É muito ruim quando a gente tenta abrir um site e ele não carrega porque o computador está  travando, não é? Muita gente acha que o problema é causado por instabilidade da internet, mas existem diversas causas para computador lento – e diferentes resoluções também. 

A mais simples delas, por exemplo, é desligar o computador sempre que você terminar suas atividades. Muitos usuários acabam apenas fechando o monitor ou deixando a tela entrar em modo de economia de energia. 

Porém, quando o dispositivo não é desligado, o cache continua armazenado na memória, e os programas continuam rodando em segundo plano, sobrecarregando o sistema e deixando o computador lento. Continue a leitura e veja outras dicas de como evitar lentidão no seu PC. 

Não clique em links desconhecidos

Clicar em links desconhecidos ou baixar arquivos de fontes não confiáveis são atitudes que podem causar sérios problemas no PC. Além de deixar seu computador lento, esses programas expõem o seu sistema operacional a vírus, deixando seu equipamento e suas informações vulneráveis

Antes de abrir os ícones, observe os elementos que confirmam a segurança dos itens. Um deles é o domínio do site, que deve ser analisado com atenção. Páginas falsas ou fraudulentas costumam substituir letras da palavra original , apresentar duplicações ou utilizar terminações pouco usuais, ao invés de “.com” ou “.com.br”. 

Se ainda não tiver certeza em relação à proteção dos conteúdos, acesse o Relatório de Transparência, através do nosso passo a passo:

1. Entre na página de navegação segura do Google;

Printscreen da página de navegação do google

2. À direita da visão geral, clique em “Status do site”;

3. Copie a URL do site que você quer pesquisar e cole na barra “Verificar o status do site”;

4. Descubra o status atual. Só continue na página se aparecer a resposta “Nenhum conteúdo não seguro foi encontrado”. 

Não se esqueça de verificar, também, a presença do ícone de cadeado ao lado da URL do site. Caso não tenha o cadeado, desconfie. 

Prinscreen do site da Trocafone mostrando o cadeado antes da URL.

Remova programas inativos

De forma geral, os computadores já vêm com programas instalados de fábrica. O principal objetivo é fazer com que eles sejam executados e atualizados de forma mais otimizada e, por isso, eles são carregados automaticamente toda vez que você liga o seu PC.

Apesar de ser muito vantajosa na maioria dos casos, essa prática pode prejudicar a sua máquina. Se houver uma grande quantidade de aplicativos sendo rodados automaticamente, o sistema fica sobrecarregado, gastando mais energia e ocupando mais espaço no armazenamento do dispositivo. 

Você pode desabilitar alguns desses softwares no menu “Gerenciador de Tarefas”, seja pela barra de pesquisa ou pelo atalho Ctrl + Alt + Del. Clique em “Inicialização” e, com o botão direito do mouse, selecione a opção “Desabilitar”. 

Um número alto de programas baixados também pode causar os mesmos problemas e, para evitá-los, você deve excluir tudo o que você não utiliza mais ou colocar os arquivos em um algum tipo de HD, seja ele externo ou em nuvem. 

Para proteger ainda mais seu computador contra panes, remova as ferramentas em segundo plano. Para desativar o que você não estiver usando,  procure por “Aplicativos em segundo plano” nas configurações do computador e escolha quais recursos podem ou não executar tarefas quando não estiverem em atividade. 

Mantenha o sistema sempre atualizado

A tecnologia avança muito rápido, e a atualização dos sistemas é fundamental para que os dispositivos consigam acompanhar o desenvolvimento dos programas e, consequentemente, garantir a proteção dos dados e dos softwares

Todas as funções de um computador são realizadas pelo sistema operacional. Por isso, é fundamental que ele esteja funcionando da maneira correta – o que só é possível se ele estiver atualizado. 

Printscreen da aba de atualizar do windows

Além de garantirem correções de falhas, os updates conseguem detectar falhas de segurança e corrigi-las antes que seu computador fique lento. Portanto, quando o sistema acusar a necessidade de atualização, realize o procedimento assim que finalizar suas atividades. 

Evite fazer muitas conexões simultaneamente 

Pane no sistema, alguém travou seu computador – e pode ter sido você mesmo, ao deixar muitos processos rodando ao mesmo tempo. Quando falamos nessas conexões simultâneas, estamos nos referindo tanto ao uso de acessórios quanto à abertura de muitos programas ao mesmo tempo. 

As ferramentas que você utiliza são executadas pelo processador, que consome memória RAM para realizar suas tarefas. Se muitos recursos estiverem ativos simultaneamente, o desempenho diminui.

Outro ponto importante, mas que quase ninguém sabe, está ligado aos acessórios. Quanto mais dispositivos removíveis estiverem conectados ao computador, como mouse, teclado e entradas USB, mais lento o computador vai ficar. 

hub usb tipo c conectado ao laptop com muitos cabos conectados para equipamentos periféricos de computador.

Dependendo do tipo de tecnologia usada no equipamento extra, a autonomia da bateria também pode ser afetada. Nesse caso, é interessante desconectar o acessório quando ele não estiver sendo usado. 

Se, depois de seguir todas as sugestões que demos para evitar problemas com computador lento, seu dispositivo ainda apresenta lentidão, procure um serviço de reparo. Acompanhe as dicas de tecnologia na Trocafone e veja como deixar seus dispositivos sempre funcionais.  

Você pode dentro das novidade através do Blog da Trocafone!