Os celulares tornaram-se dispositivos portáteis que funcionam para diversas funções. Como prova, os usuários não vivem sem o seu aparelho. Mas para situações desagradáveis, como em caso de roubo ou perca do dispositivo, existe a solução.

Para inutilizar o celular roubado há o recurso de bloqueio do IMEI, da mesma forma que o chip GSM. Ao fazer a ação é possível evitar que o ladrão venda ou troque o seu dispositivo.

O ‘problema’ da tecnologia GSM

A implementação da tecnologia GSM por parte das operadoras trouxe o benefício da portabilidade do número de celular. Entretanto, isso também facilitou a troca de número e o uso de aparelhos roubados, pois basta trocar o chip.

Onde encontrar o IMEI

Apesar do crescimento do número de aparelhos e a facilidade de troca influenciar o roubo, a mesma tecnologia GSM permite bloquear e evitar ações ilícitas. Como alternativa basta falar com a sua operadora para fazer o pedido do bloqueio do chip.

Para inibir a prática, a ANATEL e o Ministério da Justiça permitem fazer o bloqueio do aparelho através do IMEI.

O IMEI – International Mobile Equipment Identity (Identificação Internacional de Equipamento Móvel) garante que cada telefone tenha um código de série único.

Este número pode ser visto na caixa do aparelho, ou então no local próximo a bateria. O usuário também pode verificar digitando o código *#06# no celular.

Digite o código *#06# para descobrir o IMEI do seu celular.

O que acontece quando bloqueia o IMEI

Hoje todo telefone celular tem o seu registro de IMEI. Quando este é bloqueado, dependendo da operadora, algumas funções não funcionam como conexão e ligação.

Passo a passo para o bloqueio do IMEI

Ao bloquear o IMEI você está impedindo que o ladrão utilize o seu telefone. Se possível, mantenha o número salvo em um local seguro por garantia. Se não possui mais a caixa vale escrever o número e guardar. A seguir veja como fazer o bloqueio:

Os modelos com bateria removível também tem o número no compartimento da bateria.

1. Boletim de ocorrência

Se o seu telefone foi furtado ou perdeu, o ideal é ir até uma delegacia e registrar um Boletim de Ocorrência. Não se esqueça de levar seus documentos e os dados do seu telefone.

2. Entre em contato com a operadora

Depois de ter feito o B.O, é necessário falar com a operadora para bloquear o IMEI e chip. Em alguns casos pode ser pedido a cópia do B.O por e-mail para concluir o processo.

Agora que você entendeu como bloquear e o que funciona no celular com IMEI bloqueado, acima fica mais fácil cuidar do seu aparelho. Caso você perca e não consiga recuperar o telefone, outra pessoa não vai poder usar o dispositivo. Gostou das dicas acima? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe a notícia com os amigos.

 

Você pode dentro das novidade através do Blog da Trocafone!