O avanço da tecnologia tem sido cada vez mais rápido. Se, de um ano para outro, o mercado já apresenta diversos upgrades, imagine quanto a coisa mudou nos últimos 50 anos!

Vamos ver um exemplo. O Motorola DynaTAC, lançado em 1983, tinha 30 centímetros de altura e pesava quase 1 quilo. Para se ter uma ideia, o iPhone 14 tem 15 centímetros e um peso de apenas 170 gramas.  

Em relação aos valores, as diferenças também são enormes. Enquanto um dos pioneiros da Motorola chegou ao mercado pelo valor de US$ 3.900, a versão mais recente da Apple podia ser adquirida por  US$ 799 na data do seu lançamento. 

Continue a leitura para saber quais foram os pontos mais marcantes no avanço da tecnologia telefônica

A primeira ligação pública de celular

Um dos grandes marcos da telefonia móvel foi a primeira ligação pública feita de um telefone celular. O fato aconteceu em 3 de abril de 1973, em Manhattan, nos Estados Unidos, e quem realizou este feito foi Martin Cooper, engenheiro da Motorola. 

Os celulares ainda não estavam disponíveis para os consumidores, mas aquele momento ficou marcado na história por diversos motivos. O primeiro deles foi a ação, em si. Imagine a surpresa dos pedestres que passavam pela rua ao ver um homem segurando um dispositivo enorme no ouvido, como se estivesse falando com alguém. 

O Dynatac usado por Cooper na ligação
O aparelho telefônico usado por Cooper

Do outro lado da linha, encontramos a segunda razão pela qual esta data de 1973 foi tão importante. Quem atendeu ao telefonema Joel Engel, chefe da Bell Labs, da rede de pesquisa AT&T. Na época, os estudos da empresa haviam avançado, e ela parecia ser a marca mais perto do desenvolvimento de um dispositivo móvel. 

Não foi Joel Engel que popularizou os celulares, e nem Martin Cooper. Por problemas de fabricação e de regulamentação burocrática, o ritmo de entrega dos aparelhos foi reduzido nos anos seguintes, mas os desenvolvedores sempre acreditaram na evolução do celular. 

Desde aquela época, os estudiosos já previam que os telefones móveis, um dia, seriam parte importante da sociedade – mas provavelmente nenhum deles conseguia imaginar quantos avanços aconteceriam na tecnologia desses 50 anos para cá. 

O Nokia Tijolão

O modelo 6310 da Nokia é um dos maiores clássicos da história da telefonia móvel, mas é muito provável que você conheça o aparelho por outro nome: Nokia Tijolão. O dispositivo, lançado em 2001,  ganhou esse apelido no Brasil por ser muito resistente

nokia 6310
Nokia 6310

Com apenas 1,8 polegadas de tela e sem qualquer sistema operacional inteligente, o celular da Nokia foi um grande avanço da tecnologia quando pensamos em popularidade e em ferramentas inovadoras, como o Snake – o famoso “jogo da cobrinha” . 

A produção do Nokia Tijolão foi encerrada em 2005, mas, em 2021, a empresa decidiu fazer uma edição especial do 6310 em comemoração aos 20 anos do aparelho, e é claro que não poderia faltar o joguinho. 

Os exemplares, desenvolvidos no Reino Unido, não chegaram ao Brasil, e os brasileiros não puderam ter, em mãos, a nostalgia de ter um celular com bateria capaz de durar 21 dias ligado

A chegada dos smartphones

Se os celulares já foram um grande avanço da tecnologia telefônica, o que podemos dizer dos smartphones? Os telefones smart passaram a utilizar sistemas operacionais mais avançados, que funcionam como se fossem um pequeno computador. 

Com o telefone inteligente, os usuários podem ouvir músicas, fazer e receber ligações, enviar mensagens e organizar tarefas pessoais em um só aparelho. Os smartphones também são capazes de rodar diversos aplicativos, reproduzir mídias portáteis, fazer fotos e vídeos, compartilhar arquivos e navegar pela internet através de redes móveis. 

Apesar de não ter sido o primeiro registro oficial de smartphone, um dos dispositivos mais conhecidos no mercado mundial foi o BlackBerry 5810, disponibilizado para o público no início dos anos 2000.  

balckberry 5810
BlackBerry 5810

O sistema operacional BlackBerry não está mais ativo, e os principais padrões de smartphones apresentados atualmente são o Android, o iOS e o Windows.  

As revoluções da Apple

Até a década de 1990, os celulares eram vistos como itens de luxo. Naquela época, Motorola e Nokia eram praticamente as únicas empresas a conseguirem fabricar os telefones móveis. Essa realidade mudou completamente no dia 09 de janeiro de 2007, em uma conferência liderada por Steve Jobs. 

O CEO da Apple, que ganhou forças depois do lançamento do iPod, apresentou algo revolucionário: um dispositivo de telefonia móvel que tinha uma tela controlada pelo toque e acesso via internet, que foi chamado de iPhone.  

iPhone XR disponível na Trocafone
iPhone XR disponível na Trocafone

A primeira versão do iPhone reuniu uma legião de pessoas, com filas enormes para ver quem conseguiria adquirir a novidade nos Estados Unidos. Em apenas 74 dias, a empresa atingiu a marca de 1 milhão de iPhones vendidos. 

Poucos meses depois, o sucesso foi multiplicado em diversos países e, em 2021, um estudo publicado pela Asymco apontou que a Apple já vendeu mais de 2 bilhões de iPhones em todo o mundo

A partir daí, o iPhone passou a ser principal referência de tecnologia do mercado, e as linhas que sucederam o primeiro modelo são sempre consideradas de ponta. Como você pôde perceber ao longo do conteúdo, o avanço da tecnologia foi enorme. Do Nokia Tijolão ao iPhone 14, a maior certeza que temos hoje é que não conseguimos mais ficar sem celular. Se estiver em busca de um smartphone mais moderno, já sabe onde procurar: na Trocafone!

Comprar? Trocar? Vender? Com a Trocafone, você pode!