Lançado em Setembro, o iOS 11 é a atualização anual apresentada pela Apple para seu sistema operacional. Com diversas novidades, especialmente de design, e com recursos para atender o iPhone X, o iOS 11 também trouxe algumas dores de cabeça para os usuários. A última atualização lançada foi o iOS 11.1.2.

A nova atualização e todas as correções é compatível com os modelos a partir do iPhone 5S e do iPad Mini 2. Confira abaixo os recursos que destacamos:

1. Central de Controle Nova Central de Controle do iOS 11.

Uma das principais novidades que a atualização apresentou foi a nova Central de Controle. O usuário pode acessá-la arrastando o dedo para cima, a partir da borda inferior. Os widgets são agrupados por funcionalidade e ainda é possível personalizar e criar atalhos para deixar somente as funcionalidades mais usadas.

 

2. Siri

Uma das melhorias mais perceptíveis na assistente pessoal da Apple é sua voz mais próxima da humana, com tom mais natural e expressivo. Mas suas respostas também estão mais responsivas e inteligentes. Outra novidade é que agora ela tem capacidade de tradução para outros idiomas – traduz inglês, espanhol, italiano, francês, alemão e mandarim.

 

3. Nova App Store

Além do novo ícone da loja oficial da Apple, a App Store foi remodelada para tornar-se um aplicativo mais atrativo. Agora, ela apresenta aba específica para jogos e outras apps. Também apresenta uma sessão “hoje”, com aplicativos em destaque.

 

4. QuickType

Uma solução para quem deseja digitar apenas com uma mão nos iPhones, mesmo as versões Plus: o recurso QuickType permite que o teclado se ajuste para a direita facilitando a digitação com uma mão.

O teclado se adapta para digitar com uma mão.

5. Função Não Perturbe para Dirigir

Todos sabem que não devem olhar para o telefone quando estão no volante, mas isso não nos impede de olhar assim que chegam notificações e mensagens. Sendo assim, o iOS 11 tem um recurso de Não Perturbe que identifica quando você começa a dirigir e automaticamente bloqueia notificações, mensagens e ligações, aplicando respostas automáticas para quem deseja falar com você, informando que você entrará em contato assim que chegar ao destino.

Novo recurso de Não Perturbe enquanto está dirigindo.

6. Fotos

O iOS 11 trouxe novos efeitos para o Live Photos, deixando suas fotos ainda mais divertidas. Além disso, implementou o Loop, que faz o mesmo que o Boomerang o Instagram, e o recurso de longa exposição, que reproduz o efeito de câmeras DSLR para objetos em movimento.

 

Bugs e problemas do iOS 11

Assim que o novo sistema operativo foi lançado, começaram a chegar notícias de problemas a partir da reclamação dos usuários. O principal deles foi a questão do alto consumo da bateria, que não durava mais do que algumas horas, inclusive no modo stand by. Outro problema que os donos de alguns modelos de iPhone apontaram foi performance lenta após a atualização.

Até os usuários do iPhone X, motivo pelo qual o sistema operacional foi todo redesenhado, informaram problemas com a tela, que parava de responder em baixas temperaturas.

Devido a todas as reclamações e bugs reportados, a Apple lançou três atualizações de emergência para a versão 11, até fazer o lançamento do iOS 11.1 e, mais recentemente, do iOS 11.1.2, corrigindo especialmente o bug para os usuários do iPhone X.