Você sabe o que são NFTs? Eles são produtos digitais que têm despertado curiosidade e interesse em diversas pessoas e empresas ao redor do mundo. Mas o que faz deles objetos tão valiosos? E será que vale a pena investir nessa tecnologia? É sobre isso que vamos falar a partir de agora. Confira. 

O que são NFTs 

A sigla NFT é a abreviação para Non-Fungible Token, que pode ser traduzida para o português como “token não fungível“. Mas o que isso quer dizer?

Um token não fungível é um dispositivo eletrônico que não pode ser substituído. Ele é um código único que, através de um selo digital, torna o registro do arquivo insubstituível. 

GameFi DeFi futurista NFT GameFi jogo de finanças descentralizado para ganhar jogo, tecnologia digital online. Empresário com ícone gráfico de celular ícone moderno jogo negócio ideia de investimento

A tecnologia NFT permite que sejam arquivadas imagens, vídeos, sons digitais ou qualquer outro tipo de mídia digital. Mas elas não são coleções digitais comuns, como as que são armazenadas em drives. Elas podem ser vendidas por milhões de dólares!

Para se ter uma ideia, a coleção mais cara da história de NFT (até agora) é a Bored Ape Yacht Club. A ilustração animada de um macaco com lasers verdes nos olhos foi vendida, em fevereiro de 2023, por quase US$ 823 mil – o que equivale a aproximadamente R$ 4,3 milhões. 

Segundo pesquisadores do tema, o preço alto se justifica pelo fato de que a obra é única. Ou seja, o arquivo digital fica conectado a um certificado específico, que só pode pertencer a um dono. 

Isso não impede, entretanto, que a imagem seja copiada. Assim como muitas pessoas têm réplicas de quadros famosos em casa, existe a possibilidade de imprimir um produto NFT, mas sem o selo de colecionador ou investidor. 

Como funcionam os NFTs e como adquiri-los 

O primeiro ponto para entender como funcionam os NFTs é pensar como os dados são descritos no sistema digital, ou seja, como os metadados são enviados para a titular do item.  

Isso acontece por meio dos blockchains, que servem como uma memória técnica das operações de determinado NFT.

Através desse sistema de blockchain, que também é utilizado nas criptomoedas e no Bitcoin, são feitas transações criptografadas para diversos computadores no mundo todo, de forma que não haja nenhuma possibilidade de alteração nos arquivos. 

NFT não fungível token moedas de ouro caindo. Criptomoedas e moedas da moda na tecnologia blockchain. Visão de perto do dinheiro cripto na renderização 3D

Para que a associação seja feita, é preciso que a pessoa interessada, seja ela física ou jurídica, procure uma empresa especializada no serviço. Normalmente, a companhia cobra uma taxa para a criação dos NFTs, e o valor varia de acordo com cada estabelecimento. 

A negociação de NFT é feita através de criptos, que devem ter validade para servirem como moeda de troca. As criptos mais utilizadas atualmente são as Ethereum (ETH) e os Bitcoins, e as plataformas mais acessadas são a OpenSea e a Rarible

Muitas compras de NFT são pagas por meio de criptomoedas. Entretanto, o número de sites que também aceitam pagamento em cartão de crédito vem crescendo. No Ripio, por exemplo, é possível transferir dinheiro para o sistema através do Pix ou do Mercado pago. 

Tire suas dúvidas sobre os NFTs

As discussões sobre NFTs ainda são bastante recentes, e é comum que as pessoas ainda tenham questionamentos sobre seu funcionamento e sua viabilidade. Fizemos uma pequena lista com as principais dúvidas e as respostas sobre o tema. 

Quando surgiu o NFT?

O primeiro NFT foi lançado em 2014 por Kevin McCoy e Anil Dash. Com o intuito de oferecer aos artistas um maior controle sobre seus produtos, eles apresentaram a novidade  durante um evento no Museu de Arte Contemporânea em Nova York. Desde então, o mercado tem conquistado espaço em diversos países, incluindo o Brasil. 

Qual a diferença entre NFT e criptomoeda?

Tanto os NFTs quanto as criptomoedas utilizam o sistema blockchain, mas, ao contrário de um NFT, a criptomoeda é um ativo fungível. Ou seja, as criptomoedas podem ser substituídas por outros itens semelhantes ou fracionados em diferentes porções. 

Vale a pena investir em NFTs?

Depende. Para responder a essa pergunta é preciso levar em conta alguns fatores, como a expectativa de retorno financeiro e o valor inicial pago pelo token. Com a valorização dos produtos virtuais no mercado, é possível que um NFT possa ser usado como um investimento, mas o lucro não é garantido. 

Quais são os riscos do negócio?

Toda negociação envolve riscos, e com os NFTs não seria diferente. Além de tomar cuidado com a segurança das transações e das plataformas, é fundamental garantir a autenticidade do serviço. Com o aumento no número de usuários digitais cresce, também, a incidência de golpes e de tentativas de fraude, exigindo ainda mais cautela por parte dos interessados. 

Neste conteúdo, mostramos o que são NFTs e como funciona a  ferramenta. No Blog da Trocafone, abordamos diversos outros sobre tecnologia, como avaliações de aparelhos, dicas para facilitar o dia a dia e muito mais! Não deixe de conferir.

Você pode dentro das novidade através do Blog da Trocafone!