Os emojis se tornaram uma linguagem rica e mundialmente popular. Através desses ícones, expressamos nossa personalidade e adicionamos emoções às mensagens, e você já se perguntou qual é o significado dos emojis? 

A forma como os usuários compreendem esses sinais pode variar de acordo com o país, com a faixa etária ou até mesmo com o tipo de pessoa que está do outro lado da tela.

São milhares de emojis diferentes, mas separamos alguns dos mais utilizados para que você possa conhecer com mais detalhes. Confira neste conteúdo. 

O que são os emojis?

Pessoas diversas segurando placas de emojis na altura do rosto.

Na era digital, a comunicação tem se tornado cada vez mais rápida e visual. Nesse contexto, surgiram os emoticons, que, mais tarde, deram espaço para os emojis. 

Embora tenham um propósito semelhante de transmitir emoções às interações online, há diferenças entre os emoticons e os emojis. 

Os emoticons são representações de expressões faciais e gestos feitas por uma combinação de caracteres e de pontuações, criando imagens visuais que sugerem emoção Por exemplo:

  •  :-( representa um rosto triste;
  •  :-) representa um rosto sorridente;
  •  ;-) representa um rosto piscando.

Por outro lado, os emojis são imagens gráficas ou ícones que representam emoções, objetos, atividades e conceitos de maneira mais visual e detalhada, podendo ser reconhecidos independentemente do dispositivo ou da plataforma em que são exibidos. 

Observe como seriam as mesmas representações que mostramos nos emoticons, mas através dos emojis:

  •  ☹️ representa um rosto triste;
  •  😀 representa um rosto sorridente;
  •  😉 representa um rosto piscando.

Outra distinção entre eles é que, ao contrário dos emoticons, os emojis são inseridos no teclado dos dispositivos ou selecionados em bibliotecas de emojis, disponíveis em aplicativos e plataformas digitais.

Qual o significado dos emojis? 

Mudança de mão com rosto de ícones de emoticons de sorriso no cubo de madeira, mão virando infeliz virando símbolo feliz

Segundo uma pesquisa do Unicode Consortium, 92% dos usuários online usam emojis. Ainda de acordo com a pesquisa, já existem mais de 3 mil emojis no mundo, e o mais utilizado atualmente é o da carinha sorridente com lágrimas (😂). 

Cada um desses símbolos tem sua própria história e seu significado, revelando a maneira como a tecnologia e a sociedade evoluem. Saiba mais sobre os principais: 

Smile 😃

O smile, ou a “carinha feliz”, é um dos emojis mais antigos de que se tem notícia. O rosto sorridente criado pelo designer gráfico Harvey Ball em 1963 como parte de uma campanha para levar positividade a funcionários de uma empresa, e até hoje ele tem cumprido esse papel.  

Carinha sorridente bochechas rosadas 😊

O símbolo, representado por um rosto sorridente com olhos fechados e bochechas coradas, é frequentemente utilizado para transmitir sentimentos de alegria, contentamento ou excitação. As bochechas rosadas adicionam um toque de fofura e ênfase à expressão de felicidade.

Esse emoji também pode ser interpretado como uma representação de um sorriso radiante e sincero, com um toque de entusiasmo ou satisfação. Em tom afetuoso e amigável, ele transparece simpatia.

Carinha com olhos revirados 🙄

Usada para expressar tédio, desdém ou “ranço” por alguém ou algo, a carinha com olhos revirados pode demonstrar sarcasmo ou até mesmo irritação

Quando alguém faz uma afirmação óbvia, por exemplo, o emoji pode representar desinteresse. Por outro lado, ao receber uma mensagem longa ou repetitiva, alguns usuários usam a carinha com olhos revirados para mostrar que estão entediados. 

Carinha sorridente com lágrimas 😂

O emoji “chorando de rir” surgiu no início dos anos 2000, quando o designer japonês Shigetaka Kurita desenvolveu uma série de emojis para serem usados em dispositivos móveis.  

Esse símbolo, considerado o mais popular do mundo, é utilizado para representar uma risada forte, em reação a algo muito engraçado. 

Uma variação desse emoji é o rosto inclinado para o lado 🤣, que pode ser entendido como algo ainda mais intenso, uma risada mais histérica. O emoji substitui a sigla  em inglês ROFL (Rolling On the Floor Laughing), que pode ser traduzida para o português como “rolando de rir”. 

Carinha sorridente com gotinha na testa 😅

Apesar de ter um sorriso e um ícone parecido com uma lágrima, o rosto sorridente com gotinha na testa tem um significado diferente do que acabamos de mostrar. 

Enquanto o emoji das lágrimas de alegria é usado para representar uma risada genuína, o emoji com suor na testa expressa um alívio momentâneo após uma situação engraçada ou constrangedora.  

Coração ❤️

O desenho de um coração nos remete a afeto, e em relação aos emojis essa também é a associação feita entre os usuários. Entretanto, existem algumas sutilezas envolvendo os ícones de coração. 

O coração vermelho, por exemplo, simboliza o amor. Depois das atualizações dos últimos anos, quando enviado separadamente, ele se transforma em um elemento grande e pulsante, reforçando ainda mais essa ideia amorosa. Por outro lado, os corações coloridos expressam carinho e amizade

Joinha 👍

Você já deve ter visto algum meme ou brincadeira envolvendo o “joinha” e os teclados da maioria dos pais brasileiros – que parecem ter o símbolo como resposta padrão para qualquer mensagem. 

O emoji de polegar para cima é um símbolo para aprovação ou concordância, mas esse significado não é universal. Alguns usam a imagem para demonstrar que algo foi interessante, mas outros interpretam o sinal como passivo-agressivo ou sarcástico, significado, nesses casos, algo como “tanto faz”. 

Mãos unidas 🙏

Esse é um dos emojis mais polêmicos. Enquanto algumas culturas interpretam as duas mãos unidas como um gesto de agradecimento, outras sugerem que o símbolo é relacionado à oração, à torcida por algo. 

Há, ainda, quem defenda que seu uso se refere ao “high five” – o nosso querido “toca aqui”. Nesse gesto, duas pessoas levantam uma de suas mãos e, simultaneamente, batem as palmas das mãos. 

Carinha segurando as lágrimas Emoji de cara amarela com olhos grandes e cheios de lágrima

Os olhos cheios de lágrimas podem significar que a pessoa que mandou o emoji está orgulhosa, grata ou admirada. Quando a emoção é muito grande, alguns usuários também usam a carinha chorando alto (😭). 

É importante ressaltar que a interpretação e o significado dos emojis podem variar dependendo das circunstâncias, da intenção do usuário e até mesmo da rede social utilizada, como Instagram ou Whatsapp

Portanto, para saber qual o significado dos emojis e interpretar a mensagem, é sempre interessante considerar o contexto da conversa e o relacionamento com a pessoa com quem você está conversando. 

Conta para a gente, você sabia de alguma dessas informações que mostramos ao longo desse texto sobre qual o significado dos emojis? Acompanhe o blog da Trocafone e confira diversas curiosidades sobre tecnologia.

Você pode dentro das novidade através do Blog da Trocafone!