, que variam na qualidade das cores, no contraste e no brilho. Quanto mais brilhante a tela, melhor a visualização em ambientes externos.

Modelos recomendados para fotos e vídeos 

A Apple sempre se destaca pela qualidade de seus produtos, especialmente os mais recentes, que trazem as melhores tecnologias e recursos. 

Não se preocupe se você não quer gastar muito, pois também existem opções de iPhones mais antigos que ainda entregam ótimos resultados e podem ser encontrados por preços mais acessíveis se forem seminovos. Veja a seguir alguns exemplos.

iPhone 14

Lançado em 2022, o iPhone 14 tem uma tela de 6,1 polegadas e tecnologia Super Retina XDR, que mostra cores vivas e contrastes nítidos. O processador é o Apple A15 Bionic, que garante uma performance rápida e fluida. 

A câmera traseira é dupla, com 12 MP cada, e tem recursos como zoom óptico, estabilização óptica, modo noturno e modo cinematográfico, que permite criar vídeos com efeitos profissionais.

A câmera frontal também tem 12 MP (com HDR e reconhecimento facial). O armazenamento chega a 512 GB. Ele grava vídeos em 4K com até 60 quadros por segundo e tem o Modo Cinema, que ajusta automaticamente o foco e a exposição.

As versões iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max são ainda mais avançadas, com um processador mais potente (A16 Bionic), uma câmera tripla com sistema de câmera Pro, tecnologia ProMotion e Apple ProRAW, que permite editar as fotos com mais controle e qualidade. O armazenamento é de até 1 TB.

iPhone 13 

O iPhone 13 foi lançado em 2021. Ele também tem uma tela de 6,1 polegadas com tecnologia Super Retina XDR. O processador é o mesmo do iPhone 14, o Apple A15 Bionic. A câmera traseira é dupla, com 12 MP cada, e tem recursos como zoom óptico de 2x, estabilização óptica e HDR. A câmera frontal também tem 12 MP.

As versões iPhone 13 Pro e iPhone 13 Pro Max têm basicamente as mesmas especificações, mas se diferenciam por características como a câmera traseira tripla, que adiciona uma lente teleobjetiva de 12 MP com zoom óptico de 3x. 

Além disso, elas têm a tecnologia Apple ProRAW e gravação de vídeo ProRes até 4K a 30 quadros por segundo (1080p a 30 quadros por segundo para o modelo de 128 GB), que oferecem mais qualidade e flexibilidade na edição dos vídeos.

iPhone 12 

O iPhone 12 é o modelo mais antigo entre os três, mas ainda oferece uma boa performance. Ele foi lançado em 2020 e tem uma tela de 6,1 polegadas com tecnologia Super Retina XDR, mas com uma densidade de pixels menor que os modelos mais novos. O processador é o Apple A14 Bionic, que é um pouco menos potente que o A15 Bionic.

A câmera traseira é dupla, com 12 MP cada, e tem recursos como zoom óptico de 2x, estabilização óptica, modo noturno e HDR. A câmera frontal também tem 12 MP, mas com uma abertura ainda menor que a do iPhone 13. A capacidade de armazenamento chega a 256 GB.

O iPhone 12 Pro e o iPhone 12 Pro Max têm as mesmas especificações, mas também se diferenciam pela câmera traseira tripla, que adiciona uma lente teleobjetiva de 12 MP. Além disso, elas têm a função de Retratos com modo Noite, Apple ProRAW e podem ter até 512 GB de armazenamento. 

Explore as vantagens dos iPhones usados

A Apple é conhecida pela durabilidade e qualidade dos seus produtos, por isso, escolher o iPhone certo para fotografia e vídeo é uma decisão fácil e vantajosa. 

Por isso, comprar um iPhone seminovo pode ser uma alternativa vantajosa, desde que você saiba como escolher bem o seu modelo e compre em um local confiável. Agora que você tirou todas as dúvidas complexas sobre esse aparelho, talvez tenha restado apenas a mais simples delas: devo comprar um iPhone usado em loja física ou online? Confira nosso conteúdo!

Comprar? Trocar? Vender? Com a Trocafone, você pode!