Quando você está com um smartphone novo sempre você tem o maior cuidado com o aparelho e dúvida sobre a primeira carga da bateria do celular. Diante disso, muitos usuários não sabem se é preciso deixar o aparelho carregando de oito a 12 horas, ou mais.

No entanto, antes de saber o procedimento, é preciso ter conhecimento sobre as baterias presentes no mercado. Veja a seguir uma breve orientação.

Veja também: iPhone 6 em oferta na Trocafone

Tipo de bateria

Atualmente estão disponíveis três tipos de baterias que são as mais utilizadas. São elas:

Níquel e Cádmio (NiCd): Hoje este tipo quase não é usado, pois é prejudicial à saúde e tem o efeito memória que faz com que a tecnologia vicie com facilidade.

Níquel Metal Hidreto (NiMH): está entre as melhores, porém, estão suscetíveis ao efeito memória. Hoje é possível ver aparelhos com este tipo de bateria, como exemplo, notebooks, câmeras digitais e celulares antigos.

Íons de Lítio (Li-ion): as mais comuns e mais usadas, pois ela não tem problemas com o efeito memória e não são tóxicas.

Problema da Bateria viciada

Muitos usuários têm dúvidas sobre a bateria viciada. Na verdade, este problema se deve ao efeito memória. Neste caso é feita a recarga sem que tenha gasto toda a sua carga. Outro problema é retirar o aparelho da carga sem que a mesma tenha terminado.

Neste ponto, o efeito do vício da bateria tem relação com a durabilidade reduzida da carga. Se antigamente o aparelho funciona até cinco dias sem necessidade de carga, hoje é preciso fazer todos os dias, pois pode ter certeza que a mesma está viciada.

No entanto, hoje as baterias de íon de lítio carregam mais rápido, além de durar mais e ter uma maior densidade de carga. Ou seja, ela tem um tempo maior de vida útil da bateria mesmo em uma estrutura menor.

Para entender, um ciclo de carga se completa quando 100% da capacidade da bateria são descarregadas, ou seja, a capacidade diminui um pouco a cada ciclo completo de carga.

Entretanto, estas baterias são projetadas para manter pelo menos 80% da capacidade original e ter mais ciclos de carga (de acordo com o produto).

O tempo da primeira carga do celular depende das recomendações da fabricante.

Primeira carga do celular

A primeira carga do celular é um assunto bem comum quando se trata da bateria do celular. Não existe uma regra que oriente que o tempo da primeira carga da bateria deve ser feito em “x” horas.

Além disso, o período no qual o aparelho precisa ficar ligado à tomada pode variar entre os fabricantes. O ideal é consultar o manual para ver sobre estas informações.

Deste modo, a carga de oito, 12 ou 24 horas pode ser um mito até que o fabricante ou atendimento ao usuário informe. Na dúvida, procure pela fabricante dos seus dispositivos.

E aí conseguimos ajudar a esclarecer sobre a primeira carga do celular? Tem alguma dúvida? Deixe sua opinião nos comentários.

Você pode dentro das novidade através do Blog da Trocafone!