Sobrecarga do sistema operacional, uso de aplicativos pesados, erros em componentes internos e bateria superaquecida são apenas algumas das razões que podem levar ao aquecimento do smartphone. De forma geral, a tela, o processador e a bateria são os maiores causadores do problema, e você vai descobrir o porquê. 

Todos os três elementos, em graus diferentes, estão diretamente ligados às correntes elétricas que passam pelo aparelho. Quanto maior for a sobrecarga entre eles, maior é o consumo de energia e, consequentemente, mais calor é gerado. 

Neste texto, vamos falar especificamente do superaquecimento da bateria, que é uma das principais queixas dos usuários nas assistências especializadas em reparo. Veja, a seguir, quais são as principais causas dessa falha e o que fazer para evitar danos ao seu aparelho. 

O que pode causar o problema da bateria superaquecida

Antes de falarmos sobre possíveis causas do superaquecimento da bateria, é importante ressaltar a diferença entre o aquecimento normal e o superaquecimento que serve como um sinal de alerta. 

Quando a bateria está carregando, por exemplo, é esperado que o smartphone esquente. Isso porque ele está recebendo energia de uma outra fonte, o que acaba deixando sua temperatura mais alta. No caso dos celulares com carregamento rápido, em que a troca de cargas é feita de forma veloz, esse aquecimento tende a ser ainda maior. 

Da mesma maneira, os eletrônicos são aquecidos quando o sistema fica sobrecarregado, e é por isso que eles ficam quentes quando muitos aplicativos são executados em segundo plano, quando o usuário faz uma ligação telefônica longa ou até mesmo quando faz uma restauração com backup. 

O problema maior acontece quando a bateria esquenta demasiadamente durante o uso, sem que ele esteja ligado a um cabo de energia ou a uma ferramenta que demande naturalmente um esforço do sistema operacional. Na maioria das vezes, essa sobrecarga acontece pela ação de vírus ou pelo contato com calor acima do normal. 

Telefone celular bateria explode

Existem condições externas que deixam a bateria ainda mais quente, como uso de capinhas protetoras isolantes ou de carregador inadequado, exposição ao sol e a lugares com altas temperaturas. O recomendável é que os aparelhos sejam sempre armazenados em locais frescos e arejados, com limite máximo de 43º Celsius. 

Como solucionar a questão

Como vimos anteriormente, existem uma série de fatores que podem, momentaneamente, fazer com que o aparelho fique mais quente. Mas esses casos são naturais e passageiros, enquanto o superaquecimento é frequente e extremamente prejudicial, podendo danificar permanentemente os componentes internos. 

Por isso, o primeiro passo para resolver o problema da bateria superaquecida é acionar um profissional para confirmar se o que está acontecendo é realmente uma questão da bateria. 

Nesse ponto, a bateria dos iPhones conta com uma proteção que os aparelhos Android ainda não têm. Os smartphones da Apple possuem um monitoramento constante de temperatura, e quando o telefone aquece acima do limite ele desliga automaticamente. 

Caso esse desligamento ocorra com frequência, leve o iPhone a uma assistência técnica autorizada para verificar a questão. O mesmo deve ser feito no caso dos Androids. 

Fogo mão segure fogo smartphone

Além das medidas para contornar o superaquecimento da bateria, é importante tomar alguns cuidados para evitar esses transtornos. Para isso, você pode tomar algumas atitudes simples, como: 

  • Manter o sistema operacional sempre atualizado;
  • Evitar usar o celular enquanto carrega; 
  • Fazer pausas frequentes no uso do celular, principalmente em lugares quentes; 
  • Não deixar o celular exposto ao sol e a temperaturas elevadas, como em carros fechados em dias quentes; 
  • Não abrir links desconhecidos, que têm potencial para conter vírus e malwares; 
  • Diminuir o brilho da tela, especialmente quando estiver usando aplicativos pesados;
  • Não usar acessórios falsificados, optando sempre por carregadores homologados; 

Seguindo essas dicas, você garante a saúde da bateria e aumenta a vida útil do seu aparelho. Para complementar este conteúdo sobre bateria superaquecida, leia também o nosso texto: Acessórios de celular: os perigos dos produtos falsificados.

Você pode dentro das novidade através do Blog da Trocafone!