O armazenamento interno do seu smartphone é o o espaço que o usuário tem para guardar seus arquivos e aplicativos. No entanto, não existe nada mais chato do que desejar instalar ou salvar arquivo e o aparelho informar que está cheio.

Cada vez mais os dispositivos exigem uma maior quantidade de memória, sejam para as fotos, vídeos, músicas ou aplicativos.

De qualquer modo, o uso dos seus aplicativos já é suficiente para ocupar o espaço de armazenamento do smartphone. Com esta questão, fica a dúvida se o ideal é comprar um aparelho com mais memória ou então saber conciliar o que você coloca no aparelho.

Armazenamento interno dos aparelhos atuais

Hoje em dia os dispositivos oferecem uma capacidade variada para guardar os seus arquivos. Caso você não tem necessidade de muitos itens, 32 GB pode ser suficiente, apesar de não ser ideal.

Para entender um pouco, é preciso compreender que o sistema operacional, também tem culpa nisso. Como alternativa o Android lançou o Android GO.  Esta versão do sistema operacional é dedicada aos smartphones mais baratos.

Caso este seja o tipo de aparelho que deseja, vale optar pelos modelos com o Android GO. Nesta versão, o sistema ocupa menos espaço da memória do celular.

Em exemplo a versão intermediária do Samsung Galaxy A6+ utiliza 13,37 GB, porém, possui 64GB de armazenamento interno. Nesta situação vale optar pelos aplicativos mais leves ou lite’s. Já ao optar pelo iPhone, o iOS pode ocupar cerca de 6GB.

Entretanto, a cada lançamento os aparelhos estão investindo em mais GBs. Nesta lista entra o iPhone XS Max e o Galaxy Note 9 com versões de 512 GB. Com isto, mostra como as empresas tem observado o perfil dos usuários. Em depoimento recente Renatro Citrini, gerente sênior de produto da Samsung Brasil, completou:

“O consumidor brasileiro tem uma característica própria: ele quer memória, espaço para guardar vídeos, fotos e tudo que ele recebe por WhatsApp, por exemplo. É uma pessoa antenada que também compartilha o momento dele a toda hora”.

Como calcular o armazenamento interno

Armazenamento interno: Como escolher entre 16, 32, 64 ou 256 GB

Fotos

O cálculo de fotos pode não ser fácil, pois isto altera conforme a qualidade escolhida. No iPhone XS Max, por exemplo, uma foto pode ter de 2 a 9 MB, já no Note 9 e Galaxy S9+ é de 2 a 10 MB.

Um celular mais barato, como o Moto E5 pode ter de 200 KB a 3MB, enquanto o Zenfone 5, de 1 a 5 MB.

Spotify

Para quem usa o app de música no iPhone, ele ocupa cerca de 118 MB sem qualquer download. Ao baixar uma média de 100 músicas (305 MB) é possível que no total ocupe cerca de 423 MB.

Netflix

Ainda no iPhone, a Netflix ocupa 207 MB sem qualquer série ou filme baixado. Ao fazer o download de 10 episódios com 25 minutos muda para 1.052 MB (1 GB e pouco). Logo, ao somar o aplicativo com o seu conteúdo o total foi para 1,259 GB.

Aplicativos

No Android é mais fácil identificar quanto que o app ocupa. Ao juntar WhatsApp, Facebook, YouTube, Waze, Instagram, Chrome, Netflix e Spotify, exige cerca de 781,7 MB de espaço. Lembrando que este número pode ser alterado conforme login e uso do mesmo.

No iPhone, a contagem é diferente, pois não permite um controle da memória de cada app como ocorre no Android. Para uma média, ao instalar oito apps no dispositivo a memória ocupada é de aproximadamente 1.022,4 MB (1 GB).

Jogos

Para ter Fortnite, PUBG Mobile, Free Fire, Clash Royale, Candy Crush e Pokémon GO é preciso ter 3,7 GB disponível apenas para instalação. Mas cada um pode solicitar mais espaço quando iniciar.

Ao analisar pela loja, na App Store, temos este resultado:

  • PUBG Mobile (2,1 GB);
  • Free Fire (886,2 MB);
  • Pokémon Go (285,3 MB);
  • Candy Crush (203,7 MB);
  • Fortnite (155,8 MB);
  • Clash Royale (115,9 MB).

Na Play Store, os apps ficam assim:

  • PUBG Mobile (1,5 GB);
  • Free Fire (405 MB);
  • Pokémon Go (95 MB);
  • Candy Crush Saga (80 MB);
  • Fortnite (não está disponível);
  • Clash Royale (92 MB).

Armazenamento interno cheio, como proceder

Caso você esteja com o seu celular cheio e precisando liberar espaço vale optar pelo armazenamento na nuvem. As opções de aplicativos são: Google Fotos e Dropbox. Além disso, você pode usar um cartão de memória Micro SD para aumentar o armazenamento interno.

Armazenamento interno: Como escolher entre 16, 32, 64 ou 256 GB

Gostaram das dicas? Conta pra gente! Deixe sua opinião nos comentários.

Comprar? Trocar? Vender? Com a Trocafone, você pode!