Se você acabou de comprar um iPhone usado, é natural ter algumas dúvidas, por exemplo, como fazer a avaliação da bateria pós-compra e como é possível prolongar a sua vida útil?

Neste artigo, vamos explicar a importância de avaliar esse componente e como maximizar a durabilidade da bateria. Vamos lá?

Por que avaliar a bateria após a compra?

As baterias do iPhone são feitas de íon de lítio, uma tecnologia que tem como vantagens carregar mais rápido, durar mais e ter maior densidade de carga. Porém, com o tempo e o uso, elas sofrem desgaste químico e físico, o que reduz a sua qualidade e a sua eficiência energética.

Isso significa que ela pode não segurar a carga por muito tempo, fazendo com que você precise carregar o seu iPhone mais vezes. Além disso, uma bateria em mau estado pode causar problemas mais graves, como inchaço, vazamento, superaquecimento ou, até mesmo, explosão.

Esses problemas podem ser provocados por defeitos de fabricação, danos físicos, uso inadequado ou falta de manutenção do dispositivo. Se você perceber algum sinal de problema, verifique a garantia oferecida pela loja ou procure uma assistência técnica autorizada o mais rápido possível.

Quais são os métodos de avaliação da bateria?

Existem vários métodos de avaliação da bateria. Com eles você poderá verificar a capacidade, a saúde e o desempenho do seu dispositivo. Confira abaixo alguns deles.

Tempo de carregamento

O tempo de carregamento é o tempo que a bateria do seu iPhone leva para ir de 0% a 100% de carga. De acordo com o site oficial da Apple, você pode carregar até 50% da bateria do iPhone 8, ou posterior, em cerca de 30 minutos.

Se o tempo de carregamento estiver muito diferente do normal, é importante verificar se há algum problema. Mas lembre-se de que ele pode variar de acordo com alguns fatores, como:

  • o tipo de carregador que você usa;
  • a temperatura ambiente;
  • o estado da bateria;
  • o uso do aparelho durante o carregamento.

Monitoramento de temperatura

Se a temperatura interna ficar acima da temperatura de operação normal, o dispositivo protegerá os componentes internos tentando regular a temperatura. Por exemplo, ele pode diminuir o brilho da tela ou desativar alguns recursos.

A Apple recomenda que o iPhone seja usado em temperaturas entre 16 e 22 °C (62 a 72 °F). Além disso, a empresa aconselha evitar usar ou carregar o dispositivo em temperaturas ambientes superiores a 35 °C, pois isso pode diminuir permanentemente a vida útil da bateria.

Portanto, é importante monitorar a temperatura da bateria e evitar expor o seu iPhone a condições extremas de calor ou frio.

Análise de ciclo de vida

Um ciclo de vida completo é quando a bateria vai de 100% a 0% de carga, seja em uma única carga ou em várias cargas parciais.

Segundo a Apple, as baterias dos modelos de iPhone 14 e anteriores foram projetadas para manter 80% da sua capacidade original por 500 ciclos completos de carga sob condições ideais. Já os modelos de iPhone 15 e posteriores foram projetados para manter 80% da sua capacidade original por 800 ciclos completos de carga sob condições ideais.

Para saber mais sobre a bateria, acesse Ajustes > Bateria > Saúde da Bateria. Ao descer a tela, você encontra a opção “Desempenho da Bateria”, que informa o número de ciclos de bateria realizados pelo seu iPhone.

Ferramentas e recursos para avaliação da bateria

Existem diversas ferramentas e recursos que você pode usar para avaliar a bateria do seu iPhone usado e obter informações sobre a sua capacidade, a sua saúde e o seu desempenho. Alguns deles são:

  • aplicativos de monitoramento: são aplicativos que permitem acompanhar o nível de carga, a temperatura, o consumo de energia e outros dados da bateria do seu iPhone;
  • software de gerenciamento de energia: programas para computador que permitem acessar informações detalhadas como o número de ciclos, a capacidade e a saúde;
  • monitoramento da saúde da bateria: é um recurso nativo do iOS que você pode acessar em Ajustes > Bateria > Saúde da Bateria.

Melhores práticas para maximizar a vida útil da bateria do iPhone

Além de avaliar a bateria do seu iPhone usado, você também pode adotar algumas práticas para maximizar a sua vida útil e evitar o seu desgaste precoce. Algumas delas são:

  • atualize o software regularmente;
  • ative os recursos de economia de energia;
  • remova a capa do iPhone antes de carregá-lo.

Adote também práticas de uso responsável, como ajustar o brilho da tela, desativar o Wi-Fi e o Bluetooth, quando não estiver usando, fechar os aplicativos que consomem muita bateria e desligar as notificações desnecessárias.

Agora que você já sabe mais sobre a avaliação da bateria após a compra e como prolongar a sua vida útil, confira esse nosso artigo e saiba como a bateria do iPhone é boa!

Comprar? Trocar? Vender? Com a Trocafone, você pode!