Antes de comprar um iPhone usado, é muito importante saber como verificar a autenticidade de um iPhone usado. Afinal, existem pessoas mal intencionadas que ofertam réplicas muito similares para tirar vantagem.

Neste post, vamos te ensinar métodos simples e eficazes contra essas armadilhas. Assim, você pode fazer uma compra segura e evitar dores de cabeça no futuro. Confira!

Consulte o número de série ou IMEI

Uma das formas mais fáceis de verificar se um iPhone é original é consultar o seu número de série ou IMEI (International Mobile Equipment Identity). Esses são códigos únicos que identificam cada aparelho e podem ser usados para verificar a sua procedência e garantia.

Para consultar o número de série ou IMEI de um iPhone, você pode abrir o aparelho como se fosse realizar uma ligação e discar o código *#06#. O número do IMEI aparecerá na tela.

Também existem outras maneiras, como por meio das configurações do aparelho. Basta seguir o caminho Ajustes > Geral > Sobre. Nesta tela, você confere também o número de série e o número do modelo. O IMEI também pode ser localizado na bandeja do cartão SIM.

Com o número do IMEI em mãos, você pode verificar a situação do aparelho por meio do site “Consulta Celular Legal” da ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações). 

Também é possível inserir o número de série do dispositivo no site oficial da Apple e verificar se aparecem as informações do dispositivo como modelo, data de compra e outros dados. Se o número de série for inválido, significa que o produto é falso.

Verifique o funcionamento da Siri

Outra forma de verificar se um iPhone é original é testar o funcionamento da Siri, a assistente virtual da Apple. A Siri é uma das principais características dos iPhones e oferece uma série de funcionalidades, como fazer ligações, enviar mensagens, pesquisar na internet, abrir aplicativos, entre outras.

Para testar o funcionamento da Siri, você pode seguir os seguintes passos: Ajustes > Geral > Siri. Se o iPhone for falso, a Siri pode não funcionar, apresentar erros, usar uma voz robótica ou não reconhecer o seu idioma. Vale lembrar que ela pode ser desativada, mas não é possível removê-la do smartphone.

Confira se o sistema operacional é o original (iOS)

Mais uma forma de verificar se um iPhone é original é conferir se o sistema operacional é o original (iOS). Nenhum modelo de iPhone funciona com Android. O iOS é o sistema operacional exclusivo dos iPhones e possui uma interface, um design e um desempenho únicos. 

Além disso, o iOS recebe atualizações constantes da Apple, que trazem melhorias e novidades para os usuários. Para conferir se o sistema operacional é o original (iOS), você pode seguir os seguintes passos: Ajustes > Geral > Sobre.

Se o iPhone for original, você verá a versão atual do iOS instalada no aparelho. Se o iPhone for falso, você pode ver uma versão diferente ou inexistente do iOS. 

Em modelos mais antigos é comum que não haja um desempenho tão eficiente, mesmo com um sistema operacional atualizado. Mas não se preocupe, também temos um artigo sobre como acelerar o iPhone que pode te ajudar.

Teste a qualidade da câmera 

Uma forma adicional de verificar se um iPhone é original é avaliar a qualidade da câmera. Os iPhones são conhecidos por terem câmeras de alta qualidade, que tiram fotos e vídeos com cores, detalhes e iluminação impressionantes. Além disso, os iPhones possuem recursos exclusivos de câmera, como QuickTake, Apple ProRaw, modo ação, entre outros.

Para avaliar a qualidade da câmera, abra o aplicativo de câmera do iPhone e tire algumas fotos e vídeos em diferentes ambientes e condições de luz. Depois, acesse o aplicativo de fotos do iPhone e veja as imagens e vídeos que você tirou.

Se o iPhone for original, você verá fotos e vídeos com qualidade superior, sem ruídos, distorções ou borrões. Se o iPhone for falso, além de fotos e vídeos com qualidade inferior, você pode não ter acesso aos recursos exclusivos de câmera, ou eles podem não funcionar corretamente.

Cheque a capacidade de memória

Por fim, uma forma complementar de verificar se um iPhone é original é checar a capacidade de memória. Ela determina o espaço disponível para armazenar fotos, vídeos, músicas, aplicativos, entre outros arquivos. 

Os iPhones possuem diferentes capacidades de memória interna, mas, a partir do iPhone 7 estão disponíveis modelos com, no mínimo, 32GB. Por isso, desconfie de aparelhos com 8GB ou 16GB, pois a marca não trabalha mais com essas versões. 

Para checar a capacidade de memória, você pode seguir os seguintes passos: Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone.

Além disso, se o iPhone for original, você verá a capacidade total de memória do aparelho e o espaço usado e disponível. Se o iPhone for falso, você pode ver uma capacidade diferente ou falsificada de memória, ou não ter acesso a essa informação.

Cadastre o Touch ID/Face ID

Uma das formas de verificar se um iPhone é falso é analisar o funcionamento do Touch ID e do Face ID, que são as tecnologias de reconhecimento biométrico da Apple. Modelos mais antigos contam com o Touch ID, mas os modelos mais recentes, a partir do iPhone X, têm o Face ID. 

Essas tecnologias são usadas para facilitar ações como desbloqueio da tela, realizar pagamentos, entre outras. Para cadastrar o Touch ID ou o Face ID, siga o caminho: Ajustes > Face ID e Código ou Ajustes > Touch ID e Código. Se a função não estiver disponível ou não funcionar, o aparelho pode ser falso.

Confira a bateria

Você também pode checar a bateria do iPhone, uma das partes mais importantes do iPhone, pois afeta o seu desempenho e a sua durabilidade. A partir do iPhone 6, a Apple incluiu um recurso que permite que você confira a saúde da bateria. 

Para acessá-lo, vá até Ajustes > Bateria > Saúde da Bateria. Além disso, é importante cuidar da peça, por isso, recomendamos a leitura do nosso conteúdo sobre como preservar a saúde da bateria

Confira outros testes importantes antes de comprar seu iPhone usado

Essas são algumas das maneiras de testar se o iPhone usado é ou não original. Mas, ainda que ele seja realmente autêntico, é necessário saber se ele está em boas condições, tanto na parte externa (tela, botões, carcaças, etc.), quanto internamente, com funções como rodar os aplicativos sem travamentos, capacidade de atualizar o software, entre outras. 

Agora que você já viu como verificar a autenticidade de um iPhone usado, que tal saber como avaliar os recursos principais do aparelho? Para isso, leia nosso artigo “teste de funcionalidade: como verificar as principais funções de um iPhone usado”.

Você pode dentro das novidade através do Blog da Trocafone!