Antes de comprar o seu aparelho da Apple, é importante entender sobre a garantia para iPhone usado. Ela é um direito do consumidor que garante o conserto ou a troca do produto se ele apresentar defeitos ou problemas.

Mas como funciona a compra online e a garantia de um iPhone usado? Quais são os tipos de garantia que existem? Como verificar o status de garantia? Neste artigo, vamos responder essas e outras perguntas para você entender melhor a importância da garantia na sua compra. Acompanhe!

Como funciona a garantia de um iPhone?

Quando você compra um aparelho eletrônico novo, de qualquer marca, você tem a garantia legal prevista pelo Código de Defesa do Consumidor. Essa garantia vale para qualquer produto comprado no Brasil, novo ou usado, e permite que você reclame de defeitos ou vícios que apareçam no produto em até 90 dias após a compra.

Além da garantia legal, a Apple oferece a garantia contratual, que é um benefício extra para os seus clientes. Essa garantia cobre os mesmos 90 dias da garantia legal, inclusive com suporte técnico grátis. Ela dura um ano a partir da data da compra, dando mais segurança para os usuários de iPhone.

A garantia contratual da Apple é chamada de garantia limitada e inclui o conserto ou a troca de peças, o reembolso do valor pago ou a substituição do produto. Mas ela não cobre todos os casos.

Ela não vale para situações como desgaste natural de peças consumíveis (como baterias), danos causados por acidente, modificação, reparos não autorizados ou outras causas que não sejam defeitos de material ou fabricação.

Por isso, é importante que você saiba como preservar a saúde da bateria, além de entender como verificar a autenticidade de um iPhone usado, afinal, somente produtos Apple originais estão cobertos.

AppleCare+

Nos Estados Unidos, existe também o AppleCare+, que é um serviço opcional que você pode contratar para ter uma cobertura mais ampla e mais longa para o seu iPhone

O AppleCare+ cobre até dois anos de suporte técnico e reparos, incluindo danos na tela e até mesmo roubo ou perda. No entanto, no Brasil, o AppleCare+ não está disponível para iPhones, apenas para outros produtos da Apple, como Macs, iPads e Apple TVs.

Tipos de garantia para iPhones usados

Ao comprar um iPhone usado, é muito importante verificar as garantias disponíveis. Afinal, você precisa estar protegido de um iPhone travado após a compra. Além disso, a garantia também pode oferecer benefícios extras, como assistência técnica, suporte telefônico e conserto ou troca do produto em caso de danos acidentais.

Existem diferentes tipos de garantia para iPhones usados, que podem variar de acordo com a origem e a forma de venda do aparelho. Veja alguns exemplos abaixo.

Garantia do fabricante

É a garantia que mencionamos antes. Oferecida pela Apple, ela cobre defeitos de fabricação ou de materiais do iPhone. Ela dura um ano, a partir da data de compra do produto novo.

Se o iPhone usado ainda estiver nesse prazo, ele pode ser coberto pela garantia do fabricante, desde que o consumidor tenha a nota fiscal original ou uma cópia dela, para que possa ser feita a transferência de garantia. 

Lembre-se que a garantia do fabricante não cobre danos causados por mau uso, acidentes, desgaste natural ou serviços não autorizados pela Apple.

Garantia estendida de terceiros

São garantias oferecidas por empresas que vendem ou facilitam a venda de iPhones usados, como lojas, sites ou plataformas de revenda. Elas podem ter prazos e abrangências diferentes.

Por isso, é importante ler o contrato e verificar o que está coberto e o que não está incluso nesse tipo de garantia. Além disso, é recomendável escolher empresas sérias e bem avaliadas no mercado, que ofereçam um serviço de qualidade e um atendimento eficiente ao consumidor.

A Trocafone, por exemplo, oferece a Proteção Estendida GoPhone que pode ser contratada na hora da compra e, depois dos 90 dias de garantia, você terá mais 12 meses de cobertura para defeitos funcionais como problemas no touch, bateria, entre outros.

Seguros para iPhones

Outra opção para aumentar a garantia e a proteção do seu iPhone usado é contratar um seguro. Ele pode ser contratado por meio de diferentes empresas, como operadoras, seguradoras ou a própria fabricante.

O valor e as coberturas do seguro variam conforme o plano escolhido, mas geralmente incluem conserto ou troca do iPhone em caso de incidente. Para contratar um seguro para iPhone, é preciso verificar as condições, o prazo e o local da garantia, bem como os dados do vendedor ou do fabricante.

A Trocafone tem parceria com empresas como a Seguros Sura, que oferece cobertura contra roubo, furto e quebra acidental com 12 meses de cobertura, além da Zurich, uma das maiores seguradoras do país.

Como verificar o status de garantia de um iPhone usado

Antes de finalizar a compra do seu iPhone usado, você deve realizar a verificação de garantia para saber se ele ainda está coberto pela garantia limitada da Apple. Para isso, você pode seguir os seguintes passos:

  • acesse o site da Apple para verificar a cobertura do dispositivo;
  • digite o número de série do iPhone, que pode ser encontrado nas configurações do aparelho, na bandeja do chip ou na caixa original;
  • preencha o código de segurança que aparece na tela;
  • veja as informações sobre a cobertura de garantia do iPhone, como a data de validade, o tipo de garantia e o suporte técnico disponível.

Além disso, é possível ver o que está incluso na cobertura do iPhone e a data de validade no próprio aparelho. Basta acessar Ajustes > Geral > Sobre > Cobertura.

Como comprar de empresas de revenda de eletrônicos usados

Agora que você já sabe como funciona a garantia para iPhone usado, que tal conhecer mais sobre as vantagens e desvantagens de comprar de empresas de revenda de eletrônicos usados

Nosso artigo mostra os principais aspectos que você deve considerar na hora de escolher onde adquirir o seu aparelho da Apple. Confira e tire suas dúvidas!

Comprar? Trocar? Vender? Com a Trocafone, você pode!