É muito importante conferir como estão os níveis de segurança do iPhone usado que você comprou. Considerando que ele já foi utilizado, é possível que possua informações e configurações do antigo dono, principalmente se você o adquiriu diretamente com outro usuário, e não em uma loja especializada.

Sendo assim, é importante realizar algumas configurações essenciais para evitar problemas de segurança e privacidade. Quer ver como fazer isso?

Configurações iniciais

Antes de mais nada, é preciso realizar as configurações iniciais em seu dispositivo. Para isso, veja, abaixo, o que é necessário fazer.

Verificação da autenticidade

O primeiro passo para configurar o seu iPhone usado é certificar-se de que ele é original e não tem nenhum problema de ativação. Existem alguns métodos simples que você pode usar para verificar a autenticidade de um iPhone usado, como consultar o número de série, o IMEI e o status de bloqueio do iCloud. 

Reset de fábrica

Depois de confirmar que o aparelho é legítimo, você também deve resetar o iPhone para eliminar todos os vestígios do antigo dono. Isso vai fazer com que ele volte às configurações originais de fábrica, apagando todas as fotos, contatos, mensagens, aplicativos e ajustes que estavam no aparelho. 

Dessa forma, você garante que não vai acessar nenhuma informação pessoal ou confidencial que não seja sua, e, também, vai otimizar o espaço de armazenamento do seu dispositivo. É possível realizar o processo facilmente acessando Ajustes > Geral > Redefinir > Apagar Conteúdo e Ajustes.

Atualizações de software

Além das configurações iniciais, é preciso manter o seu iPhone usado seguro realizando a atualização de software com a última versão do sistema operacional iOS. 

Isso porque elas trazem melhorias de desempenho, correções de bugs e novos recursos, além de incluírem patches de segurança que protegem o seu aparelho de possíveis vulnerabilidades e ataques. 

Para verificar se o seu iPhone está atualizado, vá em Ajustes > Geral > Atualização de Software e siga as instruções na tela.

Configurações de segurança e privacidade

Depois de assegurar-se de que o seu aparelho foi atualizado com a última versão do iOS, você também pode fazer alguns ajustes que vão te proteger de possíveis invasões, roubos de dados ou exposição indesejada. Veja, a seguir, algumas delas.

Bloqueio de tela

Uma das primeiras coisas que você deve fazer no seu iPhone usado é configurar o bloqueio de tela. Essa é uma forma simples de impedir que alguém acesse o seu aparelho sem a sua permissão. 

Você pode escolher entre usar uma senha forte ou o Touch ID/Face ID, que são sistemas de reconhecimento de impressão digital ou facial, respectivamente. Esses métodos são mais seguros do que usar um código simples ou nenhum bloqueio. 

Para configurar o bloqueio de tela, vá em Ajustes > Face ID e Código (ou Touch ID e Código) e escolha a opção que preferir. 

Além disso, nesse mesmo local, é possível escolher quais recursos ficarão disponíveis ou não quando a tela estiver bloqueada. Basta localizar a opção “Permitir acesso quando bloqueado” e desativar as opções que não deseja que apareçam na tela de bloqueio.

Permissões de aplicativos

Você já parou para pensar quantos aplicativos você tem no seu iPhone e quais permissões eles têm? Muitos aplicativos podem solicitar acesso a certas funções ou informações do seu aparelho, como a câmera, o microfone, a localização, os contatos etc.

Essas permissões podem ser úteis para o funcionamento do aplicativo e também para mostrar anúncios personalizados, entretanto, podem representar uma ameaça à sua privacidade. 

Por isso, é importante que você revise essas permissões e conceda apenas aquelas que são realmente necessárias. Para fazer o gerenciamento de permissões dos aplicativos, vá em Ajustes > Privacidade e toque em cada categoria para ver quais aplicativos têm acesso.

Autenticação de conta e segurança on-line

Por último, mas não menos importante, você deve cuidar da segurança das suas contas on-line no seu iPhone usado. A conta iCloud, por exemplo, é essencial para sincronizar os seus dados, fotos, contatos, notas etc. entre os seus dispositivos Apple. 

Mas você também deve protegê-la com uma senha forte e a verificação em duas etapas, que é um recurso que exige um código adicional sempre que você fizer login em um novo dispositivo. 

Dessa forma, você evita que alguém acesse a sua conta iCloud e tenha acesso aos seus dados. Para configurar a autenticação de dois fatores do ID Apple acesse Ajustes > Seu nome > Senha e Segurança. Selecione “Ativar a autenticação de dois fatores”, em seguida, clique em “Continuar” e siga as instruções na tela.

Além da conta iCloud, você também deve verificar as suas contas de e-mail e as suas redes sociais, uma vez que elas podem conter informações pessoais, profissionais ou financeiras que você não quer que caiam em mãos erradas. 

Sendo assim, use senhas diferentes para cada conta e ative a autenticação de dois fatores, se disponível. Essa é uma forma de garantir que só você tenha acesso às suas contas, mesmo que alguém descubra a sua senha.

Além dessas configurações de segurança do iPhone usado, também é importante verificar se as funções principais estão funcionando, incluindo áudio, câmeras, botões, entre outros. Para isso, faça um teste de funcionalidade para checar se o seu aparelho está em boas condições!

Comprar? Trocar? Vender? Com a Trocafone, você pode!