Com o frio que está fazendo, é um sofrimento tirar as mãos do bolso para atender o telefone toca na rua. Mas, com o modo luva, você não precisa passar por esse aperto!

As luvas comuns, feitas de lã ou de tecido sintético, não permitem o reconhecimento da digital e nem o contato dos dedos com os smartphones

Para tentar contornar essa questão, algumas marcas desenvolveram a funcionalidade do “modo luva”, que permite que os Androids ou o iOS aumentem a sensibilidade ao toque da tela,  fazendo com que o visor identifique o toque. 

Veja, a seguir, como usar o modo luva e quais aparelhos oferecem essa funcionalidade.

Como usar o celular com luvas

A tela touchscreen, diferente do que muita gente pensa, não é acionada pelo toque, mas, sim, pela troca de descargas elétricas entre o display e a pele do usuário. 

Existem modelos de luvas específicas que imitam o calor da pele de maneira artificial. Porém, as luvas comuns não permitem o acesso ao smartphone, pois elas bloqueiam o contato direto com os dedos.

Se você não possui luvas próprias para acionar os comandos do touchscreen, não se preocupe! Vamos mostrar, ao longo do texto, como se manter aquecido nos dias frios e ainda usar seu aparelho normalmente. 

Você precisa ativar a função no seu celular para usar o modo luva, Nem todos as versões de incluem essa opção, mas a maioria dos modelos mais modernos, como os disponíveis na Trocafone, contam com a funcionalidade. 

Para saber se o seu celular possui esse recurso secreto, continue a leitura e confira o passo a passo de como é feita a ativação nos modelos de cada marca. 

Modo luva: como ativar esse recurso

O “modo luva” é uma função de alta sensibilidade ao toque que pode ser acionada em modelos mais modernos de smartphones de diversas marcas.

Com precisão maior na identificação do contato das mãos o visor, o usuário consegue mexer no aparelho usando luvas.  

As configurações para ligar o modo luva são parecidas na maioria dos telefones. Entretanto, existem algumas pequenas particularidades. 

Nos sistemas operacionais configurados em inglês, por exemplo, a função aparece como Glove Mode”. Fique atento aos comandos e à possibilidade da utilização de sinônimos para indicar a ação que deve ser feita no smartphone. 

Modo luva iPhone

No iPhone, a ativação do modo luva é feito após a conclusão das seguintes etapas:

  1. Ajustes; 
  2. Acessibilidade;
  3. Toque; 
  4. Adaptações de Toque ou 3D Touch e Toque Tátil;
  5. Use o controle deslizante para selecionar um nível de sensibilidade.

Depois de ativado, o modo luva aparecerá automaticamente no Atalho de Acessibilidade.

Modo luva Xiaomi

Nos aparelhos mais novos da marca Xiaomi, siga as instruções:

  1. Sistema e Dispositivo;
  2. Configurações adicionais;
  3. Modo Luvas: ativá-lo.

Uma dica para te ajudar a visualizar o botão: o “Modo Luvas” aparece entre as opções de “Bola Flutuante” e “Acesso rápido”. 

Modo luva Motorola

Os celulares da Motorola contam com um controle deslizante, que é exibido na tela. Arraste esse controle para a direita e selecione a opção de aumentar a sensibilidade. 

Com isso, a reação da tela será mais rápida e mais precisa, permitindo que você use o seu aparelho com luva. 

Modo luva Samsung

Dentre os modelos da Samsung, os que apresentam a função modo luva são: Galaxy S4, S5, S6, S6 Edge, Note 3, Note 4 e Note Edge. 

Veja os comandos que devem ser seguidos em cada aparelho:

  • Galaxy S4: Configurações > Meu dispositivo > Visor > Alta sensibilidade ao toque;
  • Galaxy S5, S6, S6 Edge, Note 4 e Note Edge: Configurações > Visor > Aumentar sensibilidade ao toque; 
  • Galaxy Note 3: Configurações > Controles > Aumentar sensibilidade ao toque;

Como podemos perceber, a forma de aumentar a sensibilidade do visor é parecida entre os smartphones da marca, mas existem alguns comandos específicos. 

Modo luva Asus

Os smartphones mais atuais da Asus contam com os seguintes comandos para que o modo luva seja acionado: 

  1. Configurações;
  2. Configurações personalizadas da Asus;
  3. Modo Luva.

Vale lembrar que a sensibilidade ao toque depende do material das luvas. Depois que as configurações do modo luva estiverem ativadas no seu celular, toque na tela com os pares que você normalmente usa e faça o teste. 

Se o seu aparelho não conta com a função modo luva ou outras ferramentas mais modernas, que tal fazer um upgrade e trocar seu celular?Você já conhece a nossa seleção de smartphones? A Trocafone tem modelos de celular de várias marcas como Apple, Samsung, Motorola, Xiaomi e Asus, confira tudo e escolha o seu!

Comprar? Trocar? Vender? Com a Trocafone, você pode!