Quer trocar seu smartphone e busca por um da Apple? Aqui, oferecemos dicas valiosas para uma aquisição segura e vantajosa, especialmente sobre como avaliar a saúde da bateria de um iPhone usado.

Antes da compra, é crucial saber se o dispositivo está em ótimo estado. Economize e garanta qualidade com nosso guia.

Verifique as configurações do iPhone

A primeira coisa que você deve fazer antes de comprar um iPhone usado é verificar se ele está funcionando corretamente. Isso porque os dispositivos mais antigos podem não ter suporte para as atualizações e os aplicativos mais recentes, o que pode prejudicar a sua experiência de uso. 

Além disso, você deve verificar se o iPhone não tem nenhum bloqueio de ativação ou do iCloud, que pode impedir que você use o aparelho normalmente.

Para verificar as configurações do iPhone, acesse Ajustes > Geral > Sobre e confira as informações sobre o modelo, o número de série, a versão do sistema operacional, o espaço de armazenamento e a operadora.

Utilize aplicativos de terceiros 

Uma forma prática e eficiente de verificar a saúde de iPhones usados é usar aplicativos de terceiros que fazem testes de hardware e software no aparelho. Esses aplicativos podem te ajudar a identificar possíveis problemas na tela, no alto-falante, no microfone, na câmera, nos botões, na bateria, no Wi-Fi e em outros componentes.

Alguns exemplos de aplicativos que você pode usar são o Phone Diagnostics e o Phone Doctor Plus. Basta baixá-los na App Store, abri-los e seguir as instruções na tela. Eles vão mostrar os resultados dos testes em uma tela simples e intuitiva, indicando se há algum problema ou não.

Examine os ciclos de carga 

A bateria é um dos componentes mais importantes do iPhone e também um dos que mais se desgastam com o tempo. A bateria do iPhone é de íon de lítio e funciona com ciclos de carga, contados conforme você usa toda a carga da bateria, não necessariamente de uma só vez.

Por exemplo, se você usar 50% da bateria em um dia e recarregar até 100%, e no dia seguinte usar mais 50% e recarregar novamente, isso conta como um ciclo de carga. Quanto mais ciclos de carga a bateria tiver, menor será a sua capacidade máxima de armazenar energia. Por isso, é essencial saber como avaliar a saúde da bateria de um iPhone usado, analisar quantos ciclos de carga ela já passou e qual é a sua capacidade máxima atual.

No iPhone 6 e posterior, você pode fazer essa verificação acessando Ajustes > Bateria > Saúde da Bateria. Lá, você verá a porcentagem da capacidade máxima de carregamento e desempenho. Se estiver abaixo de 80%, é recomendável trocá-la. 

Saiba também como preservar a saúde da bateria e fazer com que ela dure por muito mais tempo!

Teste o desempenho do dispositivo 

Outro aspecto importante a se avaliar em um iPhone usado é o seu desempenho, ou seja, a velocidade e a fluidez com que ele executa as tarefas. Um iPhone com baixo desempenho pode apresentar lentidão, travamentos, fechamento de aplicativos, reinicializações inesperadas, superaquecimento e consumo excessivo de bateria.

Para testar, abra e feche aplicativos, navegue na internet, jogue, assista a vídeos, faça chamadas e veja se o iPhone responde bem aos seus comandos. Se você notar alguma lentidão ou travamento, isso pode ser um sinal de que ele enfrenta problemas.

Observe o aquecimento excessivo 

É normal que o iPhone aqueça um pouco durante o uso, especialmente se você estiver usando aplicativos pesados, jogando, assistindo a vídeos, navegando na internet, fazendo chamadas ou carregando a bateria. Isso acontece porque o processador e outros componentes internos geram calor quando estão em atividade.

No entanto, é importante ficar atento e evitar o superaquecimento do iPhone, pois se ele ficar muito quente a ponto de incomodar as mãos ou causar erros no sistema, isso pode ser um sinal de problema na bateria, no processador, na placa lógica ou em algum outro componente interno.

Certifique-se de que a bateria é autêntica 

Além de verificar a saúde da bateria do iPhone usado, você também deve se certificar de que ela é original da Apple. 

As baterias falsas têm: 

  • qualidade inferior; 
  • capacidade menor;
  • vida útil mais curta;
  • maior probabilidade de vazamento e até explosão;
  • problemas de compatibilidade.

A maior parte dos modelos mais recentes contam com a possibilidade de visualizar o histórico de manutenção da bateria, inclusive para ver se ela foi substituída e se foi realizada usando procedimentos e peças originais da Apple. 

Para isso, basta fazer o caminho: Ajustes > Geral > Sobre. Se houver a mensagem “Peça Desconhecida”, significa que a instalação da bateria não foi completa, não é original ou não está funcionando adequadamente.

Verifique a existência de garantia para a bateria 

Por último, mas não menos importante, você deve verificar se o iPhone usado ainda tem garantia para a bateria, caso ela apresente algum defeito ou problema. A garantia da bateria em dispositivos reabilitados é de 90 dias a partir da data da substituição da bateria, desde que ela seja original da Apple.

Se o iPhone usado ainda estiver dentro desse prazo, você pode levar o aparelho a uma loja ou assistência técnica autorizada da Apple e solicitar a troca da bateria gratuitamente. Para isso, é necessário que ela esteja com menos de 80% da capacidade original e não tenha sido danificada por uso indevido, acidente ou serviço não autorizado.

Leia nosso guia completo sobre sinais de desgaste em iPhones usados

Na Trocafone, nós contamos com profissionais técnicos qualificados para avaliar a bateria e outras características dos iPhones usados e garantir que você tenha um produto confiável e de qualidade em mãos. 

As baterias, por exemplo, são substituídas sempre que estão com a saúde abaixo de 80% e você ainda conta com garantia de 90 dias após a compra do seu aparelho.

Agora, você já sabe como avaliar a saúde da bateria de um iPhone usado, mas também é importante saber como analisar as características externas do celular. Por isso, aproveite para conferir também nosso conteúdo sobre como examinar a condição física de um iPhone usado

Você pode dentro das novidade através do Blog da Trocafone!