Muitos usuários ainda têm dúvidas se a bateria do iPhone é boa e se não vão ficar na mão com o celular descarregado ao longo do dia. 

A tecnologia de ponta, aliada a recursos avançados, fazem dos iPhones os mais cobiçados do mercado. Apesar da qualidade reconhecida, a bateria é realmente uma questão que ainda pesa na escolha entre iOS ou Android

Mas será que essa ideia de que a bateria do iPhone acaba rápido é verdade? Vamos desvendar esse mistério ao longo do nosso conteúdo de hoje. Continue a leitura e confira!

Como saber se a bateria do iPhone é boa? 

Antes de começarmos a fazer a avaliação, é importante pontuarmos quais serão os critérios utilizados para definir se a bateria do iPhone é boa ou não. 

Para testar as baterias, as marcas e empresas especializadas rodam vários aplicativos, jogos e serviços, nas mesmas configurações de rede e de brilho de tela

Os apps ficam ativos até que a bateria se esgote completamente, e essa duração da energia é cronometrada. 

Levando em conta esses critérios, conseguimos definir o que faz de um smartphone uma referência em termos de desempenho da bateria. Agora que você já sabe como são feitos os testes, vamos aos resultados. 

Até quando a vida da bateria do iPhone é boa

Qualquer bateria recarregável possui componentes consumíveis e, por isso, tem uma vida útil limitada

Vale lembrar que vida útil e duração são conceitos diferentes. Quando falamos da duração da bateria, estamos nos referindo ao tempo de funcionamento do aparelho antes que ele precise ser carregado. 

Por outro lado, a vida útil é a durabilidade da bateria até que ela precise ser substituída por outra. A “idade química” faz com que essa duração fique menor. 

Isso quer dizer que, com o tempo, o desempenho e a capacidade da bateria diminuem, e elas devem ser substituídas. 

Esse envelhecimento químico da bateria também acontece no iPhone, em menor ou maior intervalo, dependendo da geração do aparelho e da frequência com que ele é usado no dia a dia. 

Não existe um termo específico para que esse desgaste comece a aparecer, mas existem alguns sinais que indicam que a saúde da bateria do iPhone precisa de atenção.

Dentre eles, estão a diminuição da capacidade de manter a carga, resultando na redução entre os períodos entre uma carga e outra, e a mudança nos picos de energia

O pico de energia é o fornecimento da bateria em seu desempenho máximo instantâneo para que todo o sistema seja alimentado ao mesmo tempo, garantindo boa performance. 

Desempenho da bateria do iPhone

As baterias dos sistemas iOS são feitas de íons de lítio, tecnologia avançada que, por ter densidade maior de carga, permite um carregamento mais rápido. 

Apesar de modelos de iPhone terem esse mesmo sistema de lítios, o desempenho da bateria pode ser diferente, dependendo da versão. 

Mas todos eles, independentemente do sistema operacional e da geração, possuem baterias projetadas para manter pelo menos 80% da capacidade original durante o primeiro ano, possibilitando uma média de 500 ciclos de carga

O funcionamento das baterias de íons de lítio Apple acontece em ciclos de carga. Ele é determinado quando você usa 100% da capacidade da bateria.

Em outras palavras, um ciclo de carga é completo quando a bateria é completamente descarregada. Mas isso não quer dizer que ele tenha que desligar para que você possa recarregá-lo. 

Se você usar 60% da capacidade de bateria em um dia e, de noite, colocá-la para carregar, o ciclo só vai ser completo quando você gastar outros 40% de energia, somando 100%. 

Qual o melhor iPhone em autonomia de bateria em 2022? 

Os testes de autonomia apontaram um alto desempenho da bateria em todos os modelos da linha, mas um deles ganhou mais destaque: o iPhone 13. 

O iPhone 13 foi um dos últimos lançamentos da Apple. A geração, apresentada em 2022, conta com as versões original, Mini, Pro e Pro Max. A principal diferença é o tamanho da tela. 

Todos os smartphones da geração possuem apresentam alto desempenho da bateria, e, aqui, daremos destaque ao iPhone 13 original. 

iPhone 13

Foto da parte de trás de um iPhone 13 que está em cima de uma mesa, em posição vertical.

A duração da bateria do iPhone 13 é um dos grandes destaques do aparelho. Com quase 10 horas de autonomia a mais do que o iPhone 12, ele se mostra uma das melhores opções para quem busca um top de linha com boa durabilidade da bateria. 

O smartphone tem a capacidade de passar um dia inteiro longe da tomada, mesmo com o uso intenso durante o dia. Sua autonomia permite até: 

  • 19 horas de reprodução de vídeo;
  • 15 horas de streaming de vídeo;
  • 75 horas de reprodução de áudio. 

A recarga sem fio via pode ser feita via MagSafe e Qi. O carregador não vem com o aparelho na caixa, mas é possível comprar o carregador de 20W ou superior de forma separada.  

Com o lançamento do iPhone 8, em 2017, os aparelhos da Apple passaram a contar com a função de carregamento rápido. Ao contrário do que muita gente pensa, ele não prejudica a saúde da bateria. 

O modelo do iPhone 13, é compatível com recarga rápida, enchendo o tanque de carga inteiro em pouco mais de 1 hora. 

Qual o iPhone que tem melhor autonomia de bateria em relação custo-benefício?

Com o lançamento do iPhone 8, em 2017, os aparelhos da Apple passaram a contar com a função de carregamento rápido. Ao contrário do que muita gente pensa, ele não prejudica a saúde da bateria. 

Além de ser compatível com a recarga rápida, o iPhone XR demonstrou outras características que indicaram a melhor relação custo-benefício entre os iPhones. 

iPhone XR

Dois iphones XR sobre uma mesa. O do lado esquerdo da foto é azul, e o do lado direito é amarelo.

O iPhone XR vem com o Chip A12 Bionic, que otimiza o uso da bateria. Com 2.942mAh de capacidade, a autonomia da bateria permite até 16 horas de reprodução de vídeo e 65 horas de reprodução de áudio. 

O aparelho XR também tem a opção de recarga sem fio via Qi e é compatível com recarga rápida. Mas o que chama mais atenção em relação ao iPhone XR é o preço. 

O desempenho da bateria é parecido com outros modelos, como o iPhone 12. Entretanto, o iPhone XR pode ser adquirido por um valor bem menor, fazendo com ele leve vantagem em relação ao custo-benefício.   Agora que você já sabe que a bateria do iPhone é boa, sugerimos que leia o nosso conteúdo sobre Como maximizar a bateria de iPhone, melhorando ainda mais a performance do seu aparelho. 

Comprar? Trocar? Vender? Com a Trocafone, você pode!