Quantos vídeos, contatos, fotos, mensagens, documentos e dados sigilosos você armazena todos os dias no seu smartphone? Apesar de serem informações importantes, corremos o risco de perder esses arquivos, seja por acidente ou por falhas de software – e agir de forma rápida pode ajudar no processo de recuperação de dados. 

Neste conteúdo, vamos mostrar quais são as principais causas do problema e apresentar algumas maneiras de tentar recuperar arquivos perdidos do seu celular. Confira. 

Causas comuns de perda de arquivos

Homem usando smartphone. Lata de lixo e arquivos. Deletar arquivos.

Antes de abordarmos os métodos de recuperação de dados, é importante entender as causas mais comuns de perda de informação em dispositivos móveis. Dentre elas, podemos citar:

  • Exclusão acidental de arquivos;
  • Formatação incorreta do dispositivo;
  • Atualizações de software mal-sucedidas;
  • Falhas de hardware;
  • Ataques de vírus e malware;
  • Problemas de conectividade;
  • Danos físicos no dispositivo.

Em todos os casos, é indicado que o usuário pare de usar o aparelho assim que perceber a falha. Isso evita que novos dados sejam gravados no espaço em que os arquivos estavam armazenados e aumenta as chances de recuperar os registros. 

Como fazer a recuperação de dados

Protocolo de transferência de arquivos ou sistema digital FTP para transferência de documentos. Receptor de arquivos e cópia de backup do computador. Conceito de sistema de computação em nuvem.

Existem várias maneiras de recuperar arquivos apagados do seu celular, mas antes de colocar em prática as dicas que daremos a seguir, verifique a lixeira do seu dispositivo

Alguns smartphones possuem uma lixeira que armazena temporariamente os documentos excluídos. Nos modelos que têm essa funcionalidade, os arquivos podem ser restaurados até 30 dias após a data de sua exclusão. 

Se o seu aparelho não tem a lixeira ou se ela estiver vazia, realize os seguintes testes: 

Faça a restauração de backup

Se você fez um backup recente dos seus dados, a restauração desse backup pode ser a forma mais simples e eficaz de buscar a recuperação de dados. 

Para isso, verifique seus serviços de armazenamento em nuvem ou acesse o backup local em um computador ou dispositivo de armazenamento externo.

Caso o backup esteja em nuvem, realize o passo a passo:

  1. Conecte-se à sua conta;
  2. Acesse as configurações de backup. Os comandos podem mudar de acordo com o aparelho, mas, de forma, geral, o sistema fica localizado em “Configurações” “Configurações” > “Sistema” > “Backup” (para Androids) ou “Configurações” > “iCloud” (para iOS); 
  3. Escolha o backup que deseja restaurar e inicie a restauração;
  4. Aguarde a finalização do processo: a restauração pode durar alguns minutos, dependendo do tamanho do backup e da velocidade da conexão com a internet. Não use o celular enquanto a operação estiver em andamento; 
  5. Siga as instruções adicionais que aparecerão na tela para concluir o procedimento. 

Para verificar as configurações específicas do dispositivo, consulte o manual do usuário ou a documentação do fabricante para obter as instruções.

Utilize um software de recuperação de dados

Caso a restauração do backup não funcione, tente fazer a recuperação de dados através de programas projetados para escanear o dispositivo em busca das informações perdidas. 

Esses softwares, como o iMobie PhoneRescue e o EaseUS MobiSaver, oferecem opções de restauração capazes de resolver problemas simples de perda de arquivos. 

Os processos de recuperação de dados podem variar de acordo com o software, mas, de forma geral, é necessário seguir as instruções::

  1. Faça download do programa no seu computador;
  2. Conecte seu smartphone à máquina; 
  3. Faça a verificação completa de arquivos do dispositivo;
  4. Visualize os dados verificados;
  5. Selecione tudo o que você quiser recuperar; 
  6. Salve os arquivos excluídos no seu computador ou no próprio celular. 

Pronto! Você terá de volta todas as informações que você havia perdido. Mesmo com o problema resolvido, é interessante pesquisar o que causou a falha, para que ela não se repita. 

Acione uma assistência técnica especializada

A recuperação de dados pode ser um processo complicado – e, muitas vezes, estressante. Quem não se sentir confortável em tentar restaurar por conta próxima, o ideal é procurar uma assistência técnica. 

Os profissionais possuem conhecimentos avançados e ferramentas especializadas para lidar com casos complicados de perda de dados. É importante escolher uma empresa confiável com boas avaliações e experiência comprovada nesse ramo.

Dicas para evitar o problema

Além de aprender a fazer a recuperação de dados, é fundamental adotar proteções preventivas para evitar perdas futuras. Confira algumas dicas de ouro:

  • Faça backups regulares dos seus arquivos. Isso pode ser feito usando serviços de armazenamento em nuvem, como Google Drive, iCloud ou Dropbox, ou através de softwares de backup dedicados; 
  • Mantenha o sistema operacional do aparelho sempre atualizado;
  • Não clique em links suspeitos ou em mensagens enviadas por pessoas desconhecidas;
  • Utilize senhas fortes para desbloquear a tela e os aplicativos do seu smartphone, evitando a entrada de hackers no seu dispositivo; 

Com medidas adequadas de recuperação de dados e a implementação de práticas preventivas, você pode minimizar os danos e evitar dores de cabeça. Acompanhe o blog da Trocafone e acesse nossas dicas sobre os cuidados com a tecnologia.

Você pode dentro das novidade através do Blog da Trocafone!