O smartphone virou um companheiro praticamente inseparável para a maior parte da população. Imagine levar o susto de ver que seu celular caiu na água e que corre o risco de ter estragado! Mas calma, vamos te ajudar a resolver. 

Para você ter uma ideia do quanto usamos o aparelho, no Brasil existem mais celulares do que habitantes. E é claro que muitas dessas pessoas levam o celular para todos os lugares: para o banheiro, para a beirada da piscina, para deixar tocando música enquanto lava a louça. 

Por descuido ou acidente, o aparelho pode molhar, causando a oxidação dos componentes internos e prejudicando, ou mesmo impedindo, seu funcionamento. Se seu celular caiu na água, veja, a seguir, o que fazer para evitar esse problema!. 

Seja ágil

Em um primeiro momento, essa dica pode parecer óbvia, mas não é! Para se ter uma ideia, a água demora, em média, 20 segundos para penetrar em seu aparelho e, se ele estiver ligado, pode ocorrer um curto circuito em seu celular.

Quanto mais rápido você conseguir tirar o smartphone da água, maior é a chance de recuperá-lo. Mesmo que ele tenha caído em um lugar um pouco desagradável, como o vaso sanitário, lembre-se de que qualquer segundo pode ser decisivo. 

Desligue o smartphone  

Muita gente, por impulso, tenta mexer no celular assim que ele é retirado da água. Mas tenha cuidado, pois essa ação pode estragar de vez o produto. Se o celular que caiu na água estiver funcionando, o melhor a fazer é desligar o aparelho o mais rápido possível

Essa sugestão vale, inclusive, para celulares que tenham certificação de proteção contra água. Apesar de eles serem excelentes recursos, os certificados funcionam até uma certa profundidade, durante um determinado tempo. Fora desses limites, ele também pode ser danificado. 

Seque o aparelho

Depois que você retirou o seu celular da água, é hora de secar o aparelho. Para isso, use papel toalha ou panos secos. Tenha muito cuidado para que a água não se espalhe no interior do aparelho. 

Evite utilizar papel, já que ele, quando molhado, pode obstruir pequenas cavidades no interior do celular. Outra dica é limpar o interior do celular com álcool, já que esse líquido ajuda a evaporar a água.

Para o celular secar com mais facilidade, retire todos os componentes e coberturas removíveis como a capa de proteção e a película protetora.

Retire o chip, o cartão de memória e a bateria

As principais informações do seu celular estão armazenadas no chip ou no cartão de memória do aparelho. Para impedir que você perca seus dados e evitar que esses elementos sejam danificados, retire as peças o quanto antes

Não se esqueça de remover, também, a bateria, pois, em contato com a água, ela pode causar uma pane nos circuitos elétricos. Nos modelos em que não é possível retirar a bateria, como os iPhones, desligá-los já é o suficiente.

Assim que os dispositivos forem recolhidos, seque-os com bastante cuidado. Utilize um guardanapo ou outro item limpo, seco e macio, como flanelas e blusas. 

Utilize um aspirador de pó ou um ventilador

Ao contrário do que muitos pensam, usar o secador de cabelo é uma péssima ideia para quem quer secar um celular. Ele aumenta a umidade nos componentes e ainda pode danificar algumas peças por causa do calor. 

O recomendado é usar um aspirador de pó ou ventilador. Para remover corretamente umidade do interior do seu celular, pegue um dos desses dois produtos e mantenha-o ligado por cerca de 20 minutos sobre a área afetada. Não deixe-o muito próximo ao seu celular para que o calor e o vento não espalhem a água.

Coloque o aparelho em uma vasilha com arroz

Para secar o seu celular há outra dica bastante curiosa e muito eficiente. Coloque o seu aparelho em uma tigela ou saco hermeticamente fechado com arroz cru. O arroz consegue absorver a umidade que está concentrada na parte interna do smartphone.  

Você pode usar, no lugar do arroz, outro item que tenha essa propriedade absorvente, como gel de sílica, cuscuz ou areia utilizada para caixa de gatos, desde que esteja limpa.

Feche bem o recipiente e guarde-o em um local seco e arejado por um dia inteiro. Passado esse tempo, tente ligar o celular. Não tenha pressa para fazer o teste. 

Independentemente da técnica utilizada para recuperar o celular que caiu na água, espere pelo menos um 24 horas para religá-lo. Não faça nenhuma manobra antes de conferir se todas as partes do seu aparelho estão limpas e secas.

Se a resposta for positiva, coloque a bateria, o chip ou o cartão de memória novamente em seu celular e, só depois, realize o teste para ver se o smartphone voltou a funcionar. Caso nenhuma das tentativas anteriores tenha sucesso, busque a ajuda de especialistas.

Proteja o seu celular com um seguro 

Considere contratar um seguro celular para o seu aparelho. Existem diversas seguradoras online que facilitam a contratação e possuem um bom custo-benefício.

Dessa forma, você não precisa se preocupar caso o celular caia na água, já que a apólice do seguro garante o conserto ou a indenização do ocorrido. Além disso, você pode se tranquilizar sobre roubos e furtos, já que estão inclusos na cobertura do seguro. Veja como proteger o seu aparelho com um seguro celular e pense nessa possibilidade.

 No blog da Trocafone, você pode conferir diversas dicas sobre como cuidar da saúde do seu aparelho. É só clicar aqui!

Você pode dentro das novidade através do Blog da Trocafone!