Se você acabou de comprar seu novo aparelho da Apple, então, agora precisa saber como ativar e configurar o seu iPhone usado de forma rápida e fácil.

É nesse momento que você deixa o aparelho do seu jeito, com as suas informações e preferências de segurança e privacidade. Com esse guia passo a passo, você aproveita toda a potência do iPhone.

Passo 1: verifique se o iPhone está pronto para a configuração

Antes de iniciar o processo de configuração, verifique se o iPhone está desbloqueado e sem nenhuma conta iCloud vinculada. Para isso, ligue o iPhone e deslize para desbloquear. Se aparecer uma tela de boas-vindas com o idioma e o país, significa que o iPhone está pronto para a configuração. 

Contudo, se aparecer uma tela de ativação com um pedido de senha ou ID Apple, significa que o iPhone ainda está vinculado a uma conta iCloud. Nesse caso, você deve entrar em contato com o vendedor ou com o antigo proprietário e pedir que ele remova a conta iCloud do iPhone.

Verifique, também, se há espaço de armazenamento suficiente para restaurar um backup do dispositivo anterior, que pode ser feito via iCloud, iTunes e Quick Start (Início Rápido). No caso de uma migração do Android para iOS, baixe o aplicativo “Migrar para iOS”, no Google Play.

Passo 2: inicie o processo de configuração

Para iniciar o processo de configuração, ligue o aparelho mantendo o botão lateral pressionado até que o logotipo da Apple apareça. Se ele não ligar, verifique se está com a bateria carregada. Em seguida, siga as instruções na tela de boas-vindas.

Passo 3: escolha o idioma e o país/região

Logo depois da tela de apresentação, você poderá escolher o idioma e o país/região que deseja usar no seu iPhone. Lembre-se de que isso afetará o formato da data, da hora, da moeda e das unidades de medida.

Passo 4: ative o seu iPhone

Este é o momento de realizar a ativação do iPhone usado. Se estiver migrando de um aparelho para o outro, você poderá optar pela configuração automática com o “Início Rápido”, caso contrário, selecione “Configurar Manualmente”. Para isso, você precisará de uma configuração de rede Wi-Fi ou dados móveis.

Passo 5: configure o Touch ID ou o Face ID

O Touch ID e o Face ID são importantes para a configuração de segurança do iPhone e permitem que você desbloqueie o seu aparelho com a sua impressão digital ou com o seu rosto. Para configurar o Touch ID, você precisará colocar o seu dedo no botão de início diversas vezes, até que o iPhone reconheça a sua impressão digital.

Em modelos mais recentes, o Touch ID foi substituído pelo Face ID. Nestes casos, para realizar a configuração, você precisará olhar para a câmera frontal do iPhone e mover a sua cabeça em um círculo, até que o iPhone reconheça o seu rosto.

Você também poderá criar um código de acesso de quatro ou seis dígitos, que será usado como uma alternativa ao Touch ID ou ao Face ID.

Passo 6: restaure a partir de um backup ou configure como novo

Agora, você poderá escolher se quer realizar a restauração a partir de backup do iCloud ou do iTunes, ou se quer configurar o seu iPhone como novo. Se você escolher restaurar a partir de um backup, você precisará entrar com a sua ID Apple e escolher o backup que quer usar. 

Porém, se escolher configurar como novo, você poderá fazer a transferência de dados para iPhone usado usando o recurso “Migração Rápida”, ou começar do zero. 

Passo 7: inicie a sessão com a sua ID Apple

A ID Apple é a sua conta pessoal que permite que você acesse os serviços da Apple, como o iCloud, a App Store, o iTunes, o Apple Music, o iMessage, o FaceTime e muito mais. Para fazer login com a sua ID Apple, você precisará digitar o seu endereço de e-mail e a sua senha. Se você não tiver uma ID Apple, poderá criar uma gratuitamente. 

Passo 8: configure serviços adicionais

Neste passo, você poderá configurar alguns serviços adicionais que podem melhorar a sua experiência com o seu iPhone. Por exemplo, você poderá ativar ou desativar o iCloud, que é um serviço de armazenamento em nuvem que permite que você faça backup dos seus dados, sincronize os seus dispositivos e acesse os seus arquivos de qualquer lugar. 

Você também poderá ativar ou desativar a Siri, que é a assistente pessoal inteligente da Apple, que pode responder às suas perguntas, realizar tarefas e sugerir ações. Além disso, você poderá ativar ou desativar o “Buscar iPhone”, que é um recurso que permite que você localize, bloqueie e apague o seu iPhone em caso de perda ou roubo.

Passo 9: termine a configuração

Você chegou ao final do processo de ativação e configuração do seu iPhone usado. Agora, é recomendado revisar as suas configurações e fazer os ajustes finais que quiser. Veja alguns exemplos:

  • configuração de privacidade no iPhone: escolha quais os apps podem acessar os seus dados pessoais, como fotos, contatos, calendário, microfone, câmera e muito mais; 
  • configuração de serviços de localização: eles permitem que o iPhone use o GPS, o Bluetooth e as redes Wi-Fi para determinar a sua localização e oferecer serviços baseados nela, como mapas, clima, lembretes e muito mais;
  • configuração de notificações: escolha quais os apps podem enviar notificações, como elas serão exibidas, quais sons serão tocados e muito mais;
  • configuração de e-mail e contas: adicione, remova ou gerencie as suas contas de e-mail, calendário, contatos e notas, como Gmail, Outlook, iCloud e outras.

Estes são alguns exemplos. Você também encontra outras configurações na funcionalidade “Ajustes”, além de poder usar a barra de pesquisa para encontrar rapidamente a configuração que procura.

Após concluir a configuração do seu aparelho, também é indicado que você faça algumas verificações que impactam diretamente no uso do seu dispositivo. Agora com o iPhone ligado e configurado, faça o teste de funcionalidade dele!

Você pode dentro das novidade através do Blog da Trocafone!