Não é de hoje que a tecnologia exerce influência direta na vida de cada um. Com a automatização de tarefas cada vez mais presente na rotina, o impacto dos recursos tecnológicos fica ainda mais evidente no nosso cotidiano.  

A pandemia do coronavírus acelerou ainda mais esse processo de introdução da tecnologia, a começar pela educação e pelo trabalho que tiveram que ser adaptados para os meios online. 

Com mais tempo em casa, os indivíduos passaram a investir mais no conforto, e a automação de tarefas ganhou espaço. Os robôs, que já estavam sendo muito utilizados para fins de entretenimento, passaram a dividir funções do dia a dia, como fazer faxina e acionar controles de maneira remota. E quais são as implicações disso tudo?

A seguir, vamos mostrar como a automação de tarefas tem transformado, de um jeito  definitivo, a relação entre os seres humanos e os serviços domésticos. 

Os efeitos da automação de tarefas

A automação de tarefas vai além do uso de eletrodomésticos, como robô aspirador, máquina de lavar e lavadora de louças. As casas inteligentes, os aparelhos que respondem a comandos de voz e os serviços feitos à distância já fazem parte da nossa realidade. 

I

Jovem usando smartphone na cozinha. Ela controla seus utensílios de cozinha com IOT. Gráficos mostrando visualização de digitalização de dispositivos eletrônicos domésticos conectados.

Em um futuro próximo, especialistas acreditam que será possível incluir nessa lista ações ligadas ao cuidado de crianças e adultos. Ainda não sabemos se um robô vai conseguir auxiliar fisicamente um ser humano ou um bichinho de estimação, mas é certo que a tecnologia dentro de casa veio para ficar. 

De acordo com uma pesquisa da revista científica PLoS ONE, a expectativa é de que, em dez anos, as pessoas gastem 39% a menos de tempo com serviços domésticos, que passarão a ser realizados por aparelhos de automação de tarefas. 

Esse impacto é ainda maior para as mulheres. Segundo dados do IBGE, divulgados no estudo “Estatísticas de gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil”, as brasileiras dedicam quase o dobro de tempo do que os homens nos afazeres domésticos. Alguns dispositivos, como os que vamos apresentar agora, podem reduzir essa sobrecarga. 

Aparelhos eletrônicos que podem te ajudar no dia a dia

A rotina está cada vez mais agitada, e o tempo parece ficar ainda mais curto com toda a correria. Mas nem só de estresse vive a modernidade. Muito pelo contrário! Todos os anos, são criadas inúmeras tecnologias que podem facilitar sua vida, e vamos mostrar algumas delas agora. 

Assistente virtual inteligente

Você já deve ter ouvido falar na Siri, na Alexa ou no Google Assistente. Esses dispositivos são assistentes virtuais inteligentes, que usam Inteligência Artificial e tecnologias de machine  learning para simular conversas e para realizar comandos por voz. Com um desses aparelhos digitais, o usuário consegue fazer uma série de ações enquanto termina outra atividade. 

Mãos de uma mulher operando um alto-falante inteligente

Através de um simples toque ou do acionamento por voz, é possível realizar pesquisas na internet, iniciar chamadas de voz ou ligação por vídeo, programar alarmes, temporizadores e cronômetros e controlar dispositivos inteligentes, como luzes, cooktops e smart TVs. 

Robô aspirador

As tarefas repetitivas, com varrer e aspirar o chão, ocupam boa parte do tempo de faxina. Para diminuir esse volume de trabalho manual, você pode programar um robô aspirador. 

aspirador de pó de robô branco limpa o chão de detritos, limpeza doméstica com um aspirador de pó elétrico, tecnologia de limpeza de robô elétrico de aspirador de pó, vista superior de um aspirador de pó de robô

Os sensores inteligentes do robô são capazes de perceber o ambiente e fazer a limpeza por conta própria. Os comandos podem ser feitos mediante conectividade com Wi-Fi ou por comando de voz, dependendo da tecnologia utilizada no modelo que você escolher.  

Robô limpa vidros

Tão cansativo quanto varrer a casa todos os dias é limpar as janelas. Por meio de aplicativo ou de controle remoto, os robôs de limpeza de vidro são capazes de remover poeira, sujeiras e até manchas – e o melhor de tudo: sem emitir ruídos! 

O limpador de janelas do robô trabalha na janela suja. Limpando a casa com dispositivos inteligentes. Robôs aspiradores automáticos para limpeza de vidros, um assistente para a casa.

A utilização do robô é uma excelente maneira de experimentar a automação de tarefas, especialmente quando o assunto é segurança. Além de ser uma atividade que demanda esforço, a manutenção de janelas é, muitas vezes, perigosa. Com sistema anti-queda, o dispositivo permanece no lugar, mesmo que a bateria acabe no meio do processo. 

Smart Controle Universal

Quantas vezes você já teve que pedir para todo mundo levantar do sofá para conferir se o controle de TV não ficou caído em algum lugar? Se você tem ar condicionado e aparelho de som em casa, provavelmente você também fez uma série de buscas pelos respectivos controles. 

Com a ajuda da tecnologia, você pode automatizar diversas tarefas em apenas um controle. O Smart Controle Universal, gerenciado pelo celular do próprio usuário, pode ser conectado a diversos eletrônicos de uma só vez. 

Mulher segurando o telefone com aplicativo doméstico inteligente em execução para controle de temperatura de aquecimento, enquanto está relaxado em casa. Close na tela do dispositivo

Como você pôde observar durante este conteúdo sobre automatização de tarefas, muitas atividades domésticas podem ser controladas remotamente pelo telefone e, por isso, é importante que ele esteja funcionando bem. Invista em um smartphone da Trocafone e garanta a conectividade com seus dispositivos inteligentes!

Comprar? Trocar? Vender? Com a Trocafone, você pode!