É bem provável que você já tenha ouvido falar em LCD, OLED, AMOLED e IPS quando o assunto é tela para celular. Mas, na verdade, pouca gente sabe o que elas significam. Se este é o seu caso, você está no lugar certo! Aqui no blog da Trocafone nós te explicamos tudo! Confira:

LCD

A sigla significa Liquid Cristal Display ou tela de cristal líquido, em português. Quando se diz que uma tela é feita de LCD, significa que, dentro dela, há um aglomerado de cristais líquidos transparentes, mas que passam por uma reestruturação molecular ao receberem uma carga elétrica que acontece por causa de uma camada conhecida como backlight, a qual fica acesa o tempo todo e, por isso, consome mais bateria. Ao receberem a carga se tornam opacos e impedem que os feixes de luz consigam passar por eles.

OLED

A tecnologia Diodo Emissor de Luz Orgânica (Organic Light-Emitting Diode) evoluiu do LED. Em vez de cristais líquidos, esta tecnologia usa diodos emissores de luz. Além disso, as telas OLED descartam o uso da backlight. Essa característica permite que as telas OLED sejam mais finas e consumam menos bateria.

AMOLED

A sigla desta tecnologia baseada no OLED significa Active-Matrix Organic Light-Emitting Diode ou Matriz Ativa de Diodo Orgânico Emissor de luz. As telas feitas com essa tecnologia são divididas em 4 camadas: orgânica, ânodo, cátodo e uma quarta camada com circuitos. Tais camadas permitem que os pixels das imagens sejam ativados com o triplo de velocidade do que nas telas sem a AMOLED.

Esta tecnologia está presente nas telas dos smartphones mais populares da Samsung.

IPS

In-Plane Switiching ou comutação plana, é uma variante das telas de LCD. Nas telas IPS, os cristais líquidos são agrupados paralelamente, fazendo com que os cristais se agrupem mais na superfície das telas. Isso permite que as cores sejam mais fiéis e um ângulo melhor de visão.

O Apple iPhone 6 é um dos smartphones que possui a tela IPS.

Agora que você já sabe tudo sobre as principais tecnologias das telas de celulares, aproveite para compartilhar com seus contatos.