Este conteúdo foi feito especialmente para você, que gosta de filmes sobre tecnologia e que está em busca de bons títulos para ver durante a semana. 

Fizemos uma lista com 5 clássicos do cinema e da TV por streaming, que vão desde os mais antigos, que faziam previsões futuristas sobre a tecnologia, até os mais novos, com uma abordagem mais próxima da nossa realidade. 

Pegue a pipoca, o refrigerante e o seu entusiasmo e confira, a seguir, nossas dicas de filmes que falam sobre tecnologia para você assistir assim que puder. 

2001: Uma Odisseia no Espaço

Cinéfilo ou não, todo mundo já ouviu a música principal da trilha sonora de “2001: Uma Odisseia no Espaço”. O tema Also Sprach Zarathustra, de Richard Strauss, vem sendo tocado por orquestras desde 1968, data de lançamento do filme. 

A obra de Stanley Kubrick foi uma das primeiras a abordar questões da tecnologia nas telonas, e é esse pioneirismo que a torna tão interessante. 

Em uma conexão com passado e futuro, a história fala sobre um misterioso monolito negro da época pré-histórica que, supostamente, emitiria sinais de outras civilizações para a Terra. 

Milhões de anos depois, em 2001, uma equipe de astronautas é enviada à Júpiter para investigar os detalhes do monolito. A viagem a bordo da nave Discovery, controlada totalmente por computadores, é liderada por David Bowman, vivido por Keir Dullea, e Frank Poole, interpretado por Gary Lockwood.  

Durante o percurso, os computadores entram em pane e entram em disputa com os tripulantes pelo controle na aeronave, em uma viagem estonteante no tempo e no espaço. 

O Quinto Poder

O drama biográfico “O Quinto Poder” é um suspense baseado nas polêmicas que faziam parte da rotina do site ativista WikiLeaks, criado nos Estados Unidos. 

O filme, lançado em 2013 pelo diretor Bill Condon, remonta diversos fatos que envolveram a página da web até 2010, ano em que os debates sobre as técnicas antiéticas de apuração de notícias tomaram grandes proporções nas mídias internacionais. 

Os responsáveis pelo gerenciamento do portal, Julian Assange e Daniel Domscheit-Berg, interpretados por Benedict Cumberbatch e Daniel Brühl, respectivamente, tornaram públicos segredos estatais e empresariais de grandes lideranças e organizações estadunidenses.  

Através de uma abordagem bastante detalhista, o longa metragem demonstra como a tecnologia foi manipulada para intervir na política mundial, influenciando dinâmicas globais e aumentando tensões entre diferentes países. 

Privacidade Hackeada

O documentário “Privacidade Hackeada” (2019), disponível na Netflix, expõe o escândalo da Cambridge Analytica nas eleições dos EUA e suas relações com dados do Facebook utilizados sem o consentimento de seus usuários. 

Sob direção de Karim Amer e Jehane Noujaim, o filme mostra a investigação realizada pela jornalista Carole Cadwalladr em relação ao uso de informações privadas das redes sociais, com o intuito de manipular as eleições presidenciais dos Estados Unidos e a votação do Brexit, que resultou no fim do acordo entre Inglaterra e União Europeia. 

A apuração para o filme “Privacidade Hackeada” começou após a denúncia de David Carroll, um professor que buscou, na justiça estadunidense, entender como seus dados estavam sendo utilizados na internet sem sua autorização. 

Com depoimentos de grandes personalidades, como Mark Zuckerberg, criador do Facebook, e Brittany Keiser, profissional responsável pela campanha de Barack Obama, fica uma reflexão sobre a falsa ideia de liberdade que as ferramentas virtuais transmitem e sobre como a manipulação é construída nas redes. 

O jogo da imitação

A história de “O jogo da imitação” se passa durante a Segunda Guerra Mundial, mais precisamente no ano de fundação da Agência de Inteligência Britânica MI6, em 1939. 

Na ocasião, Alan Turing (Benedict Cumberbatch) – até então um anônimo aluno da Universidade de Cambridge, é recrutado pela Agência para entender códigos secretos nazistas, em especial o “Enigma”, que era uma criptografia que ninguém conseguia decifrar. 

Com a ajuda de sua equipe, que incluia personalidades como a criptoanalista britânica Joan Clarke (Keira Knightley), o matemático consegue construir uma máquina de decodificação, dando um passo fundamental para a criação da tecnologia da forma como a conhecemos hoje.

 Por suas descobertas, Turing recebe o título de “pai da informática”. Em meio a histórias conturbadas da vida pessoal do estudioso, o filme mostra a genialidade de pesquisas que influenciaram diretamente nas possibilidades tecnológicas que temos atualmente.

Ela

Os dilemas da inteligência artificial são o foco principal do filme Her, traduzido para o português como Ela. A trama mostra a relação entre um escritor de cartas chamado Theodore, interpretado pelo premiado Joaquin Phoenix, e um sistema operacional.

Após o divórcio, Theodore encontra em Samantha (Scarlett Johansson), uma assistente virtual, o apoio emocional que precisava para lidar com a solidão.

Além do trabalho operacional de máquina, Samantha desempenha o papel de secretária e amiga – mas a impossibilidade do contato físico e a dificuldade de lidar com as emoções causam uma série de problemas. 

Essa relação amorosa incomum, retratada no longa-metragem, aborda questões sobre a sensibilidade do homem e as restrições dos dispositivos em relação a questões de consciência e de convivência.

Quais desses filmes de tecnologia você já assistiu? Sentiu falta de alguma produção na nossa lista? Comenta aqui para a gente procurar também! Esperamos você no próximo texto do Blog da Trocafone.

Você pode dentro das novidade através do Blog da Trocafone!