No século em que vivemos, pensar na relação entre economia e meio ambiente vem se tornando cada vez mais essencial e pauta na vida pessoal e profissional, como as empresas que estão buscando evoluir a forma como lidam com o negócio e a sustentabilidade.

Com isso, a busca pelo equilíbrio econômico e ecológico é importante para preservar o meio ambiente de forma efetiva, gerindo projetos que não interfiram no ecossistema e use os recursos naturais o melhor possível.

Para isso, ações como reciclagem, sustentabilidade e várias outras atuam no pensamento de preservar os recursos naturais. E para você entender melhor qual a relação entre economia e meio ambiente, a Trocafone preparou esse artigo. Boa leitura!

Economia e meio ambiente: qual a relação?

A relação entre economia e meio ambiente envolve o estudo dos sistemas econômicos e ecológicos, ou seja, é feito para entender e preservar a gestão do meio ambiente de forma adequada.

Em outras palavras, relacionar o meio ambiente e a economia, inclusive o meio político, é importante para ajudar as empresas e grandes organizações pensarem em meio sustentáveis de lidar com o desenvolvimento da empresa de maneira consciente, sem afetar a natureza e pensando em ações para tal. 

Dessa forma, o lucro de uma empresa não deve entrar em conflito com as preocupações do meio ambiente, mas sim existir lado a lado para criar uma gestão empresarial que pense em estratégias que mesclem a economia e meio ambiente

Portanto, podemos separar a economia no meio ambiente em duas vias de estudo:

  • Economia ambiental;
  • Economia ecológica. 

Economia Ambiental

A economia ambiental foi a primeira via de estudo da economia do meio ambiente, enfatizando que os recursos naturais não são um problema para o crescimento econômico a longo prazo, mas que a proteção ambiental e o valor econômico do meio ambiente devem andar juntos, avaliando os processos de recuperação e preservação da natureza.

Economia Ecológica

A economia ecológica é uma via de estudo mais recente, mas que vem crescendo cada vez mais rápido, visando integrar vários campos e disciplinas da economia e ecologia para analisar de fato toda a estrutura da relação entre economia e meia ambiente, ou seja, criar caminhos, ferramentas e ações. 

De modo geral, a relação da economia no meio ambiente busca avaliar os problemas ambientes e montar estratégias através de ações que realmente sejam eficientes, considerando os recursos naturais, preservação e necessidades para as empresas e as pessoas.

Importância do meio ambiente para a economia

O meio ambiente tem papel fundamental para economia, afinal, é da natureza que precisamos para sobreviver e manter nossos recursos. 

Por exemplo, a degradação do meio ambiente resulta em perda de produção e qualidade de vida para todos, gerando prejuízo físico, mental, material e financeiro. 

Sendo assim, a importância do meio ambiente para economia é tão essencial, que organizações internacionais estão envolvidas em questões e estratégias para preservação do meio ambiente, como a União Europeia e a Organização das Nações Unidas.

Ações simples, mas importantes para o meio ambiente e economia

  • Não corte nem pode árvores sem autorização da prefeitura;
  • Preserve a vegetação de onde você mora;
  • Separe o lixo em casa para reciclagem, na rua, opte sempre pelas lixeiras adequadas;
  • Nunca jogue o lixo no chão, se não achar lixeira, guarde no bolso, ou na bolsa;
  • Opte pelo consumo consciente, quando possível, compre coisas que já foram usadas, como um celular, por exemplo, além de outros produtos que em sua maioria são de qualidade;
  • Não jogue óleos em sua rede de esgoto, guarde em garrafas e procure a coleta correta.

Aprendeu a relação entre economia e meio ambiente e quer saber tudo sobre sustentabilidade? Fique por dentro do assunto com a Trocafone!

Trocafone: Melhor para o seu bolso e para o planeta