Quem nunca pediu uma corrida em carro de aplicativo? Com bastante volume de usuários, a preocupação com a segurança também é grande, tanto por parte dos motoristas quanto por aqueles que solicitam as viagens. 

Neste conteúdo, o foco será dado às dicas para reforçar a proteção do usuário, em especial nos aplicativos Uber e 99, que são os apps com maior alcance nacionalmente, dentre as opções disponíveis atualmente. Continue a leitura.

Os problemas enfrentados pelos usuários

Uma pesquisa encomendada pelo PayPal apontou que 62% das pessoas preferem usar esses serviços de mobilidade e transporte a utilizar o próprio carro. Nos centros maiores, muitos usuários têm usado os apps para evitar estresse com trânsito e com problemas para encontrar estacionamento. 

Seja qual for o motivo da viagem, é preciso ficar atento à segurança do passageiro, especialmente no caso das mulheres. Infelizmente, as estatísticas apontam para uma triste realidade. Os relatos de usuárias assediadas em carros de aplicativo tem sido cada vez mais frequentes.

Em São Paulo, de acordo com relatório do Nossa São Paulo de 2023, 19% das passageiras afirmaram já ter sofrido assédio em carros particulares. Em 2018, a porcentagem era de 4%. 

Os próprios apps já têm tomado algumas providências para tentar coibir esse tipo de prática, mas ainda assim é interessante tomar alguns cuidados, como os que vamos mostrar a seguir. 

Dicas para aumentar a segurança em carro de aplicativo 

Existem medidas simples que podem ajudar a evitar dores de cabeça durante e depois das corridas em carro de aplicativo. Veja o que pode ser feito nos Uber e no 99. 

Ative o código de verificação 

O Uber possui a função U-Código, que é a ativação de um código de verificação em toda viagem pelo aplicativo. Toda vez que uma corrida é solicitada, é gerada uma senha aleatória. O motorista só consegue iniciar o trajeto quando o código for validado. 

Para acionar a ferramenta, o usuário deve seguir o passo a passo:

  1. Abra o app do Uber;
  2. Entre nas configurações de conta;
  3. Clique na opção “Confira Sua Viagem”;
  4. Habilite o PIN de quatro dígitos.

passo a passo código uber
Dizer "confirme sua viagem", dentro do aplicativo Uber

O recurso não está disponível no aplicativo 99, mas existem outros mecanismos para aumentar a segurança do passageiro. Continue a leitura para saber mais. 

Escolha uma localização segura para o embarque

Antes de solicitar o início da corrida pelo carro de aplicativo, escolha um local seguro para esperar a chegada do motorista. Evite lugares mal iluminados e, sempre que possível, fique em um lugar que tenha movimentação de pessoas. 

Fique atento às avaliações do motorista

As avaliações do motorista são importantes para que você saiba se algum passageiro já teve algum problema relacionado ao condutor ou até mesmo à condição de segurança do carro. 

avaliação motorista 99

Da mesma maneira, procure sempre reportar práticas negativas do condutor, como usar o celular ao volante sem que seja estritamente necessário para a localização do trajeto ou deixar de colocar o cinto de segurança. 

Confira as informações do motorista e do veículo

Pode parecer uma dica simples, mas muita gente se esquece de verificar se a identificação do motorista e do carro de aplicativo estão corretas, quando o veículo chega no local combinado. 

É fundamental conferir se o modelo, a cor e a placa do automóvel são os mesmos que aparecem no app. Antes de entrar no carro, peça para que o condutor fale o nome dele e o do passageiro. Se houver qualquer divergência, cancele a corrida e reporte imediatamente o fato ao aplicativo. 

No 99, você pode entrar em contato pelo telefone 0800-888-8999 ou fazer a denúncia pelo app, na opção “Ajuda”. Dentro deste menu, encontre a categoria “Segurança” e selecione a opção “Motorista não era o mesmo”. 

No Uber, você pode acionar a “Ajuda” antes ou depois da viagem, ao clicar em “Problemas com uma viagem específica e reembolsos”. Ao selecionar uma corrida já finalizada, utilize a ferramenta “Reportar problema de segurança”.  

Compartilhe a corrida com uma pessoa de confiança

Ative a função de compartilhamento da viagem em tempo real para que alguém de sua confiança possa acompanhar o trajeto. No Uber, você pode cadastrar até cinco números de telefone no menu de Segurança, na opção “Contatos de Confiança”. Também é possível enviar os detalhes por SMS para qualquer contato, clicando em “Compartilhar status da viagem”.

printscreen da tela da aba Gerenciar Contatos de Confiança no Uber

A função é bastante parecida com a do 99. Neste último, o usuário deve tocar no ícone de segurança, que aparece no canto direito da tela depois que a corrida é solicitada. Basta clicar em “Compartilhar corrida” e selecionar o contato desejado. 

Caso identifique alguma ameaça, grave a viagem

As ferramentas para gravação de áudio da viagem já estão disponíveis no Uber e no 99. Em ambos os aplicativos, o usuário deve tocar no ícone de escudo azul na tela inicial e aceitar os termos de uso. Quando a corrida é finalizada, o áudio para de ser gravado e o arquivo é automaticamente salvo no app, podendo ser aberto pela empresa ou pelas autoridades.

Em situação de perigo, acione a Polícia Militar (PM), através do telefone 190. Tanto no Uber quanto no 99 é possível ligar para a PM diretamente do aplicativo, nos botões de emergência. Os dados da corrida e a localização do veículo aparecerão na tela para facilitar a identificação. 

Nos casos de acidentes, a central de atendimento do Uber é pelo telefone 0800-006-8068, e o aviso também pode ser dado dentro do menu de “Segurança”, na opção “Me envolvi em um acidente”.  A Central de Ajuda do 99 está disponível no aplicativo e pelo número 0800-888-8999.

Você confere outras dicas, além das que demos agora sobre segurança em carro de aplicativo, no Blog da Trocafone. Acesse nossos conteúdos e confira

Você pode dentro das novidade através do Blog da Trocafone!