Examinar a condição física de um iPhone usado é crucial antes da compra. Muitas vezes, detalhes essenciais são negligenciados, podendo resultar em futuros problemas.

Não subestime a importância de fazer essa verificação. Veja aqui aspectos frequentemente esquecidos, essenciais para garantir uma aquisição satisfatória. Saiba exatamente o que considerar antes de finalizar sua compra!

O que avaliar em um iPhone usado

Imagine que, após uma pesquisa, você finalmente encontra o modelo de iPhone seminovo que tanto queria. Com um valor excelente e vendedor confiável, você se pergunta: como fazer uma boa inspeção visual de danos externos? 

Para te ajudar, separamos as principais características da condição física logo abaixo.

Tela 

A tela é uma das partes mais importantes do iPhone, pois é por ela que você interage com o seu dispositivo. Por isso, você deve verificar se ela está livre de danos que possam comprometer a sua usabilidade. 

Para checar o estado da tela, comece removendo a capa e outros acessórios como a película e procure por arranhões e rachaduras na tela. Eles podem dificultar a visualização do conteúdo e até mesmo causar cortes nos seus dedos. 

Teste também a sensibilidade tátil da tela, tocando em vários pontos e verificando se o iPhone responde corretamente. Se a tela estiver com problemas, você pode ter dificuldades para digitar, navegar ou usar aplicativos.

Ajuste o brilho da tela, indo em: Ajustes > Tela e Brilho, movendo o controle deslizante. Veja se a tela fica mais clara ou mais escura conforme você altera o brilho. Se a tela estiver com defeito, ela pode ficar muito escura, muito clara ou com manchas.

Se tudo estiver correto, lembre-se de comprar a melhor película para iPhone que você puder, para evitar danos que afetem o funcionamento do seu trabalho.

Estrutura exterior 

Examine as bordas e os cantos do iPhone, procurando por amassados ou arranhões que possam indicar quedas ou batidas anteriores. Eles podem afetar a resistência e a durabilidade do seu aparelho.

Além disso, é muito importante testar todos os botões (volume, bloqueio, entre outros) para garantir que estejam operando corretamente, evitando que depois você passe por problemas, por exemplo, quando o print screen não funciona.

Vale lembrar que, mesmo que alguns modelos de iPhone tenham resistência à água, evite realizar testes submergindo o aparelho intencionalmente, nem o desmonte por conta própria.

Conexões e portas 

As conexões e portas do iPhone são responsáveis por permitir a comunicação do seu dispositivo com outros aparelhos e acessórios, além de fornecer energia e áudio ao seu iPhone. Por isso, você deve verificar se elas estão funcionando perfeitamente.

Teste a entrada de fones de ouvido, conectando um par de fones e ouvindo uma música ou um áudio. Veja se o som está claro e sem ruídos ou interferências. Verifique também o conector Lightning/USB-C e veja se o aparelho começa a carregar, se o cabo encaixa bem na porta e se não há folga ou sujeira. 

Os alto-falantes e os microfones podem ser testados fazendo uma chamada ou gravando um áudio. Veja se você consegue ouvir e ser ouvido com clareza e sem distorções. Se os alto-falantes ou os microfones estiverem com problemas, você pode ter dificuldades para fazer ou receber chamadas ou usar aplicativos de voz.

Também é possível ir até Ajustes > Sons (ou Ajustes > Som e Tato) e arrastar o controle deslizante “Volume de Toque e Alerta” de um lado para o outro. Caso não haja nenhum som, pode ser indício de problemas no alto-falante.

Estado interno 

Verifique também o estado interno do iPhone, inclusive a entrada do SIM para garantir que esteja em boas condições, pois ela é importante para a conectividade da rede. Você também pode realizar testes usando o próprio equipamento para avaliar se houve a substituição de alguma peça.

Para isso, acesse: Ajustes > Geral > Sobre. Em seguida, vá até a seção “Histórico de Peças e Serviço”. Se encontrar a indicação “Peça genuína da Apple”, é porque a substituição foi por uma peça original. Se houver a indicação “Peça desconhecida”, é sinal de que há uma peça não original.

Questione o vendedor sobre a documentação de garantia, para certificar-se de que não terá problemas caso o aparelho apresente defeitos depois. Na Trocafone, por exemplo, todos os modelos são revisados e passam por testes técnicos feitos por especialistas antes de chegar a você. Ainda assim, temos a garantia de 90 dias.

Descubra como verificar todas as funções de um iPhone usado 

Ao seguir este guia, você estará mais bem preparado para avaliar a condição física de um iPhone usado e tomar uma decisão informada antes da compra. Porém, além da avaliação de condição física do seu iPhone usado, é importante que você analise também outros aspectos essenciais do dispositivo, como a saúde da bateria, versão do iOS e demais configurações do modelo. 

Examinar a condição física de um iPhone usado é uma tarefa obrigatória e agora você já sabe como fazer. Porém, você pode intensificar a verificação. Para ajudar, preparamos outro conteúdo sobre o tema: confira agora como realizar o teste de funções em um iPhone usado!

Você pode dentro das novidade através do Blog da Trocafone!