O superaquecimento de celulares é um sintoma que indica que o dispositivo está com algum problema. Este calor em excesso pode ser consequência de diversos fatores.

Quando o seu smartphone apresenta um calor excessivo pode fazer com que o dispositivo exploda e sofra curtos circuitos.

O superaquecimento pode ocorrer na CPU ou na bateria ou então nos dois. Nestas situações é possível que o excesso de calor danifique os componentes internos e até causar a perda do celular. Para lidar com este calor exagerado separamos algumas dicas.

Veja a seguir como cuidar do seu aparelho e evitar que ele esquente. Com as providências é possível aumentar o seu tempo útil. Confira.

Tire a capa do aparelho

As capas de celular são utilizadas para a proteção do aparelho. No entanto, elas podem funcionar como uma estufa, e como consequência obstruir a saída de calor do aparelho.

Se você observar que o telefone está aquecendo mais do que previsto, remova a capa e deixe o aparelho em local arejado.

Dicas para evitar superaquecimento de celulares

O indicado é carregar o celular sem a capinha, já que a corrente elétrica aumenta a temperatura da bateria. Depois que o telefone esfriar, coloque a capa para proteger contra quedas e arranhões.

Pare os aplicativos

Como sabemos, alguns aplicativos funcionam em segundo plano no telefone. Como consequência faz com que gaste energia e gere mais calor.

Por exemplo, um jogo com gráficos pesados ou diversos apps abertos podem causar esta ação. Para evitar o superaquecimento de celulares encerre os programas ou faça a desinstalação do mesmo.

Temperatura elevada

O seu smartphone jamais deve ser exposto em um ambiente com alta temperatura. As baterias de íon-lítio são sensíveis ao calor.

Como no Brasil os termômetros sempre estão altos, evite deixar o aparelho exposto ao sol ou em local muito quente. O calor excessivo na bateria pode fazer com que elas explodam, apesar de ser uma situação rara.

Observe o carregador

Se o seu carregador apresentar qualquer problema, isto pode contribuir para o aquecimento do celular. Os fios mal soldados ou desencapados tem sua resistência comprometida e garante riscos e curtos circuitos.

Os carregadores falsificados também são perigosos, já que estes não passam por um controle de qualidade. Dê preferência para produtos originais e de boa qualidade.

Bateria

Todos os smartphones foram produzidos para aguentar a sua rotina. No entanto, mesmo com os cuidados acima, ao notar o superaquecimento pode indicar que algo está errado.

Dicas para evitar superaquecimento de celulares

Como alternativa, uma troca de bateria pode ajudar. No entanto, o recomendado é procurar uma assistência técnica especializada ou a fabricante para solução do problema.

Com as dicas fica mais fácil lidar com o superaquecimento de celulares. E vocês leitores conhece outro método? Tem alguma dica? Deixe sua opinião nos comentários.

Você pode dentro das novidade através do Blog da Trocafone!