Talvez você não saiba, mas os celulares possuem componentes tóxicos e contam com substâncias nocivas para a saúde, como por exemplo, o chumbo, o mercúrio, o bromo, o cloro e o cádmio. Além disso, esses aparelhos podem causar sérios danos ao meio ambiente e à saúde humana quando são descartados indevidamente. Isso acontece porque a toxicidade do lixo eletrônico contamina os lençóis freáticos, compromete a qualidade do solo e da água, além de por em risco o funcionamento dos rins e dos pulmões.

Em tempos de sustentabilidade e consumo consciente é importante que empresas fabricantes e usuários de celulares se importem com as matérias-primas e processo de produção dos aparelhos, priorizando os produtos ecologicamente corretos. Um estudo norte americano recente, conduzido pelo Centro de Ecologia de Ann Arbor em parceria com  Ifixit, chegou a uma lista com os celulares mais sustentáveis do mundo. Confira a seguir o top 5  e descubra o que esses aparelhos possuem de tão diferente dos outros.

1.   Motorola Citrus

Lançado em 2010, esse aparelho é menos tóxico do que a maioria dos celulares de sua categoria, pois não contém PVC nem carbono e é feito com 25% de plástico reciclado. Além do mais, ele é barato, o que reforça o princípio de consumo consciente. O Motorola Citrus não perde no quesito entretenimento, pois grava vídeos, tira fotos e apresenta  várias opções de conectividade (3G, Bluetooth, USB e Wi-Fi).

2.   IPhone 4 S, Iphone 4 e Iphone 5

As maravilhas do Iphone possivelmente você já conhece, mas para completar a lista de atributos, a linha de celulares Iphone é uma das mais sustentáveis do mundo. Ele usa a energia com mais eficiência, tem uma bateria muito durável e sua composição troca o vidro por metal na parte traseira.

3.   LG Remarq

O LG Remarq é um produto Eco-friendly na essência. 19% do seu exterior é feito em plástico reciclado e 87% do telefone é todo reciclável e não incorpora produtos poluentes. Até mesmo a embalagem é produzida com papel artesanal e  a impressão da caixa é feita com tinta de soja. Sustentável em todos os detalhes, não é mesmo?

4.   Samsung Captivate

O Samsung Captivate é produzido com técnicas e materiais amigos da natureza. Justamente por isso ele é um produto menos tóxico para o meio ambiente. Outro diferencial ecológico é que a bateria tem uma longa autonomia, o que evita o gasto desnecessário com energia elétrica para o carregamento.

5.   Samsung Evergreen

O Samsung Evergreen é feito a  partir de 70% de plástico reciclado  e embalado com 80% de material igualmente reciclado. A fim de economizar com impressão e papel, as instruções do fabricante seguem em CD. Para completar, é um celular barato, pois seu custo de produção é relativamente baixo.

Outros aparelhos sustentáveis que também apareceram na lista foram o Samsung Reclaim, o Galaxy S III e o Palm Pre Plus.

Agora que você já sabe quais são os celulares mais sustentáveis do mundo, não se esqueça que ao escolhê-los, você está preservando a saúde humana e o meio ambiente. Parece pouco, mas uma atitude individual pode contribuir – e muito – na sociedade!