Você sabe o que significa ESG? A sigla vem sendo cada vez mais utilizada em conferências mundiais que abordam medidas ecológica e socialmente sustentáveis para o futuro do planeta. 

A tecnologia sustentável e as práticas de desenvolvimento com base na sustentabilidade já vêm sendo implementadas há alguns anos, mas com o agravamento dos problemas relacionados à desigualdade social, aquecimento global, inflação e uma série de outras questões, foi necessário fortalecer o debate sobre esses temas. 

Neste conteúdo, vamos explicar o que é ESG, quais são suas principais características e qual sua importância para as empresas e para sociedade. 

O que significa ESG

ESG é a sigla utilizada para abreviar Environmental, Social and Governance. Em tradução livre para português, ela diz respeito a preocupações ambientais, sociais e de governança das empresas modernas.

Conceito ESG de ambiental, social e governança. Desenvolvimento Corporativo Sustentável. Mão vira cubos de madeira com configuração de destino para ícone ESG com outros ícones ESG em letras brilhantes.

Apesar de serem apenas três letras, a abreviação carrega muito significado. Cada um dos pilares contempla uma área específica relacionada à sustentabilidade e ao compromisso social, como mostraremos agora:

  1.  Environmental: em relação aos cuidados ambientais, o ESG incentiva as empresas a repensarem práticas que afetam a preservação da natureza. Dentre os maiores desafios estão o descarte correto de lixo eletrônico, a preservação da biodiversidade e a redução do desmatamento, da emissão de gases poluentes e do aquecimento da água; 
  2. Social: a questão social é abordada como um todo. Nesse ponto, é feita uma reflexão sobre a forma como a marca se relaciona com as pessoas, dentro e fora da empresa. Além da satisfação do cliente, o foco também é dado para a diversidade da equipe, para o cumprimento das leis trabalhistas, para o respeito e para a privacidade de todos;
  3. Governanceo princípio da governança é relativo a parte administrativa da da empresa, levando em conta a conduta corporativa, a estrutura organizacional, os compromissos de cada conselho e a relação com órgãos públicos e privados.

Como podemos perceber, o conceito de ESG vai muito além da sustentabilidade. Uma empresa ESG deve ter uma visão mais ampla de responsabilidade, não só ambiental, como também social e administrativa. 

A importância do ESG para as empresas

Além do preço e da qualidade dos produtos, os consumidores estão atentos, também, à cadeia de abastecimento sustentável e ao propósito da marca. 

Política de governança social ambiental ESG para empresas modernas para definir um padrão para alcançar alta pontuação ESG.

Uma pesquisa recente mostrou que 87% dos brasileiros preferem marcas com práticas sustentáveis. Além do impacto no mundo dos negócios, esses números mostram uma grande consciência social. 

Mas os benefícios da implementação do ESG são muito maiores do que apenas a atração de clientes. Dentre as vantagens da prática, podemos citar:

  • Redução de riscos e de despesas; 
  • Melhoria na comunicação interna e no posicionamento no mercado;
  • Atração de investidores, especialmente aqueles engajados com causa ambientais;
  • Aumento da produtividade e das vantagens competitivas;
  • Diminuição ou eliminação de problemas legais e regulatórios;
  • Fidelização de clientes, que passam a promover a imagem da marca;
  • Retenção e satisfação dos funcionários; 
  • Possibilidade de conseguir créditos direcionados a projetos sustentáveis, oferecendo mais segurança aos investidores.

Com a necessidade cada vez maior de apresentar práticas econômicas, ambientais e socialmente sustentáveis, a tendência é que, em 2023, os pilares do ESG sejam ainda mais consolidados em diversas empresas.

Esse fortalecimento só é possível se agentes do mercado, entidades civis, organizações sem fins lucrativos, equipes lideradas por governo e os cidadãos, em geral, continuarem colocando os aspectos sustentáveis como prioridade.    

No Brasil, empresas como Natura, Boticário, Nestlé, Coca Cola e P&G têm apresentado bons resultados em relação à implementação dos pilares do ESG. 

O retorno para a sociedade 

As empresas, hoje, exercem um papel muito importante não só no mercado, como também na vida social das pessoas e, por isso, a forma como elas se organizam interfere diretamente na resolução de problemas populares. 

Com o passar dos anos, novas regulações e leis foram sendo apresentadas para que houvesse uma mudança gradual em relação às boas práticas de sustentabilidade e de compromisso com a população, o que acabou refletindo na maneira como os consumidores passaram a enxergar essas companhias. 

Levando que o significado de ESG abrange o compromisso com a promoção da dignidade humana, tanto do consumidor quanto do trabalhador, fica evidente que o efeito da manutenção dos pilares do ESG ultrapassa somente a compra de produtos sustentáveis ou a redução de materiais poluentes.

No blog da Trocafone, você pode conferir outros conteúdos sobre sustentabilidade, além do que você acabou de conferir sobre o que significa ESG. Acesse a nossa página para ver esses materiais. Boa leitura!

Melhor para o seu bolso e para o planeta!