As assistentes virtuais inteligentes vêm atraindo um número cada vez maior de usuários, e o uso dessa tecnologia tem sido cada vez mais comum no Brasil e no mundo. 

Um estudo da Ilumeo Data Science Company apontou que, em 2022, cerca de 91% dos brasileiros usaram comando de voz para exercer alguma atividade, um aumento de 4% em relação a 2020. 

A mesma pesquisa ainda mostrou que um quarto dessas pessoas usa os recursos das assistentes virtuais inteligentes todos os dias, em smartphones, smartwatches, computadores, smart TVs e dispositivos smart específicos de cada marca. 

A seguir, vamos mostrar as características de três das principais assistentes virtuais inteligentes disponíveis no mercado atual: Google Assistente, Siri e Alexa. Confira! 

As funcionalidades das assistentes virtuais inteligentes  

As assistentes virtuais, também chamadas de assistentes digitais, são programas de computador que utilizam Inteligência Artificial combinada a tecnologias de machine  learning para simular conversas como se fossem pessoas. 

Através do comando de voz ou de um simples acionamento pelo toque no aparelho eletrônico, as assistentes virtuais inteligentes são capazes de: 

  • Fazer perguntas;
  • Realizar pesquisas na internet; 
  • Apresentar as principais notícias do dia; 
  • Estabelecer conexão com serviços de streaming;
  • Controlar dispositivos inteligentes, como luzes, cooktops e smart TVs; 
  • Iniciar chamadas de voz ou ligação por vídeo;
  • Programar alarmes, temporizadores e cronômetros.

Cada marca possui suas especificidades e, consequentemente, cada assistente virtual inteligente tem seus prós e contras. Continue a leitura para ver os detalhes do Google Assistente, da Siri e da Alexa e descubra qual é o modelo ideal para você. 

Qual é a melhor: Google Assistente, Siri ou Alexa?

A maioria das assistentes virtuais inteligentes já vêm configuradas de fábrica, mas em alguns dispositivos é possível trocar o sistema de forma manual, como mostraremos na sequência.  Veja, agora, quais as vantagens de cada uma das três assistentes virtuais:

Google Assistente

Logotipo do aplicativo assistente do Google no iPhone.

Conhecido por ser o mais acessível entre os concorrentes, o Google Assistente pode ser utilizado em qualquer sistema operacional de smartphone, seja ele Android ou iOS. 

Compatível com vários equipamentos, incluindo smart speakers, Smart TVs e smartwatches, ele apresenta um bom desempenho em relação a funções básicas de comando de voz, como abrir aplicativos, fazer pesquisas, telefonar para alguém e definir alarmes. 

Apesar de não realizar algumas ações como ligar ou desligar dados móveis e bloquear a tela do celular, ele conta com vantagens únicas. 

Acionado pela frase “Ok, Google”,  Google Assistente tem a possibilidade de mudar de voz, alterando o timbre robotizado que vem de fábrica. 

Siri

O logotipo do assistente virtual de inteligência artificial da Apple, Siri, em seu site em um iPhone.

E aí, Siri?”. É dessa forma que os usuários da assistente virtual da Apple ligam o aparelho inteligente. Presente em diversos dispositivos iOS, como iPhones, Apple TVs, iPads e Apple Watches, a Siri pode controlar sua casa inteira – e não é exagero! 

A Apple oferece a possibilidade de comandar os aparelhos domésticos inteligentes que estão conectados no aplicativo Casa, que pode ser acessado pelo iPhone. 

O sistema super avançado da Siri faz com que ela seja capaz de entender rotinas e de fazer sugestões de otimização de tempo. Ela não só envia mensagens e realiza tarefas por comando de voz, como também aconselha prestar atenção nos horários.

Alexa

Ponto de dedo para Amazon Echo dot versão 2, o dispositivo de streaming de reconhecimento de voz da Amazon em cafeteria.

Disponibilizada em 2014 pela Amazon, a Alexa é uma das assistentes virtuais inteligentes mais procuradas por quem busca inserir a tecnologia no dia a dia. Seja por comando de voz ou pela rede Wi-Fi, ela consegue gerenciar dispositivos inteligentes, organizar agendas, programar alarmes, realizar chamadas de vídeo, dentre outras funções. 

Um diferencial interessante da assistente da Amazon é que ela pode ser instalada em muitos modelos de smartphone vendidos pela Trocafone, tanto em iOS quanto em Androids

Atualmente, a Alexa pode ser encontrada em dois tipos de assistentes virtuais: Smart Speaker e Smart Display. Os Smart Speakers são aqueles equipados com algum assistente de voz, e os principais representantes da linha são:

  • Echo Dot 3ª geração: o aparelho de entrada consegue seguir comandos como tocar determinada música, fazer ligações, controlar dispositivos smart, dar informações e notícias; 
  • Echo Dot 4ª geração: além das funcionalidades anteriores, a 4ª geração do Echo Dot conta com um design esférico, que permite um direcionamento frontal do áudio e a projeção clara de sons mais graves; 
  • Echo 4ª geração: a principal diferença entre o modelo Dot e o tradicional é o tamanho, que é bem maior neste último. O dispositivo tem um som de alta qualidade, com um trio de alto-falantes para sons graves profundos, agudos altos e médios dinâmicos; 
  • Echo Studio: com tecnologia Dolby Atmos, o Echo Studio promete um áudio imersivo, com cinco alto-falantes e canais de som em alturas e posições diferentes, proporcionando mais clareza e profundidade.  

Os Smart Displays também são assistentes virtuais inteligentes comandadas por voz, mas existe um ponto importante que distingue os modelos displays dos speakers: a presença da tela

Dentre os modelos de Alexa com tela, os mais conhecidos são o Echo Show 5, o Echo Show 8 e o Echo Show 10. Neles, o número referente ao dispositivo diz respeito ao tamanho da tela em polegadas, ou seja, Echo Show 5 possui 5 polegadas, e assim por diante. 

Agora, vamos responder à pergunta de qual é a melhor dentre as assistentes virtuais inteligentes que mostramos aqui: o melhor dispositivo é aquele que se adequa às suas necessidades! Por isso, considere todos os pontos que mostramos neste conteúdo e faça sua escolha – e não deixe de acompanhar as avaliações no nosso blog.

Você pode dentro das novidade através do Blog da Trocafone!