Você sabe quais são as funcionalidades importantes no iPhone usado? Conhecê-las pode fazer toda a diferença para que você escolha um modelo que ofereça o melhor custo-benefício e evite arrependimentos. 

Neste artigo, vamos te mostrar os principais recursos que você deve considerar na hora de escolher o seu aparelho. Vamos lá!

Principais recursos que você deve avaliar em um iPhone usado

Os recursos que você deve priorizar dependem muito do seu perfil de usuário. Por exemplo, se você gosta de jogar games de alta performance, vai precisar de um iPhone com mais memória e processamento do que alguém que usa o aparelho apenas para tirar fotos e vídeos. Veja a seguir alguns dos recursos mais importantes que você deve considerar.

iOS Atualizado

Um dos fatores mais importantes na hora de comprar um iPhone usado é verificar se ele tem o sistema operacional iOS atualizado. Isso porque ele é responsável por garantir as facilidades de uso do iOS, a segurança dos seus dados e o acesso aos aplicativos mais recentes. 

Quando se trata de um modelo usado, é importante verificar se ele ainda é compatível com essas atualizações. A Apple costuma encerrar o suporte aos aparelhos mais antigos depois de alguns anos, o que significa que eles não receberão mais as novas versões do sistema operacional.

Touch ID ou Face ID

A Apple oferece duas opções de biometria para proteger o seu iPhone: o Touch ID e o Face ID. O Touch ID é um sensor de impressão digital que fica no botão de início do iPhone, presente até no iPhone 8. O Face ID é um sistema de reconhecimento facial que usa a câmera frontal do iPhone, da versão X em diante.

Ambos os sistemas são seguros e práticos, mas têm algumas diferenças. O Touch ID é mais rápido e funciona em qualquer ângulo, mas pode falhar se o seu dedo estiver sujo ou molhado. O Face ID do iPhone é mais sofisticado e funciona mesmo no escuro, mas pode falhar se você estiver usando máscara ou óculos escuros.

Câmeras

As câmeras são um dos recursos mais valorizados pelos usuários de iPhone, pois a Apple investe constantemente na melhoria das câmeras dos seus aparelhos, adicionando novas lentes, sensores, modos e efeitos.

Se você deseja um modelo para tirar excelentes fotos e gravar vídeos em alta definição, pode comparar as especificações técnicas dos modelos ou testar as câmeras na prática, tirando algumas fotos e vídeos em diferentes condições de luz e movimento.

Armazenamento disponível

O armazenamento disponível é outro recurso que você deve avaliar em um iPhone usado, pois ele determina a quantidade de dados que você pode guardar no aparelho. Existem diferentes opções de capacidade de armazenamento, que podem chegar a 1 TB.

Para escolher a capacidade de armazenamento, você só precisa pensar sobre seu perfil de uso, se precisará guardar muitos arquivos, jogos e aplicativos ou se não será necessário.

Conectividade

A conectividade é mais uma das funcionalidades importantes no iPhone usado, pois ela permite que você acesse a internet, faça ligações, envie mensagens e use outros serviços online. 

A Apple oferece diferentes opções de conectividade para os seus iPhones, que variam de 3G a 5G, além de outras opções como Wi-Fi, Bluetooth, NFC e GPS. Lembre-se de verificar todas as opções de conectividade durante o teste de funcionalidades em iPhone usado.

Bateria

A bateria é outro recurso que você deve avaliar em um iPhone usado e, no caso dos iPhones, são usadas as baterias de íon de lítio, que diminuem um pouco de capacidade a cada ciclo completo de recarga.

Para saber se o iPhone usado tem uma boa bateria, você pode acessar o menu Ajustes > Bateria e verificar o nível de carga e o histórico de uso. Você também pode acessar o menu Ajustes > Bateria > Saúde da Bateria e verificar a capacidade máxima e o desempenho máximo do aparelho. 

Se a capacidade máxima estiver abaixo de 80%, significa que a bateria está desgastada e pode precisar de uma troca.

Aplicativos essenciais

Você sabia que o seu iPhone usado pode ter os mesmos aplicativos essenciais que um iPhone novo? Basta vincular o seu dispositivo com um Apple ID e aproveitar os melhores apps para iPhone usado, como o Safari, o Mail, o Calendário, o Lembretes, o Notas, a Siri, entre outros.

Esses aplicativos são integrados ao iOS e oferecem recursos exclusivos da Apple, como a sincronização com o iCloud. Além disso, existem outros aplicativos suportados pelo iOS que você pode acessar pela App Store.

Para saber se o iPhone usado tem os aplicativos essenciais que você precisa, você pode acessar a tela inicial e verificar quais aplicativos estão instalados. 

iCloud e backup

O iCloud e o backup também são funcionalidades importantes no iPhone usado. Veja:

  • iCloud — é o serviço de armazenamento em nuvem da Apple, que oferece 5 GB de espaço gratuito para cada usuário. Você pode usar o iCloud com a sincronização automática para guardar diversos arquivos, histórico, senhas, ajustes e dados de aplicativos;
  • backup — é o processo de fazer uma cópia de segurança dos seus dados no iCloud ou no iTunes para proteger os seus dados em caso de perda, roubo, dano ou troca do seu iPhone. É possível configurar o backup automático do iPhone ou realizar o processo manualmente. 

Para saber se o iPhone usado tem o iCloud e o backup ativados, você pode acessar: Ajustes > [seu nome] > iCloud, e verificar se o aparelho está conectado à sua conta da Apple, se os serviços do iCloud estão ligados, se o backup está ativado e quando foi o último backup realizado.

Saiba onde comprar iPhones usados

Há diversas opções para comprar smartphones usados, como a Trocafone, onde você pode conhecer as vantagens e desvantagens de cada um, realizando uma escolha mais satisfatória. Por isso, agora que você já sabe quais são as funcionalidades mais importantes no seu iPhone usado, pode conferir agora como comprar um iPhone usado em lojas físicas ou online!

Comprar? Trocar? Vender? Com a Trocafone, você pode!